x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Hybrid View

Sonda lambda + multimetro = hallmeter?

All, estive viajando um pouco na maionese ao observar alguns hallmeters e me veio a ideia de comprar uma sonda lambda, enfiar no tubo do escapamento e ligá-la ao meu multimetro, para analisar mistura de combustível em casa. Alguém já pensou em uma maluqice dessas? É possível fazer essa gambiarra tecnológica? Funcionaria?

Abraços a todos.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Usuário Avatar de Juliano Nitsch
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Agradecimentos: 2
    Fala Cacá

Funciona sim !!
    Dependendo da sonda que colocar, um dos fios é o sinal (normalmente o preto), este vc coloca com a ponta de prova positiva do multímetro e a outro ponta de prova em algum bom aterramento.

Existem sondas de 1, 2, 3 e 4 fios, pra mim a melhor é de 4 fios. Mais vai do gosto $$$

Até mais

Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 16
    Cacá, tem muito preparador de carros que faz assim. Preferem olhar no multímetro do que no Hallmeter.

Opa, legal, valeu Juliano e Supercharger. Vou pegar uma de um fio só, acho que para o que eu preciso, vai servir .

Obrigado pelas informações!

abs,

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Cacá,

procure uma sonda de 4 fios, pois as outras precisam de aquecimento (com os próprios gases do escapamento)...por isso, elas demoram mais para entrarem no regime de utilização...

as sondas lambdas de banda estreita (mais comuns) são desenvolvidas principalmente para controle de emissões, por isso a precisão dela na faixa intermediária não é boa...não é que não sirva...mas tem pouca precisão....

por outro lado, existem as sondas de banda larga, com precisão em toda escala. são essas que os preparadores geralmente usam .....nela é mais fácil fazer um ajuste fino. essas sondas infelizmente não permitem o uso com um multímetro...só comprando um condicionador para ela (tem um a venda na www.odg.com.br)

vc pode acertar o carro para máxima potência (lambda ~0,85) ou máxima economia (lambda ~1,1)...

vou ver se acho um material aqui sobre o assunto, está em algum lugar do pc.

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    Cacá,

procure uma sonda de 4 fios, pois as outras precisam de aquecimento (com os próprios gases do escapamento)...por isso, elas demoram mais para entrarem no regime de utilização...

as sondas lambdas de banda estreita (mais comuns) são desenvolvidas principalmente para controle de emissões, por isso a precisão dela na faixa intermediária não é boa...não é que não sirva...mas tem pouca precisão....

por outro lado, existem as sondas de banda larga, com precisão em toda escala. são essas que os preparadores geralmente usam .....nela é mais fácil fazer um ajuste fino. essas sondas infelizmente não permitem o uso com um multímetro...só comprando um condicionador para ela (tem um a venda na www.odg.com.br)

vc pode acertar o carro para máxima potência (lambda ~0,85) ou máxima economia (lambda ~1,1)...

vou ver se acho um material aqui sobre o assunto, está em algum lugar do pc.

abs
    Oi Leo, beleza, obrigado pelas orientações. Talvez eu consiga uma sonda da GM gratis , acho que é de um fio só. Tbem encomendei no FV uma da Volks, nao sei de quantis fios é... Aquele link que vc postou leva a um estudio de design grafico, é isso mesmo?

Abração,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem