x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
    Usuário Avatar de fpc3
    Entrada
    19/11/2007
    Local
    belo horizonte/MG
    Agradecimento: 1

bacana, mas nao vai pra frente não.
    jipeiro brasileiro é foda, é igual layde keithe, "ta pagando".
    Aqui em minas gerais então é guerra, de um lados jipeiros e treieiros, de outro os condominios e seus condôminos e de outro as mineradoras.É jipeiro cortando cerca com o jipe cheio de latinhas, condôminos chamando a policia mesmo que não exista legislação para condominios verticais e as mineradoras colocando bomba e destruindo áreas inteiras pra nao ficar nem pra jipeiro nem pra condomínio.

Ao meu ver muita gente ja compra jipe como uma forma de ficar mais forte do que o restante, seja no transito ou na aparencia.No mínimo se sentir mais forte pra subir o barranco ou a trilha.Essa relação ja nasce viciosa e prepotente, muito dificil por ética nisso ae.Mas está de paranbéns a iniciativa e o trabalho.Tem que arriscar, é isso ae.
    4X4 Brasil

tinha que ter mais divulgação... se importa se eu publicar no meu blog e no fotolog?

Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Agradecimentos: 4

Ética X Bom Senso

"Bom senso" e "ética" são, por vezes, confundidos, como se fossem sinônimos. Infelizmente, não são.
    O "bom senso" é pessoal, individual de cada um, enquanto a ética é universal, compartilhada e acordada por um grupo de pessoas que tem atividades e gostos semelhantes.
    Ninguém gosta de ter o seu "bom senso" criticado, pois a maioria de nós acredita que ele (o "bom senso") é suficiente para garantir uma conduta irrepreensível e adequada a qualquer situação. Poucos tem a humildade de assumir que erram. E por vezes erram porque o seu "bom senso" estava errado.
    Assim sendo, por onde pode passar/transitar um veículo off-road (seja ele qual for)? O "bom senso" pode responder: por qualquer lugar que não gere riscos a outras pessoas nem deprede irreversivelmente a natureza. Uma resposta boa, sem dúvida. Mas muito pouco específica.
    Um possível lugar que seria adequado a resposta dada pelo "bom senso": uma praia deserta.
    Mas o que é "uma praia deserta"? O fato de não se ver ninguém numa praia em um determinado momento a torna deserta?
    Já cheguei a andar (a pé) por mais de cinco quilômetros numa praia, sem encontrar mais ninguém. Esta seria uma praia deserta? Não. Porque eu estava lá. E se alguém trafegasse num veículo qualquer naquela praia, naquele instante, achado que ela era deserta, poderia ter me encontrado.
    Então, ninguém deve dirigir um veículo em praia alguma, pois sempre se corre o risco de encontrar com alguém, uma vez que a maioria das praias tem acesso liberado ao público? Não é bem assim. Quem dirige deve ter a consciência de que pode cruzar com um pedestre. Mesmo que seja numa praia deserta.
    Na minha opinião, um proprietário ético de um veículo 4x4, deve saber que, seja numa trilha, numa praia deserta ou em qualquer lugar, ele pode se deparar com outras pessoas. Em veículos ou a pé. Desta forma, uma pessoa ética deverá zelar pela própria segurança e pela segurança dos demais, lembrando sempre que há mais de 6 bilhões de pessoas no mundo, o que torna pouquissímos lugares absolutamente desertos.
    Ser ético no off-road é cuidar de si e dos demais (pessoas e natureza). Infelizmente, muita gente fechas os olhos para o que tem em seu entorno, vendo somente a si mesmo. Uma postura ética na direção é ser defensivo, atendo ao seu entorno e preocupado com a segurança em geral.
    Mais do que dizer qual lugar se pode ou não trafegar com um veículo off-road, ser ético é saber como conduzir um 4x4 em qualquer situação e em qualquer condição. É saber que um jipe é uma máquina. E dentro desta máquina está um ser humano, igualzinho àqueles que estão do lado de fora. Nem melhor, nem pior. Mas que pode agir de forma ética e responsável ou não.
    []s.

Maurício (Tche).

sábias palavras, maurício...

Sábias e equilibradas.

UAU!!!!!

Graaaaande Maurício, mais uma vez, disse tudo!!!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Parabéns !

Muito legal o texto e nos faz refletir as atitudes de conduta que devemos ter sempre "refrescados" em nossa cabeça, parabéns!

O texto na verdade mostra vários tópicos de conduta que com certeza não são somente para off-roaders, mas sim princípios que deveriam vir de casa desde a infância, seja numa trilha, na praia (como se destroem as praias ) e mesmo na cidade, mas que infelizmente não acontece ainda com muita gente que tem essa EDUCAÇÂO AMBIENTAL.

Quantas vezes já vi vídeos ou mesmo in loco de pessoas na trilha arrancando árvores jovens com seus guinchos, ou mesmo utilizando cabos de aço diretamente nas árvores. Sem contar quando resolvem lavar a viatura, muitas vezes cheio de óleo, no riachinho de águas claras no meio da trilha ou mesmo fazendo churrasco no meio de trilhas e deixando um verdadeiro depósito de lixo quando saem !

Não estou sendo hipócrita, pois sei bem que dirijo um Jeep que ambientalmente polui bastante, mas pelo menos tento compensar não tendo atitudes que estraguem e sujem nossas trilhas, praias, etc.
    Depois não adianta chorar as mazelas, como disse nosso amigo Giovani, quando tivermos que andar com nossos 4x4 somente no asfalto.

Somente uma opinião, ótimo texto Mauricio.

[]s

Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Educação em qquer esfera isso sempre ira nortear a vida do bom cidadão, e este sempre tera a conduta correta em qquer ocasião , seja ela no off road e tbem na vida pessoal!
    Abraços
    Tracker 2008 - Pulguenta

Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Agradecimentos: 4
    Ser ético é pesar de forma global, levando em consideração as necessidades, direitos, deveres e interesses dos demais além dos próprios. Não é "pensar antes nos outros", mas "pensar também nos outros".
    Viver em sociedade não é nada fácil, pois há centenas (se não milhões) de pessoas com seus próprios desejos e interesses. Ser ético facilita esta convivência, o que é bom para todos. É uma postura, antes de mais nada, pragmática.
    []s.

Maurício (Tche).
    4X4 Brasil Razão: Erro ortográfico

Usuário Avatar de fpc3
    Entrada
    19/11/2007
    Local
    belo horizonte/MG
    o que é e o que eu gostaria que fosse, eis a questão...

Usuário Avatar de Mkaye
    Entrada
    06/03/2009
    Local
    São José dos Campos/SP
    Agradecimentos: 2

show

Muito Legal o texto, parabens.

So achei desnecessario a parte dos adesivos.

Sinceramente nao concordo com essa parte e nao me sinto excluido do movimento off road pelo fato de eu mesmo ter o carro cheio de adesivos.

De qualquer forma respeito a opiniao, apesar de nao acreditar que seja a forma de pensar de todos.
    Acho que para fazer parte de um documento serio como este, o conteudo precisa ser unanime.

Abs !!!
    Mkexpeditions - RAM 2500
    http://www.youtube.com/@mkexpeditions

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem