x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Agradecimentos: 3

Suspensões para CJ e Bandeirantes

PessoALL,

Recebi um e-mail do pessoal da Extreme 4x4, que inventou uma suspensão bem interessante para CJ e para Bandeirantes.

A Suspensão é baseada em Molas helicoidal, e dois braços ( dianteiros e traseiros ) pelo que pude entener.

Liguei para o sujeito e ele me disse que um Kit destes completo ( Braço, Mola amortecedor, etc ) Custaria 2500.00 latinhas.

Alguem conhece? Pelo menos eu achei bem interessante...

Fotos em anexo

[]'s

Gustavo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscf0190_967.jpg   -dscf0188_167.jpg   -dscf0061_155.jpg   -dscf0003_345.jpg  

Gustavo,

Você vai perceber logo que sou chato para caramba com essas coisas, mas pelo pouco que pude ver naquelas fotos, não me impressionou nem um pouco essas suspensões.

Para começar, quem é que o cara está tentando enganar por botar o jipe subindo em duas pranchas?? Para provar que o jipe pode ficar apoiado no para choque?? Se é para mostrar o curso de suspensão, o meu Samurai fazia mais que isso só retirando a barra estabilzadora........

Além do mais, me parece que está tudo parafusado nuns trecos nas logarinas. O vão livre sooooooofffffffre!!!!!!!!

Abraços ficando longe desse conceito,

Bill

Entrada
    03/03/2003
    Citação Postado originalmente por billj
    Gustavo,

Você vai perceber logo que sou chato para caramba com essas coisas, mas pelo pouco que pude ver naquelas fotos, não me impressionou nem um pouco essas suspensões.

Para começar, quem é que o cara está tentando enganar por botar o jipe subindo em duas pranchas?? Para provar que o jipe pode ficar apoiado no para choque?? Se é para mostrar o curso de suspensão, o meu Samurai fazia mais que isso só retirando a barra estabilzadora........

Além do mais, me parece que está tudo parafusado nuns trecos nas logarinas. O vão livre sooooooofffffffre!!!!!!!!

Abraços ficando longe desse conceito,

Bill
    Bill,

Chato não, técnico sim !!!

Já que voce conhece bastante de suspensão, vou abusar de voce...

Qual são os conceitos mais bem acerados para se montar numa suspensao de Jipe? Spoa? Kit Fes? O que?

Outra coisa, o que voce me diz da suspensão proposta nast fotos do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19 ??

[]'s ainda por suspender

Gustavo

Citação Postado originalmente por lassis
    Bill,

Chato não, técnico sim !!!

Já que voce conhece bastante de suspensão, vou abusar de voce...

Qual são os conceitos mais bem acerados para se montar numa suspensao de Jipe? Spoa? Kit Fes? O que?

Outra coisa, o que voce me diz da suspensão proposta nast fotos do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19 ??

[]'s ainda por suspender

Gustavo
    Bom, em vista de nossos recursos limitados (falta de kits, gente qualificada, outras viaturas para tirar idéias, etc.), tenho uma opinião do que não abro.

NÃO SE DEVE ALTERAR O CONCEITO BÁSICO DA SUSPENSÃO!! Ou seja, se o jipe veio da fábrica com feixe, então deixe ele com feixe. Pode fazer o diabo, SPOA, 1/4 elíptico, revolver, shackle reversal e tudo mais, mas deixe ele com as lâminas.

E mais, se o seu jipe tem molas heliciodais, tome MUITO cuidado com qualquer mudança que fizer na geometria. Esse negócio é complicado, com inúmeros fatores interrelacionados. Sem conhecer muito bem do que signifique:

- roll center
    - anti squat
    - instant center
    - bumpsteer

por exemplo, seria uma loucura desmontar um jipe que funciona para fazer experiência.

Quanto as suas perguntas sobre SPOA, etc., a suspensão mais apropriada dependerá em do que o dono quer fazer com o jipe. Se é trilhas médias para pesadas, então sem a sombra de dúvida, a opção é SPOA. Todo o resto são "band-aids". Para rodar em estradas de terra e viajar por aí, então o kit Fess vai bem.

E daquela suspensão que você mencionou, eu gostei. Acho que vai dar certo, mas pode se esperar uma certa perda no curso devido o posicionamento externo das molas. Porém, pode ser que as molas de fibra mais macias e os eixos mais largos compensam essa perda........

Abraços,

Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR

Suspensões Suspeitas...

Caros Luiz e Bill

Concordo com o Bill em relação ao que ele citou das fotos: acho que o curso fica afetado pelo posionamento dos braços além de prejudicar também o ângulo de transposição e o vão livre (vejam a posição dos braços na porção inferior do veículo). Outra coisa: pelo que vi nas fotos e conhecendo o comportamento dinâmico do Bandeirante como conheço, acho que com o peso maior do veículo (algo em torno de 1900 Kg), o arranjo com molas helicoidais compromete a estabilidade do veículo na estrada em velocidades maiores. A não ser que no esquema mostrado seja adotado algum esquema de estabilização além das molas (que não parece existir, pelas imagens...).

Devo ressaltar que sem fazer um "test drive" na viatura com a suspensão proposta fica difícil dizer algo com precisão. As conclusões que cito são puramente teóricas e derivadas da análise das imagens. Pergunte ao sujeito se ele deixa você encarar uma trilha com ela e uma estrada

Concordo novamente com o Bill quando se fala em alterar as suspensões originais: se o fabricante optou no projeto original em usar feixe de molas, deixemos o feixe de molas. Se o fabricante optou por molas helicoidais, deixemos as helicoidais ali.

Precisamos também levar em conta que nem sempre existe uma fórmula perfeita que sirva para tudo. Existem arranjos ou "kits" que deixam as suspensões muito boas para trilhas (principalmente médias ou hards) prejudicando o desempenho em situações de estrada e outros que fazem o inverso... O ideal é compatibilizar o melhor dos 2 mundos, uma vez que não só andamos em trilhas.

Saudações

Entrada
    03/03/2003

O Melhor de dois mundos

Getulio e Bill,

Será que as barra estabilisadoras contra Body Roll que o Sandro falou aqui cairia bem para torna-lo mais estavel na estrada?

Meu obejtivo com este Jipe é pegar trilhas leves, estradas de terra e viajar muuuito! Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

[]'s
    Gustavo

Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Agradecimentos: 0

Re: O Melhor de dois mundos

Getulio e Bill,

Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

[]'s
    Gustavo
    Gustavo, acho que sem o SPOA não dá para colocar os pneuzões 35.

Abraços Du.

Re: O Melhor de dois mundos

Citação Postado originalmente por du
    Getulio e Bill,

Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

[]'s
    Gustavo
    Gustavo, acho que sem o SPOA não dá para colocar os pneuzões 35.

Abraços Du.

Jeep CJ5, pneus 34 x 9,5, SPUA com kit Fess. Os pneus não pegam em nada.........

É o bicho...........
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -feb24_2301.jpg  

Gustavo,

Se o seu objetivo não são trilhas pesadas, procure evitar ao máximo subir a suspensão. Faça-o somente para comportar os pneus que vai estar utilizar em sua viatura.

Quando o Bill fala em "Band-Aids", duvido que esteja falando no sentido pejorativo, mas sim, numa solução intermediária, que por vezes atendem muito bem ao seu propósito. Calços de carroceria, jumelos maiores, recorte de lata, kit Fess... Se usados com critério podem ser até melhores e do que grandes adaptações. No que diz respeito a custo/benefício nem se fala.

Eu fiz SPOA no meu CJ, mas não estava buscando economia nem simplicidade: Queria uma suspensão robusta, confiável, que me desse grande curso e comportasse os pneus de 35"x12,5.

Botar um CJ SPOA não é tão simples quanto parece: Após quase seis meses de SPOA ainda estou gastando grana para deixar o carro do jeito que quero. A tarefa agora é eliminar o bumpster, depois vou tentar diminuir o Body Roll.

(As fotos são do Eugênio na rampa. O pneu dianteiro está a 65cm do solo, sem que as outras 03 rodas saiam do chão.)

[]´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -vista_da_rampa.jpg   -lado_180.jpg   -frente_ampliada.jpg   -frente_189.jpg  

Entrada
    03/03/2003

Conhecimento Técnico

Fábio,

Entedi o que voce quiz diser!

Aproveito o embalo para pedir a voce, caso voce tenha, um texto dando os conceitos básicos sobre estes termos técnicos usados em suspensão. O Bill ( que alais tb poderia ajudar ), ja mandou um texto muito bom falando sobre Body Roll... Por exemplo bumpster, eu não faço a menor idéia do que é isso, e tenho certeza, que parte dos nossos 400 visitantes que passam por este site todos os dias, tb não sabem..

Se tiver manda pra gente poder entender um pouco mais...

[]'s

Gustavo

Gustavo,

O bumpster é causado pela mudança da geometria no sistema de direção.

No meu caso, quando fiz o SPOA, ganhei uma inclinação entre a barra de direção e a barra link (acho que este é o nome para aquela barra que liga uma roda a outra - veja nas fotos). Essas barras deveriam ser originalmente paralelas.

Quando o carro pega uma ondulação, ou seja, o chassis é suspendido em relação aos eixos, essa inclinação aumenta e o carro tende a mudar de percurso!!! Esse é o bumpster!!!

O mais apavorante é que tentar corrigir o curso neste caso pode ser a pior escolha.

Qualquer dúvida pergunte.

[]´s

Citação Postado originalmente por Fábio
    Gustavo,

O bumpster é causado pela mudança da geometria no sistema de direção.

[]´s
    Grande Fábio,

Estou começando a pesquisar/projetar/viajar/fazer as peças pra montar o novo sistema de direção do Horácio.

Para evitar o bumpsteer, vou mandar confeccionar uma peça, que será o novo braço do munhão, para prender a barra que vem da caixa. Esse braço será preso nos parafusos que prendem o rolamento do munhão. Por ser alguns centímetros mais alto (cerca de 10-15cm), vai fazer com que a barra fique bem mais horizontal. Deve ao menos diminuir o seu problema de bumpsteer.

No meu caso, a suspensão é bem mais baixa, então deve ser suficiente pra fazer a barra ficar em seu posicionamento ideal.

Eu não estou reinventando a roda, estou pegando o desenho de sites gringos que mostram o projeto desse tipo de sistema de direção.

Basta procurar no google por "cross-over steering".

Bem, mas acho até que você já sabia disso tudo, né? Anyway, fica aí a dica pros outros. 8)

Já arranjei o lugar para confeccioná-la, falta só escolher o desenho definitivo. O preço vai depender do desenho escolhido, mas não será caro.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4348
      Última resposta: 03/06/2025, 18:56
    2. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26