x
Convex Datacenter
Página 18 de 33 PrimeiroPrimeiro ... 8910111213141516171819202122232425262728 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 205 a 216 de 385
  • #205

    Pneus lameiros - Marcelo Leitão




    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Não sei não viu Marcelo, se vc considerar só tamanho sem considerar peso, pode até ser, mas o peso de um recapado é tão ou maior que um mud lonado... E torque, relação etc... tb são afetados...

    Rodrigo, já escrevi alguns artigos sobre pneus x tamanho x peso... mas vamos lá.

    A diferença de peso de um pneu novo lameiro para um reformado lameiro é entorno de 2 quilos, ou menos que 12%. Esta diferença representa (a meu ver) muito pouco para se falar em aumento do desgaste de componentes mecânicos, direção, freio, etc...

    VEja por exemplo o que acontece quando um motorista ou um piloto pesa 60 Kg e o outro 120 Kg, Ou quando colocamos 100 ou 200 Kg de carga em uma camionete...

    Nada acontece. OU seja 2 Kg a mais em um pneu é insignificante.

    Mas quando aumentamos o diâmetro do pneus de 78 cm para 82 cm, ai sim muita coisa acontece. A perda de torque é imensa.

    Em resumo o que faz a grande diferença é o tamanho do pneu, a altura. A largura pouca diferença faz.


    Explica o que vc acha que é trilha e depois fale do que acha melhor. Do jeito que tá, tá muito generalizado e falar que pneu mud, at, lonado ou recapado é bom ou ruim, fica sem sentido.


    Não falei que mud ou rformado é bom ou ruim... Os pneus novos, na sua maioria são limitados em relação a off road pesado. Os Mud tem de 14 a 16 mm de profundidade enquando os reformados tem 18, 21 e até 25mm como os VJ910. O refromados a quente e os 3K chegam a 27 mm.

    A distância dos gomos dos pneus novos é de 1 a 2 cm. Os pneus reformados é de 3 a 5 cm.

    A diferença na lama é enorme.

    Poucos trilheiros de verdade usam pneus lameiros novos para trilhas pesadas. Isso porque os pneus não prestam para lama de verdade.

    Mas se o uso for para rallyes de regularidade, um pneu Mud irá atender sempre que não estiver chuvendo.

    A prova de Paty do Alferes do carioca off Road não precisave de pneu. Nemd e 4x4. Qualquer Ecosport, fusca e Brasília faria aquele trajeto. Não tem mais trilha de verdade nas provas de regularidade... Mitsubishi ou Copa Troller...


    Eu continuo achando que pneu é pra cada caso. Não existe uma fórmula certa e no meu conceito, acho os muds de fábrica e lonados as melhores escolhas.

    Pergunta isso para qualquer jipeiro do Paraná, SC ou RS.


    Acho que nas trilhas da maioria dos frequentadores do fórum, lamas profundas que exigem que o pneu cave em vez de passar por cima são uns 5%? É sobre isso que está falando?


    Sim, também estamos falando disso. Tenho clientes que compram pneus agressivo para deixar o Jeep, o Troller bonitos.

    Mas não posso vender um pneu MT para um jipeiro iniciante e falar pra ele que ele estará calçado para trilhas. Na primeira saída com chuva ele vai atolar, ou escorregar e bater no barranco.

    Abs
    Pra mim, pneu Mud é o mínimo. Tem gente que acha que um pneu AT já é o suficiente.

    É por isso que classifico pneus de 0 a 5. E o Mud é 2.

    Mas existe guincho pra quem usa pneu Mud. Tem os amigos pra puxar.

    Vou dar um exemplo que costumo dar para meus clientes, para ajudar eles a decidirem sobre pneus...

    Um pescador que mora em São Paulo Capital, tem um sítio no Pantanal, na beira do rio, onde ele pesca 5 x por ano. Ele quer colocar um pneu na Ranger dele para chegar no sítio sem precisar chamar o trator ou andar os 5 Km de estrada cheia de lama que ele enfranta pra chegar no sítio.

    mas o pescador anda 99% do tempo no asfalto. Vai pro trabalho com a camionete... e são 1000 Km até o sítio.

    Não tem escapatória. Se ele quiser chegar de Ranger no sítio dele, sem a ajuda do trator, ele tem que por um pneu tipo Mud.

    Não importa se ele anda 99% no asfalto.

    Vc tem que equipar sua viatura para o pior trecho a ser enfrentado, mesmo que seja 5 Km, ou então atolar e andar a pé.

  • #206
    Beleza Marcelo,

    Temos opiniões diferentes

    Acho que vc está muito focado em um público específico e fazendo dele referência. Mas essa é sua opinião e eu respeito isso.

    Abs

  • #207

    Quem precisa de pneu lameiro

    Rodrigo e PessoALL,

    Sim!

    Muita gente por aí tem Jeep, Jipe 4x4, Pick-up 4x4 e na verdade não usa. Ou não precisa usar.

    Conheço muita gente que nunca ligou a reduzida, nem sabe o que é bloqueio, etc.

    Já fiz mais de 80 ralis de regularidade, que até 5 anos atrás eram chamados R.A.I.D, e desses somente 10 com chuva, onde os pneus super lameiros que eu sempre usei fizeram a diferença.

    No sábado passado em Paty, um amigo correu de TR4 com pneu liso e careca. E passou em tudo. OU seja em nada, porque não houve nenhum obstáculo.

    Este é o padrão dos ralis de regularidade no Brasil hoje. Admito. É a realidade.

    Nos mais de 40 rallyes de velocidade que disputei, apenas 5 ou 6 com chuva. E mesmo assim apenas em 2 pneus fizaram a diferença. Em Ouro Preto 2007 3 Pálios tinham pneus de chuva os outros 10 carros não tinham. Andamos 2 a 3 minutos na frente dos outros. mas é raro. Inclusive tenho 4 pneus 175/65R14 Yokohama Ao31 de chuva semi-novos que estou vendendo quase de graça por apenas 200,00 cada.

    Inclusive existem trilhas tão pesadas que com chuva mesmo com o pneu mais agressivo do mundo vc irá atolar em alguns lugares. Já fiz telégrafo de Fronteira e mesmo assim usei muito guincho.

    E ainda admito que as situações onde os pneus fazem as diferença são raras, 3 a 5% dos obstáculos. Algumas trilhas mais pesadas.

    Mas na chuva, qualquer estrada de terra demanda um pneu lameiro. Em Minas Gerais com chuva pneus Mud é pouco.

    Entendo a sua opinião também.

    Do mesmo jeito que existe pneus 1,2,3,4 e 5 ou 10, 20 , 50 90% on e off road, também existem jipeiros 1,2,3,4 e 5.

    Do light ao hard-core.

    Engraçado é que nas motos não existe isso. 100% dos trilheiros, endureiros ou o pessoal do Supercross usam pneus Cross tipo bistoito com 21mm de gomo e 4 cm de espaço entre eles e ponto final. Interessante né?

    MEu pneu do dia a dia no Jeep é um 265/75R16 Cross
    Na L-200 uso o VJ900 pra tudo, viagens para SP, ES, BA, raid, trilha... tudo
    tenho ainda um jogo de 35x13,5R16 para quando fazia provas de DEsafio ou Rock crawling,
    mas ficaram pequenos para as provas de hoje. E na lama tem melhores que o Mudzilla como o VJ910. Assim que achar umas carcaças 315/75R16 mudo para o VJ910.

    Quem tiver carcaça boa 305/70R16 ou 315/75R16 estou comprando.

    Abraços pneumáticos a todos...

    Marcelo Leitão

  • #208
    Citação Postado originalmente por Marcelo Leitão Oliveira Ver Post
    Engraçado é que nas motos não existe isso. 100% dos trilheiros, endureiros ou o pessoal do Supercross usam pneus Cross tipo bistoito com 21mm de gomo e 4 cm de espaço entre eles e ponto final. Interessante né?
    Marcelo, no cross andam em um único tipo de pista. E por isso o uso de pneus de cross é o que vira. As fábricas que correm lá fazem o melhor pneu pra aquele tipo de terreno e existem variações sim. Uma pra cada tipo de pista.

    Quando a pista está mais seca, pneus com cravos diferentes, por exemplo. A bridgestone ou pirelli vendem pneus assim no brasil. Quando eu fazia trilhas de moto, além do espaçamento e altura dos cravos, tinha as laterais mais pra fora ou não. Dependia se a trilha era de lama ou estava numa pista. E vc podia andar de mousse, câmara ou sem câmara... Tudo variando desempenho.

    E as motard? Andam em pista de terra com pneus aonde o meio é frisado e a lateral lisa (atrás) ou tudo liso... 3 áreas de contato e 2 compostos. Um pneu para cada tipo de uso

    Abs
    4X4 Brasil

  • #209
    Eitcha....o bicho tá pegando!

    Opinião pessoal!

    Rodei pouco mais de 200 MIL km com minha F-1000 usando pneus MUD (BFG KM1, Kumho KL71, Bull, Firestone atx 23 graus, VJ900) e posso dizer que mesmo meu uso sendo 70% asfalto e 30% off road incluindo trilhas, dia a dia em estradas cascalhadas, estradas de fazenda etc, os pneus que estão mais me agradando são os Firestone Destination A/T !!!!

    Vou explicar:

    No day use, são macios, agarram bem, andam bem no asfalto seco/molhado, no cascalho seco/molhado e até em atoleiros de estradas. Ainda n~so fiz trilha com eles e acho que vão dar trabalho, mas....tenho um segundo jogo MUD se for preciso!

    Ah, medidas utilizadas: 33x12,5R15, 31x10,5R16, 7.50-16, 31x10,5R15, 235/85R16 (VJ900) e agora os 265/75R16.

    Ainda acho que para ATOLEIROS, pneus altos e fnos são os ideais. Para as demais aplicações, cada caso é um caso.

    Adoraria ter pneus 33x10,5R15 ou 35x10,5R15 MUD mesmo, que limpassem decentemente sem precisar de um V8 com câmbio auto debaixo do capô.

    Enfim, My 2 cents.

    abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #210
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Eitcha....o bicho tá pegando!


    Só tenho minha opinião. Cada um tem a sua

    Respeito a opinião do marcelo e a experiência que ele tem, mas a minha me diz outra coisa. Só

    Abs

  • #211
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0
    É interessante citarem o vj900, que é um excelente desenho, mas não pra barro vermelho!

    Se vc pega uma trilha pasto, com risco zero de precipício e barranco, vc acelera bastante e o pneu eventualmente limpa! Qualquer tipo de barro! O preto é mais ralo o vermelho impregna, mas em velocidade sai! Agora vc pega uma trilha, uma estrada que recentemente desceu barranco, pegou a segunda camada de terra, q é o famoso barro vermelho, em que velocidade alta é fora de questão, com um pneu que há dificuldade pra limpar! Em alguns domingos atrás que queria visitar algumas áreas rurais ainda um pouco isoladas, eu vi o quão o vj900 é ineficiente em barro vermelho, no veículo em que estava instalado, a camada de lama era tão grotesca q havia 1 polegada de lama até o gomo, e aproximadamente 2 polegadas até o sulco do pneu!

    Gosto da medida 7.50 que ele pega tração mais embaixo onde o terreno ainda é mais firme(as vezes).

    A lama aqui tá braba, pena que teve vir acompanhada de tanto infortunio! Se eu tivesse usando pneu 6.00 16 tenho certeza que barraria nos diferenciais, pneu largo nem pensar!

