x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1

    Como arrumar um pneu furado?




    Podem até parecerem dúvidas bobas, mas tenho certeza que muita gente aqui também não sabe.

    Fui arrumar o PNEU RADIAL SEM CÂMERA da minha Pajero TR4 que estava furado e o borracheiro me perguntou se eu queria o remendo a quente ou a frio...

    Bom, o sistema a quente todo mundo já sabe como é – saca o pneu da roda, raspa a parte interna para dar aderência, cola um remendo por dentro e coloca tudo numa prensa quente para vulcanizar.

    O mecanismo a frio é aquele no qual o borracheiro coloca tipo um pino de borracha que fica preso no furo pela própria pressão - ele coloca o pino de borracha na ponta de um finco, enfia este finco no furo pelo lado de fora do pneu sem desmontar da roda, puxa para fora para travar a ponta no lado de dentro, cortar a rebarba que ficou pra fora e tá pronto.

    E ai, qual a forma mais indica para arrumar um pneu sem câmera sem danificá-lo???
    E, depois do conserto, devemos balançar a roda novamente ou um simples remendo não é suficiente para atrapalhar o balanceamento?

    1 ab.,
    Drovk

  • #2
    Não tenho tido necessidade de consertar pneus. Tenho visto varios caso de borracheiros meia-boca que lixam o pneu mais que devem e depois é vazamento atraz de vazamento ate alguem recomendar a troca do pneu. Deve se utilizado o a quente quando o furo é grande e so o "barbante" do conserto a frio não vai vedar o furo. Neste caso se for no ombro do pneu, é quase certo necessitar o balanceamento, se for na banda de rodagem e o pneu for montado da mesma forma que foi tirado pode ser que não. Rode com o carro em velocidade entre 80 e 120 kmh e sinta o volante, se tremer balenceie. Marcio

  • #3
    Usuário Avatar de valdir rainer
    Entrada
    26/09/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,570
    Agradecimentos: 0
    Segundo o borracheiro que trabalho com ele a alguns anos,o remendo a frio na hora de colocar o remendo ,poda pegar um arame do pneu e quebrar esse arame.
    Então acho que o melhor é o remendo a quente.
    Acredito que tem logica o que ele fala,quando eu preciso só faço remendo a quente.

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Esse tipo de remendo é muito comum, e pratico de utilizar, já usei varias vezes (inclusive na trilha) e nunca tive problemas posteriores.

    Alguns conhecem como macarrão, outros como tip-top, etc.

    []'s

  • #5
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Esse tipo de remendo é muito comum, e pratico de utilizar, já usei varias vezes (inclusive na trilha) e nunca tive problemas posteriores.

    Alguns conhecem como macarrão, outros como tip-top, etc.

    []'s
    A empresa onde faço meu balanceamento de pneus me disse que o reparo "a frio" não é aconselhável, não me lembro o motivo. Complementando que, atualmente, já não é muito utilizado nas estradas.
    Na dúvida, se tiver opção, prefiro o conserto tradicional.

    Jorge "Lothar"

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Esse tipo de remendo é muito comum, e pratico de utilizar, já usei varias vezes (inclusive na trilha) e nunca tive problemas posteriores.

    Alguns conhecem como macarrão, outros como tip-top, etc.

    []'s
    x2



    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Legal!!!
    Mas as opiniões estão divididas e até agora não deu para chegar a uma conclusão.

    Será que alguém teria uma posição mais técnica???
    Seria legal ter a informação de alguém que trabalha com pneus, pois ai poderíamos saber qual é a recomendação de um fabricante da Pirelli, Goodyear, BF Goodrich, Toyo, Yokohama ou de qualquer outra marca...

    Vou escrever para algumas destas fábricas para ver a orientação deles. Depois posto aqui.

    Enquanto isso, por favor continuem contribuindo com opiniões.

    1 ab.,
    Drovk

  • #8
    Já consegui uma informação da GOODYEAR, vejam o que este fabricante diz:

    "Toda vez que você tiver um pneu danificado, quer dizer, furado, não fique nervoso, procure sempre efetuar o conserto em um profissional de sua confiança, que se utilize de materiais de boa qualidade e que trate o seu pneu com cuidado, principalmente na hora de montá-lo na roda.
    Nunca rode com o pneu furado! Se isso acontecer, provavelmente você perderá o seu pneu, pois ele não terá mais conserto.

    Os consertos deverão ser limitados à área da banda de rodagem. Nunca conserte pneus gastos além do índice de desgaste que é de 1.6mm de desenho da banda de rodagem, nem tente o conserto de um pneu que apresente um furo, quer dizer, um "rombo", maior que 6.5mm. Furos provocados por pregos ou mesmo cortes na banda, deverão ser consertados do lado interno da mesma.

    Existem normas técnicas específicas para consertos e reparos em pneus. O conserto de pneus radiais deverá ser sempre feito a frio ("macarrão" ou manchão a frio) e em pneus de automóveis especificadamente, somente poderá ser feito na região da banda de rodagem. Nunca se deve aplicar consertos nas regiões que vão desde o ombro até o talão (ou seja, no costado dos pneus). Pneus de passeio com índice de velocidade até T (190 km/h), só poderão ter consertos feitos em furos ou cortes que tenham no máximo 6 mm (medidos pelo lado interno do pneu) não tendo limitação quanto ao número de consertos, desde que os mesmos não se sobreponham. Já para pneus com índice de velocidade superior a 210 km/h (H, V, W, Z), a quantidade máxima de consertos permitida é apenas 1 (um).


    Para pneus de camionete radial o tamanho máximo de conseto permitido é de 10 mm.
    Consertos em pneus de caminhão e de uso agrícola, deverão seguir as normas do manual técnico de reparos. "


    Vivendo e aprendendo, né? Nem imaginava esta questão de quantidade máxima de remendos... Putz!

    Ainda vou buscar mais informações e também uma resposta sobre o balanceamento... Aguardem!



    1 ab.,
    Drovk

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Muito bom, com esse relato aí várias "teorias" cairam por terra...

    Mandei uma mensagem pro Flávio que é consultor técnico da BFGoodrich/Michelin e participa aqui no fórum, logo que possível ele aparece poraqui pra comentar.

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de valdir rainer
    Entrada
    26/09/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,570
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Muito bom, com esse relato aí várias "teorias" cairam por terra...

    Mandei uma mensagem pro Flávio que é consultor técnico da BFGoodrich/Michelin e participa aqui no fórum, logo que possível ele aparece poraqui pra comentar.

    []'s
    Pessoal ja tem um topico a respeito de uma boa lida ,e vejam o que a vipal está falando na pagina 2.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32228
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de valdir rainer
    Entrada
    26/09/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,570
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    Pessoal ja tem um topico a respeito de uma boa lida ,e vejam o que a vipal está falando na pagina 2.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32228
    Olha ai o site da vipal,

    http://www.vipal.com.br/
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Já escutei comentários que os remendos a frio (macarrão) seriam "provisórios" e deveriam ser substituídos por remendos a quente. (Eles seriam arriscados. Poderiam soltar causando uma explosão do pneu etc, etc, etc.)

    Se são provisórios, eles tem uma qualidade muito boa, já andei com diversos por alguns anos e não me trouxeram nenhum problema.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade