x
Convex Datacenter
Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 101
  • #13



    Fiz o seguinte esquema pra tentar ilustrar a minha idéia.

    O diodo é um componente que só permite a passagem de corrente em um sentido (o sentido da seta)
    Colocando-se os diodos, cada bateria fica independente uma da outra, e o alternador carrega as duas simultâneamente

    Outra vantagem é que não necessita chaves pra escolher qual bateria quer usar ou carregar.

    Mas existem desvantagens: O diodo deve ter no mínimo a capacidade do alternador. Achar diodos de 100A ou 120A não é fácil muito menos barato.
    Outra, a tensão de carga nas baterias seria 0,7V menor do que o normal. Isso é causado pela barreira de potencial que cada diodo tem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -esquema1_235.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    43
    Posts
    488
    Agradecimento: 1
    ALL

    Só para completar e ilustrar melhor o que fiz.

    As duas baterias carregam simultaneamente, ambas estão ligadas ao alternador. Quanto a chave seletora no caso da minha adaptação não é necessaria pq cada bateria esta ligada em um circuito independente, uma para todas as ligações de ignição, farois e afins, e outra somente para radio e tomadas auxiliares... Desta forma as duas carregam ao mesmo tempo, só que cada uma é usada apenas no seu circuito.

    Valew!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PS: Quando sobrar uma grana quero fazer esse esquema de diodo e de chave seletora, acho mais "correto" porem as latinha$$$ andam escassas.

  • #15
    Marcio, acontece que uma puxa da outra através do fio do alternador, compreende?

    Por exemplo, se vc ligar todos os seus faróis e usar intensamente as tomadas de saída, vai acabar puxando carga da bateria de partida de qualquer jeito! Elas funcionam como uma só, por causa da ligação comum com o alternador.

    Pra ficar totalmente independente só usando chaves (que também têm que suportar uma corrente alta) ou diodos.

    []'s

  • #16
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Existem chaves especiais para isto que são encontradas em lojas de barcos. É um esquema muito usado em embarcações.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #17
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3
    Bom, Voltando a falar sobre duas baterias no veiculo, o que eu quero é ter o duas baterias, que funcione em paralelo, dobrando assim a amperagem... Tanto para uso, quanto para recarga. Sei que se for ligada duas baterias de por exemplo 50A, em paralelo, e não for mexido no aletrnador e na caixa de voltagem, cada bateria vai ficar somente com 25A, pois a alternador para de enviar energia a elas, pois pensa que a bateria esta na carga máxima 50A.
    Como que eu faço para carregar as duas baterias ??? E usa-las no carro de maneira igual tb, sem chaves seletoras nem nada... Como eram as antigas caminhonetes....
    []'s
    Gustavo

  • #18
    Citação Postado originalmente por lassis
    Bom, Voltando a falar sobre duas baterias no veiculo, o que eu quero é ter o duas baterias, que funcione em paralelo, dobrando assim a amperagem... Tanto para uso, quanto para recarga. Sei que se for ligada duas baterias de por exemplo 50A, em paralelo, e não for mexido no aletrnador e na caixa de voltagem, cada bateria vai ficar somente com 25A, pois a alternador para de enviar energia a elas, pois pensa que a bateria esta na carga máxima 50A.
    Como que eu faço para carregar as duas baterias ??? E usa-las no carro de maneira igual tb, sem chaves seletoras nem nada... Como eram as antigas caminhonetes....
    []'s
    Gustavo

    Não é bem assim. A bateria tem capacidade de 50 Ah: 50 ampères por uma hora até chegar a tensão de 10.5 V (coisa assim). Já o alternador tem capacidade de fornecer 50A, continuamente. Enquanto as baterias não estiverem carregadas, ele vai continuar mandando corrente, sacou?

    O que pode acontecer é de o alternador não conseguir suprir a corrente necessária pra carregar duas baterias rapidamente.. Aí é só apelar pra um alternador maior, tipo do Omega (140 A)

  • #19
    Fala Pessoal

    Uma coisa que eu me lembro de preparações de som, é que o pessoal usa uma bateria especial, feita de gel (???). Essa bateria é utilizada em aviões e tem dimensões de baterias automotivas.

    Ela tem características absurdas, quando comparadas as baterias que nós mortais usamos.

    No caso ai, o que o Danniel falou, ja resolve bem.

