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Convex Datacenter
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  • #1

    Eixo traseiro desalinhado. Alguém já teve esse problema?




    Amigos do 4x4 Brasil!

    Comprei um VItara Metal 97 fazem umas 3 semanas e o Bixinho está show , com excessão de que à altas velocidades o carro fica instável de traseira e em qualquer velocidade tenho que andar com o Volante um pouco para a direita.

    Após trocar os 4 pneus e esperar que o problema fosse solucionado pela Rede Zacharias (suposto entenderem TUDO sobre alinhamento ), eles fizeram o alinhamento e balanceamento e continuou a mesma instabilidade. Fui na Zacharias aqui de sorocaba e me disseram que o Eixo traseiro está com 1,5º de cáster (desalinhamento) para cada lado, o que eu suponho se tratar de um eixo torto.
    A maior surpresa foi quando levei numa loja especializada em carros importados na qual o "maluco" me cobrou míseros R$500,00 para alinhar o coitado, alegando ter o risco de danificar o eixo e ele ter que arcar com os custos .
    Minha pergunta é:
    Existe algum lugar que faça esse serviço por um preço mais justo? tem como eu mesmo fazer isso ou é muito complexo?

    Agradeço à aqueles que puderem me dar uma Luz!

    Abraço,
    Paulo

  • #2
    Nepo,
    Acho que você precisa levar seu vitara em alguém que faça alinhamento técnico!!!
    Conheço um lugar que só faz esse tipo de serviço, fica aqui em São Paulo, na AV. Domingos de Moraes, depois do Shopping Metrô Santa Cruz. É um japonês que trabalha com isso a anos, meu pai já levou dois carros dele lá e ficaram muito bons! O serviço é bem feito e o cara é honesto. Esse tipo de serviço é meio caro mesmo, lembro que paguei em torno de 400 reais para alinhar a Ranger do meu pai.
    Não tenho o telefone do lugar porque fica muito perto aqui do escritório, se eu não me engano a oficina chama Konygame, ou algo parecido, é bem conhecida aki em Sampa.
    Se tiver dificuldades para achar o telefone, manda uma MP, de repente posso até ir com você no meu horário de almoço, ou qualquer Sábado desses.

    []'s
    Pinhal

  • #3
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    Nepomuk,

    O eixo traseiro do Vitara é rígido, certo? Não me lembro agora se a suspensão traseira do Vitara é com barra Panhard (Tipo engesa) ou triângulo (Tipo JPX).

    Se for com barra panhard, um barra que liga o eixo ao chassis (paralela ao eixo) evitando que o eixo tenha jogo lateral o problema pode estar nela e não eixo, pois se ela ou os suportes estiverem empenados o eixo mudará de posição. Outro ponto que pode dar diferença são as buchas.

    Antes de verificar se o eixo está torto, verifique se os tirantes ou barra Panhard estão com algum empeno e aproveite e verifique o estado das buchas de suspensão.

    [ ]s,

  • #4
    Fala Hugo,

    Realmente, o eixo traseiro é rígido com barras Panhard (90º com o eixo).

    EU já levei ele num daqueles lugares que conserta caminhões e o cara falou que as buchas estavam boas, que o problema deve ser mesmo as barras ou até mesmo o Eixo.

    Como faço pra verificar o empenamento da barra? Caso esteja mesmo é só eu retirá-la e levar para um "balanceador"?

    Não querendo abusar, mas o que posso fazer para evitar que isso volte a acontecer (sou um cara precavido.. hehe )?

  • #5
    Citação Postado originalmente por Pinhal
    Nepo,
    Esse tipo de serviço é meio caro mesmo, lembro que paguei em torno de 400 reais para alinhar a Ranger do meu pai.
    []'s
    Fala Pinhal!
    Na verdade acabei de gastar $1800,00 com pneus e amortecedores novos e a grana ACABOU .

    Não tem uma alternativa mais econômica (caso for só as barras Panhard como o Hugo citou)?

  • #6
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    Nepomuk,

    Acho que vc vai ter de comparar sua panhard com uma original. Na minha camper tive um problema parecido, mas no meu caso era o suporte que era preso no chassis que estava torto. Verifica os suportes das barras no chassis, depois verifica as barras em si.

    No meu caso, estou pensando em adaptar um "regulador" na barra panhard, tipo barra de direção. Pois, eu vou poder regular o comprimento da barra e com isso o deslocamento lateral do eixo. Vc tmb pode fazer uso dessa solução desde que se eixo não esteja empenado.

    [ ]s,

  • #7
    Eu não sei porque as montadoras já não pensaram em algo tão simples.
    Ou até mesmo adaptar um sistema tipo rosca-furo como nas barras de direção dianteiras.

    O grande problema é que não tenho "local" para eu mesmo fazer essa inspeção. Vou ter que ir num mecânico mesmo.

  • #8
    Citação Postado originalmente por nepomuk
    Fala Pinhal!
    Na verdade acabei de gastar $1800,00 com pneus e amortecedores novos e a grana ACABOU .
    Não tem uma alternativa mais econômica (caso for só as barras Panhard como o Hugo citou)?
    Nepo,
    O Japonês, dono desse lugar que eu te indiquei, é bem gente boa e honesto, se mesmo assim você quiser passar lá e trocar uma idéia com ele, se for só as Panhard mesmo, melhor pra você..........
    Qualquer coisa me avisa!

    []'s
    Pinhal

  • #9
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Pinhal
    ...fica aqui em São Paulo, na AV. Domingos de Moraes, depois do Shopping Metrô Santa Cruz. É um japonês que trabalha com isso a anos, ...
    Marcelo,
    Se você puder dar uma indicação mais precisa eu agradeceria, pois gente honesta que trabalha direito, é sempre bom conhecer. Como terei problemas para terminar o Encrenca, acho que vou necessitar da mãozinha de um especialista.
    []´s
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    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #10
    Citação Postado originalmente por hugo.morais
    No meu caso, estou pensando em adaptar um "regulador" na barra panhard, tipo barra de direção. Pois, eu vou poder regular o comprimento da barra e com isso o deslocamento lateral do eixo. Vc tmb pode fazer uso dessa solução desde que se eixo não esteja empenado.

    [ ]s,
    como regular o comprimento da panhard ??? para alterar o comprimento da mesma não precisa alterar todos os suportes ????qual a vantagem de um maior deslocamento lateral do eixo ???
    []'s

  • #11
    Nepomuk e Luca,
    Acabei de passar na frente da oficina que mencionei peguei todos os dados:

    Kinigame - Alinhamento Técnico
    Av. Domingos de Moraes, 3105
    tel: 577-6066 / 577-2464

    Para chegar lá é bem fácil: indo na Domingos de Moraes, sentido bairro (Jabaquara), depois que passar o Shopping Metrô Sta Cruz, no terceiro farol vai ver uma rua chamada Luis Goes, esse rua é uma travessa da Domingos de Moraes. A Konigame fica quase na esquina da Domingos de Moraes, com a Luis Goes, só que no sentido oposto (bairro-centro). A oficina fica ao lado de uma padaria grande.
    Parece complicado, mas na verdade é bem fácil de achar......... o problema sou eu que não fui muito claro na explicação!
    Espero ter ajudado!!!
    Qualquer coisa........ avisem.

    []'s
    Pinhal

  • #12
    Usuário Avatar de Luca
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    Valeu, Marcelo! Sei exatamente onde fica. Boa dica. Obrigado. []´s
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