Pessoal, meu BF tah se entregando e achei numa mecanica aqui perto um motor opala 4 cil.
O mecanico (dono do motor) disse que é "uma versão mais forte do 4 cil", proveniente do opala SS. Disse ainda que tinha 90 e tantos cavalos e que era ano 91.
Mas peraí! Existiu opala SS ano 91 ou o cara está se contradizendo?
O preço não está dos piores, por 1500 reais vem caixa de marchas junto...
Que motor será esse? Seria do opala SS?, já li googleando por aí que a versão SS 4 cil era melhoradinha.
Outro amigo falou que era "um GM 153 do opala SS"
Existe GM 153?
Outra duvida é quanto ao câmbio. O Câmbio do opala 4 marchas é o clark ou não? É possível adaptá-lo na T-case willys?
eu tenho um desses na minha Rural.. tem 97 CV é muito bom comparado com o original q eu tinha willis 6 canecos 90CV ... é muuiito melhor mais economico...mais forte mais elastico...é só felicidade (claro a Rural é pro dia a dia e passeio off médio para leve.. e puxar o jeep p trilha na estarda
ps deixei tudo original caixa 3 marchas diferencial
esse motor num jeep fica otimo... ja vi num jeep com carburador de competição ficou um demonio... ainda tem uns loucos q turbinam outros injetam(o motor)
Mais algumas infos do GM151/S: Lançamento: 1974
Encerramento: 1986
O que difere o GM151/S são carburador de corpo duplo dfv446 (os 4 cilindros até então tinham bura simples) e coletor de alumínio.
Fonte: amigosdoopala.com.br
Mas se você pesquisar à respeito vai ver que cada um fala uma coisa, uns dizem que existe diferença nos tuchos, comando, etc ... enfim, até hoje não sei quais as reais diferenças.
Ok....Obrigado pelas informações companheiros.... Se não fosse vocês ia acabar reformando meu BF
Vamos supor que seja o tal do 151/S.
Amanha eu vou lá dar mais uma namorada no motor. Ele tá jogado debaixo do galpão tudo sujo empoeirado. Vou tirar ele pro limpo ver a luz do dia de novo. Tem alguma coisa nesse motor que seja diferente do opala 4 cil comum? Alguma plaquinha, etiqueta, código...?
Outra coisa:
A caixa 4 marchas do opala é a clarck?
Zuriel,
Tem uma história da numeração do bloco do motor indicar o ano de fabricação.. mas essa desse motor ser de um opala SS 1991.. é dose..
Tem carburador junto? se tem olhe a marca.. os 1991 vinham com o 3E, mas pode ser que o povo tenha trocado o carburador pelo 446..
Enquanto isso vou ver se acho onde guardei essa coisa do numero do bloco..
abraços
andre