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  • #1
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Pô Diesel:
    Não tou conseguindo anexar o arquivo. Fico devendo por enquanto. Assim que a @$#%@ da internet melhorar aqui, eu envio.
    Abraço
    Sérgio

  • #2
    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Pessoal,
    20 dias atrás, quando fui trocar o óleo da Xterra, percebi que a parte de baixo do caracol frio da turbina estava suja de óleo (babando), na hora fiquei apreensivo, com medo de minha turbina estar dando tchau...
    Analisando mais calmamente, percebi que tanto a abraçadeira da entrada da turbina (pescoço que leva ao filtro de ar), quanto a abraçadeira do filtro estavam frouxas. Reapertei as mesmas, e limpei a caixa fria com limpa-freios e segui andando, resultado: Não sujou mais nada! O problema eram as abraçadeiras...
    Mas aí surgiu uma nova questão: De onde estava vindo aquele óleo?
    Levei a picape até um bombista especializado em preparação de motores diesel (arrancada de caminhões), o qual possui até um dinamômetro para veículos pesados em sua oficina, e ele disse que provavelmente era óleo proveniente do retorno que desemboca no pescoço do filtro de ar, e que vazou porque a abraçadeira estava frouxa, ou seja, tudo normal...
    O problema é que tenho sentido a camionete com pouca força acima de 2500 rpm, justamente a rotação onde antes ela “apavorava”, e a quantidade de fumaça aumentou consideravelmente, ao ponto de visualizá-la no retrovisor em ultrapassagens, o que antes não acontecia...
    Estou sem manômetro de turbina (até o mês que vem), e com isso não sei dizer se a pressão diminuiu, podendo indicar uma perda de eficiência na turbina ou algum vazamento na pressurização...
    O mais engraçado é que em baixa ela continua forte, inclusive da para sentir a “pegada” da turbina em baixa, mas quando passa de 2500 rpm ela fica “xoxa”....
    Eis meu dilema....
    PS.: Este mesmo bombista disse que com a simples pressurização da linha de combustível (bomba elétrica) há ganhos tanto em baixa como em alta rotação, e disse que garante uma boa performance apenas com uma regulagem de ponto, débito e abertura da LDA (R$ 500,00 a regulagem em bancadade fluxo + peças de reposição).
    Ponto para quem citou regulagem da Wastegate!!!
    Fui examinar com calma e encontrei um furo "sem vergonha" bem no final da mangueira da válvula, quase na abraçadeira!
    Retirei a mangueira, cortei 1 cm da ponta e recoloquei, resultado:
    -Ninguém mais me acompanha na subida da Serra!!!!! Voltou ao normal, parou a fumaça e recuperou o fôlego acima de 2500 rpm!!!

    PS.: O mecânico que meche na "Machona" está montando uma Pick-Up Willis com motor Sprint 4.07 TCA (Powertrain de uma Blaser). Ele comprou radiador e Intercooler do VW 8-150 (Cummins) e instalou no Sprint... A Pick-Up ainda não rodou, mas a diferença de tamanho do trocador é enorme se comparado ao original! Acredito que deva proporcionar um belo ganho (desde que acompanhado de um "gole" a mais de diesel)!!!
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #3
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    Pessoal,

    Acabei comprando uma turbina pra fazer um teste na F250, umturbo igual do Dalmolin, com caixa quente 63 da D20 S4T sem valvula, e parte fria .50 com eixo do 1620. Estou montando hoje, agora estou pensando, será que se não tivesse colocado um eixo mais leve não encheria o turbo mais rapido? ah, os bicos provavelmente virão semana que vem, estou só aguardando um $$.
    abraço amigos.
    F250 XLT 2001
    Fratelli Bosio 30% + Coletor Especial Rash + Holset HX 40
    Aguardando Dinamômetro

  • #4
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    Achei que era tu que tinha uma bomba elétrica no MWM. Li em algum lugar por aqui sobre a bomba do Gol GTI, mas agora não tenho mais certeza. De repente tento colocar uma bomba do Monza e ver o resultado. A minha intenção é não mandar apenas volume como na bomba original, mas também mandar pressão na entrada da BI, pois poupa muito a bomba de palhetas interna e acredito que pela dinâmica de fluídos, a pressão interna da BI deve melhorar mais um pouco também. O retorno do diesel deverá ficar aberto direto.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Achei que era tu que tinha uma bomba elétrica no MWM. Li em algum lugar por aqui sobre a bomba do Gol GTI, mas agora não tenho mais certeza. De repente tento colocar uma bomba do Monza e ver o resultado. A minha intenção é não mandar apenas volume como na bomba original, mas também mandar pressão na entrada da BI, pois poupa muito a bomba de palhetas interna e acredito que pela dinâmica de fluídos, a pressão interna da BI deve melhorar mais um pouco também. O retorno do diesel deverá ficar aberto direto.
    Fala Edin:
    A bomba eletrica favorece sim, o funcionamento(sucção) da bomba de palhetas, mas observe o seguinte;
    não coloque uma com pressão maior que 1Bar, de preferencia, se achar uma de no máximo 0,5 bar, seria interessante, porque pressão alta, estoura o retentor que fica na frente da BI, pois não é "preparado" para suportar pressões, tivemos este problema numa colheitadeira, que pifou a bomba eletrica, e o cara colocou a primeira que achou, o retentor abriu o bico e passou diesel pro motor. Uma com vazão de até 80L, é suficiente.
    Abraço Sérgio

  • #6
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    Caro Dalmolin,

    minha F250 ta toda original, turbina, bomba etc.
    Quero trocar a turbina e regular a bomba. Aqui na minha região ja vi muitas com turbo .50 do 1620, com HX40, mas não sei a configurão certa da turbina. Na maioria das caminhonetes que ja andei aqui com turbina grande, demora muito pra encher. Então acompanhando o tópico aqui eu vi que voce conseguiu colocar uma turbina que vc ficou satisfeito com o desempenho. Eu não queria gastar muito, queria trocar a turbina sem trocar os bicos, levando em conta que tem um amigo meu aqui, bombista, que em termo de bomba injetora acredito ser um dos melhores do Brasil. Oque voce pode me dizer em relação ao Turbo e não trocar os bicos? preciso trocar o coletor tb?

    desde ja agradeço

  • #7
    Citação Postado originalmente por Simão Pedro _ Rural 72 Ver Post
    Caro Dalmolin,

    minha F250 ta toda original, turbina, bomba etc.
    Quero trocar a turbina e regular a bomba. Aqui na minha região ja vi muitas com turbo .50 do 1620, com HX40, mas não sei a configurão certa da turbina. Na maioria das caminhonetes que ja andei aqui com turbina grande, demora muito pra encher. Então acompanhando o tópico aqui eu vi que voce conseguiu colocar uma turbina que vc ficou satisfeito com o desempenho. Eu não queria gastar muito, queria trocar a turbina sem trocar os bicos, levando em conta que tem um amigo meu aqui, bombista, que em termo de bomba injetora acredito ser um dos melhores do Brasil. Oque voce pode me dizer em relação ao Turbo e não trocar os bicos? preciso trocar o coletor tb?

    desde ja agradeço
    o pastel eh que o coletor de escape eh muito ruim. vc tem o coletor de admissao do outro lado coisa mais linda do mundo , em aluminio , peça bonita de ver , e no escape aquela coisa chata sem fluxo.

    um coletor de escape , com o mesmo desenho do de admissao , deve melhorar o desempenho dela ate com tudo o resto original.
    sem retirar esse gargalo no fluxo do motor eh bobagem vc fazer todo o resto.


    chegando no turbo , compra ou arruma um em bom estado do 1620 , e ae vc troca a caixa quente que eh .70 , pela .63 que tem nos turbos garrett , originais da D20 S4 (S4 mesmo , a S4T eh com WG). Vc tem que encontrar um turbineiro que faça no torno um rombo nessa .63 , pra ela entrar no caracol quente da turbina.Tem que ser alguem que tenha feito varios turbos , nao seja vc o primeiro teste . A parte fria fica toda original do turbo ,e vc liga direto na mangueira original do intercooler.

    se vc quer deixar a junta original , diz pro cara nao mudar o ponto da bomba , ou no maximo mudar de 1.55 pra 1.60. Isso eh o mais importante de tudo que vc vai fazer.
    RAM 2500 - 2017

  • #8
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    Grande Sérgio, valeu pela dica. Vou trocar a bomba mecânica para ver se melhora e não vou mexer no que está ok.
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  • #9
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Sergio, e instalando a bombinha eletrica, no caso de faltar diesel, funcionaria como no commom rail que não precisa tirar o ar?

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #10
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Sergio, e instalando a bombinha eletrica, no caso de faltar diesel, funcionaria como no commom rail que não precisa tirar o ar?

    Fala Carlos;
    Isso mesmo. Quanto mais próximo do tanque voce colocar a B.E., melhor fica, pois ela ESCORVARÁ(escorvar é extrair ar de um sistema hidráulico), praticamente toda a linha de baixa pressão. Veja, tem alguns motores com B.I. VE, que não é preciso extrair ar, demora um pouco mas pega, como exemplo, as antigas D-10, a DAKOTA DIESEL, e um monte de outros. Com a B.E. voce facilita o trabalho da bomba de palhetas, e diminui o desgaste( ela dura mais um pouco).
    Tenho uns arquivos, sobre o funcionamento das B.I VE, e fotos dos injetores, que infelizmente, ainda não tou conseguindo anexar.
    Abraço
    Sérgioi

  • #11
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Olá:
    Segue anexo com informaçãoes sobre o funcionamento das B.I. VE
    Abraço
    sérgio
    Motor MWM Sprint. Arquivos Anexos

  • #12
    Usuário Avatar de sgobin
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    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Olá:
    Segue anexo com informaçãoes sobre o funcionamento das B.I. VE
    Abraço
    sérgio

    esse esquema de bomba é pra todas as pick ups ou tem um modelo especifico!?

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