    Outra dica, talvez mais barata, da um pulo em um auto-eletrico e ve se dá para trocar o regulador de voltagem do alternador. (essa peca controla o comportamento do fornecimento do alternador, caso o alternador / cabos aguentem, vc so trocando o regulador ja melhora o fornecimento e talvez até supra suas necessidades)

    Abraço! 8)

  • #20

    bateria

    No meu cj5, eu tenho uma bateria de 100ah e um alternador de 90ah, mas o problema é que a bateria é muito grande, e está perto da turbina, que esquenta muito, que tipo de material eu posso colocar entre a bateria e a turbina que dissipe a caloria, não aquecendo a bateria? Já me falaram sobre alumínio, isopor, amianto, madeira, etc,etc... Mas o espaço é de alguns milimetros, então tem que ser algo bem fino,que não derreta, não pegue fogo...

  • #21
    MAx,

    A vida útil de uma bateria é inversamente proporcional à temperatura de funcionamento, além do que quanto mais quente estiver a bateria menor a capacidade de retenção de carga.
    Se a distância da turbina é de apenas alguns milimetros (e mesmo que fossem centímetros) não existe muito o que fazer a não ser paliativos, e o melhor deles seria instalar uma barreira térmica formada por tecido de amianto revestido com aluminio.

    Abraços,

  • #22
    nossa.... topico antigasso heim!

    bom... trabalho com som automotivo e sempre quando dá tento procurar soluções

    vamos aos esquemas...


    o melhor sem duvida nenhuma é aquele feito de diodo... porem tem um jeito igualmente melhor tambem...e é o que eu uso no meu carro. e é o seguinte:


    primeiro: veja quanto amperes é seu alternador....o ideal é o alternador suprir a soma de amperagem das duas baterias....por exemplo se vc tem uma bateria de 100Ah e outra de 50Ah...o alternador ideal seria de 150 ou acima...

    para aproveitar melhor toda a carga do alternador e fazer com que esta carga chegue até a bateria auxiliar é melhor trocar os fios (originais e finos) do alternador até a bateria original... colocando cabos de no minimo 13mm2..... e cabo d baetria original para a bateria auxiliar de no minimo 21mm2..o bom é cabo de 35mm2... assim vai fazer com que se ... vc medindo com um multimetro ou voltimetro os votts que esta dando na bateria original tem que dar tambem na bateria auxiliar..exatamente igual... dando assim... as ligações estão bem feitas e os cabos bem dimensionados.

    neste caso.... quando o cabo de 35 mm passar por uma parede de lata é sempre bom ter um fusivel antes e depois de passar a parede..para se caso a lata cortar a casca do fio...ou outro dano que tiver na borracha do cabo nào fechar curto com as duas baterias... os fusiveis ideias são exatamente a capacidade da bateria... por exemplo...se a bateria auxiliar for de 100a e a original for de 50a... use fusivel de 100a e é ai é que dá para aproveitar o esquema de qual bateria usar se vai carregar uma ou as duas e blablabla...

    ao inves de usar fusivel (fusivel nem sempre é confiavel)... use dijuntor... pode ser dijuntor residencial que não tem problema e vai desarmar caso algum tipo de curto ocorra. quando vc passa o cabo e 35 da bateria original para a bateria auxiliar... vc coloca um djuntor antes de passara parede e coloque outro depois...só que este djuntor interno... coloque num local de facil acesso pois será la que vc irá selecionar se irá usar 1 ou as duas bateria e se vai carregar 1 ou duas baterias.

  • #23
    primeiro: veja quanto amperes é seu alternador....o ideal é o alternador suprir a soma de amperagem das duas baterias....por exemplo se vc tem uma bateria de 100Ah e outra de 50Ah...o alternador ideal seria de 150 ou acima...
    Nada a ver a capacidade do alternador e da ou das baterias.
    Tanto que até as unidades são diferentes.
    O Alternador é em Amperes.
    A Bateria em Amperes/Hora.

    Outra coisa, quando se usa duas baterias ligadas em algum momento simultaneamente deve se usar baterias idênticas. De preferência compre baterias novas iguais e do mesmo lote.
    Ou uma bateria vai ter resistência (acho que é isso) diferente da outra que vai drenar e danificar a outra.

    neste caso.... quando o cabo de 35 mm passar por uma parede de lata é sempre bom ter um fusivel antes e depois de passar a parede..para se caso a lata cortar a casca do fio...ou outro dano que tiver na borracha do cabo nào fechar curto com as duas baterias... os fusiveis ideias são exatamente a capacidade da bateria... por exemplo...se a bateria auxiliar for de 100a e a original for de 50a... use fusivel de 100a e é ai é que dá para aproveitar o esquema de qual bateria usar se vai carregar uma ou as duas e blablabla...
    Mais um erro, 50 Amperes/hora é a carga nominal da bateria. Nada a ver com a sua corrente máxima que ela pode ceder.
    Eu tenho aqui uma bateria comum de 55 A/h que tem corrente máxima de 425 A...