    Quanto a resposta do samukanvas, concordo que é uma questão de gosto pessoal, afinal o pneu só é bom quando o braço do jipeiro tb é bom! Mas o desenho é sempre bom pra alguma coisa e ruim pra outra, eu só levantei essa questão pois gostaria de saber qual é o melhor recape pra pneus finos que andaria bem em barro vermelho! Quanto a pneu largo se meu jipe estivesse ignorante eu pensaria em um pneu largo afinal esteticamente é mais bonito, e bom pra curvar no asfalto!

    Mas prefiro apostar ainda em um pneu fino, meu medo, é ficar um cavador, e chegar numa travessia de um rio e... imaginem um pneu cavador em areia de rio! Então vou pegar um treco acho q com cravas laterais será suficiente! Apesar q eu acho q o peso do jipe não será suficiente pra isso, como aconteceria facilmente com uma band, ou outro veículo pesadão!

    Bem vou lendo e relendo tópicos, vendo fotos de outros jipes, vídeos de atoladas, e decidirei apenas quando for comprar, mas não demorará muito!

    Obrigado pelas respostas!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #212
    Ola pessoal,

    Bom a uns dias atras deixei um post refernte a duvida sobre os pneus a comprar para o troller 2008, duvida entre os Bf GoodRich Mud Terrain 32" x 11.50" ou 33" x 10.50".
    Pois é acabei de comprar os Mud Terrain Km2 33" x 10.50", pos ficaram super bem no troller. Não senti diferença nas saidas e velocidade final ficou mais alto pelo tamanho da roda.
    Apesar dos pneus serem finos em comparação aos 33" x 12.50, o troller ficou lindo. Estou doido para ver mesmo a diferença nas trilhas com pneus altos e finos.

  • #213
    Juliano,

    Sem querer abusar você poderia dizer onde comprou os 33x10,5 e quanto custaram?

    tks
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #214
    Fala Maxdelta, tudo bom? Vou pegar um gancho nas suas considerações para conversar um pouco sobre pneus largos, ok?

    Citação Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    Quanto a pneu largo se meu jipe estivesse ignorante eu pensaria em um pneu largo afinal esteticamente é mais bonito, e bom pra curvar no asfalto!
    Esteticamente tb acho, mas o pneu mais largo te dá mais pegada e mais pegada te dá aderência lateral, estabilidade em inclinações etc.... e distribui o peso do jipe por uma área maior. Como vc mesmo disse, pneu fino tende a alcançar o fundo da lama mais cedo, mas reze para essa lama ter fundo , ou o pneu largo seria mais vantajoso.
    Mas prefiro apostar ainda em um pneu fino, meu medo, é ficar um cavador, e chegar numa travessia de um rio e... imaginem um pneu cavador em areia de rio! Então vou pegar um treco acho q com cravas laterais será suficiente! Apesar q eu acho q o peso do jipe não será suficiente pra isso, como aconteceria facilmente com uma band, ou outro veículo pesadão!
    Pneu fino distribui todo o peso numa "pegada" menor, então a tendência é afundar mesmo. Numa toy seria bom levar umas bóias pra atravessar esse rio

    Abs

  • #215
    Acho que podemos falar um pouco de motores (peso x potênicia) X pneus largos, além de andar mais rápido (mais giro) ou mais devagar.

    O bom é velho ponto dos pneus que limpam com mais facilidade e os que não limpam ou precisam de mais giro pra limpar.

    Como gosto de andar devagar e não sou muito amigo de dar motor demais pra passar, os pneus com gomos espaçados, que limpam bem sempre me chamam mais a atenção.

    Acho que a prosa está bem boa por aqui!

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #216
    Também fiquei interessado neste pneu 33x10,5, pego muita estrada, quero aumentar a relação da minha Band, mas sem o risco da aquaplanagem.

    Alguém sabe onde achar?!

    Valeu!

    Abs
    BAND "Tonha" 93, curta, aço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade