Leonardo,
Se todos os compradores tivessem a mesma forma de pensar e agir que vc tem, teríamos um mercado muito melhor. Não sei porque no Brasil existe a cultura que "é feio" reclamar ou exigir nossos direitos e quem faz isso é taxado de chato.
Nenhum lojista está fazendo favor nenhum em "ser um cara legal" e atender bem os clientes, está cumprindo a obrigação, mas infelizmente ainda vemos casos aqui mesmo no Fórum onde compradores reclamam de mau atendimento, envio de peças erradas ou defeituosas entre outros problemas e o vendedor prefere se omitir ou ignorar os fatos. Ainda bem que isso é atitude de uma minoria, aqui mesmo temos vários exemplos de lojas e vendedores que estão cientes da necessidade de atender de forma correta e honesta seus clientes e colocam isso na prática.
Quanto aos maus vendedores, cabe a nós nos conscientizarmos que não devemos dar nosso dinheiro prá esse caras, já que eles se importam com o cliente somente na hora da venda e para isso prometem qualquer coisa, mas depois de recebida a grana, ou se omitem dos problemas ou agem como se estivessem fazendo um favor em atender as reclamações derivadas dos problemas que ele mesmo criou. O mundo tá cheio de picareta e todo dia acorda um trouxa... enquanto existir trouxa dando $$$$ para os picaretas ele vão continuar infestando o mercado.
[]´s