Postado originalmente por
Skull Crusher
Fala Jeison! Beleza?
Então, criogenia é um tratamento também chamado de sub-zero. Após a têmpera, um aço-carbono com elementos residuais (enxofre, fósforo, manganês e silício) tem praticamente toda estrutura austenítica dele transformada em martensita (constituinte formado por perlita + cementita). Com isso, valores de resistência ao cisalhamento, dureza, resistência ao alongamento, flambagem, torção entre outras, são aumentadas. Toda têmpera deve ser seguida de revenimento, com temperaturas, n° de ciclos e tempos particulares a cada aço e objetivo a ser atingido.
Mas em um aço de média e alta liga, o carbono presente tende a formar carbonetos com outros elementos de liga presentes na massa, dificultando a transformação de toda austenita em martensita, refreando o potencial desses aços de se beneficiarem da têmpera.
Isso está descrito aqui de maneira bem simples.
Quando submetemos esses aços de média e alta liga à uma temperatura de -60°c a -120°c, essa austenita que não tinha se transformado, passa para a forma martensítica e os aumentos das resistências em geral, são atingidos.
Porém, existem outros fatores que devem ser ponderados e que afetam o resultado final do tratamento sub-zero:
Secção do material tratado (no nosso caso,o diâmetro dos semi-eixos)
Tipo de processo de têmpera
Aço em questão
O que deve também ser observado é que determinados aços funcionam e respondem melhor ao sub-zero do que outros quando o aspecto em questão é o diâmetro do eixo.
Testes e pesquisa devem ser efetuados para se chegar a resultados satisfatórios
SAE 4140, SAE 4340, SAE 5160 e SAE 6150 são materias de extrema resistência torsional e que tem comportamento diferenciado em função da secção do eixo beneficiado por têmpera, revenimento e sub-zero. A temperabilidade e profundidade de têmpera são específicos de cada material citado.
O assunto é extenso, com técnica e empirismo andando lado a lado.
Quando o assunto é metalurgia e universo 4x4, conservadorismo está fora de questão, em minha opnião.
O que digo acima é baseado em minha experiência com cutelaria e tratamento térmico, bem como ferramentaria e usinagem.
Longe de ser detentor de todoo saber, espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Grande abraço!
Renan