  • #24
    Senhores;

    Para ajudar um pouco esta conversa, vou passar algumas informações importantes já que tenho alguma experiência no uso de mais de uma bateria alimentando veleiros.

    Observei no forum que existem algumas informações corretas e outras completamente equivocadas.

    1) Inicialmente, antes de gastar dinheiro sem necessidade, verifique qual é o consumo em ampéres que vocês necessitarão consumir quando o veículo estiver desligado. (anotem)

    2) Determine quanto tempo (média) vocês necessitarão desta demanda. Valor em horas. (anotem)

    3) Multipliquem o valor do item 1 pelo valor do item 2. (Anotem) Este número expressa a quantidade de ampéres que vocês em média usarão quando o carro estiver desligado;

    4) Multipliquem o valor encontrado no item 3 por 2 para trabalharem com uma margem de segurança, definindo assim o valor de consumo total médio, já com a margem de segurança incluída; (anotem)

    5) Sabemos que os reguladores dos alternadores automotívos não são reguladores 100% eficiêntes, não conseguindo carregar 100% as baterias. O percentual de carga e a eficiência do alternador/regulador varia de acordo com a utilização do veículo. Desta forma, para efeito de cálculo, devemos considerar o valor disponível para consumo como sendo 80% do valor nominal total da bateria ou do banco de baterias. Desta forma, se temos uma bateria de valor nominal de 50 ampéres, para efeito de cálculo, devemos considerar o valor de 40 ampéres como sendo o valor possível de ser fornecido pela bateria ou banco de baterias. Considerando que não devemos descarregar mais de 50% as baterias automotivas tipo chumbo/ácido, no exemplo deste item nosso consumo total médio não deveria ultrapassar 20 ampéres/hora. Façam o cálculo como explicado neste item considerando o valor nominal em ampéres de sua bateria. (anotem)

    6) Desta forma, verifiquem se o valor do item 4 é maior ou menor que o valor calculado no item 5. Se o valor for maior, você deverá aumentar o valor em ampéres da sua bateria ou banco de baterias, se o valor for menor, não faça nenhuma mudança no seu sistema, você não precisa!!!

    Informações importantes.

    a) Nunca coloquem baterias em paralelo em hipótese alguma, mesmo sendo novas, identicas de d mesmo lote. Elas danificarão!!! Uma descaregará contra a outra.

    b) Nunca use diodos ou isoladores para carregar simultaneamente duas baterias! Vocês diminuirão mais a eficiência do alternador/regulador e não conseguirão atingir nem os 80% da carga da bateria ou do banco de baterias. Vocês podem usar diodos ou isoladores, na saída das baterias (para alimentar as cargas)..

    c) O uso de chaves selecionadoras de baterias usadas em barcos é uma boa opção mas este sistema exige um controle constante do dono do veículo além de um monitoramento constante com voltímetros e amperímetros ligados em cada bateria para determinar o momento de carregar e o limite mínimo de carga de cada bateria. Esta chave selecionadora marítima pode ser substituida por dijuntores como já comentado no forum mas as conexões devem ser bem feitas permitindo ligar a bateria 1, a bateria 2 ou âmbas. É importante também saber que mesmo com a chave selecionadora marítima ou o dispositivo com dijuntores, no momento de carga, é aconselhavel selecionar ambas.

    Com relação ao aumento da capacidade do alternador, é importante saberem que quanto maior o alternador, menor o tempo que ele levará para carregar a bateria ou o banco de baterias. A troca do alternador é aconselhada para pessoas que tem um consumo grande com o motor desligado e tem períodos pequenos com o motor ligado. No caso especifico de cada um, é importante determinar se no uso normal do seu veículo, você está conseguindo carregar até no mínimo em 80%, a(s) bateria(s). Isto pode ser determinado com voltímetros ligados a bateria do veículo. Caso seja do interesse de vocês posso postar uma tabelinha que determinará o percentual de carga da bateria em função da voltagem medida.

    Caso seja realmente necessário aumentar a capacidade da bateria ou do banco de baterias além de aumentar a capacidade do alternador, vocês devem também considerar a substituição do regulador. Existem reguladores inteligentes de 3 ciclos que otimizam em até 97% a carga das baterias além de diminuir o tempo de carga aumentando a vida útil da(s) bateria(s).

    Espero ter ajudado.

    Desculpem mas o testo está grande e não vou revisá-lo.

    Maciel

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade