Fiz uma aventura mês passado. Peguei minha ranger revisei toda, coloquei uma capota de fibra com tranca, e fui com a Patroa, um primo e sua digníssima, conhecer o sul e sudeste do país em 22 dias, partindo de Pernambuco. Um total de 9500 Km. E um gasto com Diesel de R$ 2000,00.
Foi um sonho realizado!!
Dicas:
Compre um Guia 4 rodas, e o guia em CD-ROM também. No primeiro são dadas dicas bem objetivas de cada local e no segundo vc traça as rotas com previsão de custos. Compre também um Navegador GPS, ajuda bastante na estrada, na chegada nas cidades e nos pontos turísicos, hotéis etc.
Evite a BR 116 (Famosa Rio-Bahia), pois há muitos bi-trens apressados e outros trafegando a 40 Km/h, muitas subidas e curvas. Desca pela BR 101 é mais perto das praias e é mais tranquila a viagem.
É bom fazer um roteiro preliminar com a previsão de chegada e saída nos locais (não obrigatoriamente obedeça ao roteiro estabelecido). Acho que não necessita fazer reserva em hotéis, mas tenha nome e endereço de uns 3 a 5 hotéis em cada parada (já pelo menos visitado o site destes previamente) Isso nos ajudou bastante para ganharmos tempo. E nos deu flexibilidade para mudanças no roteiro.
Em relação ao carro ideal, acho que deve ser diesel, e mesmo sendo um passeio on-road o 4x4 pode te levar a lugares incríveis... Faça um kit gambiarra com cordas, fios, durepoxi, superbonder, ferramentas, fuzíveis, compressor 12v... etc
E também acho que vc deve comprar um carro definitivo, revisá-lo antes da viagem e enviá-lo na cegonha, acho mais seguro e mais objetivo. Pois ou vc vai ter que comprar um carro sem vê-lo ou vai perder tempo procurando um carro e fazendo a revisão.
Aproveite as paisagens e Boa viagem...