x
Convex Datacenter
Página 10 de 33 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617181920 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 385
  • #109

    Ajuda de um engenheiro




    São tantos detalhes para comentar...

    Mas primeiro gostaria de dizer que não estou aqui para simplemente defender o pneu reformado. Até mesmo porque hoje em dia 90% dos pneus que vendo são novos, sejam on ou off road. A Maneco Pneus tem uma grande variedade de pneus lameiros novos. E também porque infelizmente estou com uma fila de clientes que querem algumas medidas de modelos de pneus agressivos reformados mas estou com grandes dificuldades de selecionar e comprar carcaças adequadas. Dentro dos padrões são raras.

    Dito isso...

    Sobre pneus reformados existem colocações opostas sobre pneus feitos na Europa e pneus de caminhão e pneus on road que só podem ser verificadas através de dados e pesquisas e depoimentos. Se a fonte dos dados forem as associações de reformadores a fonte pode ser questionada. Se for dos fabricantes de pneus novos idem...

    Realmente não conheço no Brasil nenhuma empresa transportadora que NÃO reforme pneus. Nenhuma. Até as de transporte de carga perigosa e combustíveis reformam. A leis no mundo inteiro permitem. A informação de haver empresas que não reformam é nova pra mim. Se existir peço desculpa da minha colocação, mas não mudaria o fato de que a maioria esmagadora refroma.

    Pneus novos utilizados de forma inadequada são perigosos, tanto quanto pneus reformados. Um exemplo que gostaria de dar é o alto índice de estouro e deslocamento que as F350, Ducato, Sprinter, vans e carretas que trafegam acima do peso e da velocidade têm. Estes veículos vem equipados com pneu sub-dimensionados ou muito perto dos limites de peso e velocidade. Quem abusa um pouco ou calibra errado, fica fora do limite e tem problemas. O mercado e os usuários sabem na pele.

    O Pedro Bachir comenta que sentiu grande diferença entre o 750x16 Fronteira e o 265/75R16. Claro que sim um tem 77 cm de diâmetro e o outro 81 ou 82 dependendo da carcaça e da banda utilizada na reforma. 5 ou 6 cm é muita coisa. Muito mais do que 5 ou 6 quilos a mais. Sobre este assunto só tenho minha experiência e algum conhecimento de física para me embasar. Tnho certeza que um engenheiro mecânico bem CDF poderá fazer uma demostração matemática que comprove que o diâmetro afeta tremendamente mais as relações de força de um veículo que que sua largura. Não estou falando que a largura não afeta. Estou falando que a influência de altura afeta 5, 10 20 vezes mais do que a largura ou o peso.

    Um bom exemplo real aconteceu no campeonato de rallye de velocidade. Até 2003 o padrão dos Pálios, Gols, 206, etc. era usar pneus Yokohama medida 185/65R14 (596mm). Em 2004 apareceu a medida 175/65R14(583mm). Este pneu menor se mostrou de 2 a 3 segundos mais rápido nas especiais do que o anterior. O padrão hoje é 100% 175/65R14.

    Nas pistas diferenças de gramas de peso do conjunto roda+pneus, ou mesmo da carroceria significam décimos de segundo em cada volta. Até o peso do piloto conta. E conta muito. Utilizar pneus de tamanho diferentes seja em altura ou largura é impensável. No WRC se varia a largura, a altura ... nunca.

    PEço ajuda para um engenheiro/matemático corroborar minhas colocações... ou refutá-las.
    O pessoal do ITA, o pessoal dos projetos dos Mini-Baja sabem bem desses cálculos.

  • #110
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    O Off-set da roda é determinante na resistência do eixo?

    Também não sei dizer com certeza.
    Off-set que posicionam o pneu mais para o lado externo do veiculo, assim como os espaçadores, forçam o semi-eixo. Se for necessário, utilize eixos maiores.

    HERCILIO NETO

  • #111
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcelo Leitão Oliveira Ver Post
    O Pedro Bachir comenta que sentiu grande diferença entre o 750x16 Fronteira e o 265/75R16. Claro que sim um tem 77 cm de diâmetro e o outro 81 ou 82 dependendo da carcaça e da banda utilizada na reforma. 5 ou 6 cm é muita coisa. Muito mais do que 5 ou 6 quilos a mais. Sobre este assunto só tenho minha experiência e algum conhecimento de física para me embasar. Tnho certeza que um engenheiro mecânico bem CDF poderá fazer uma demostração matemática que comprove que o diâmetro afeta tremendamente mais as relações de força de um veículo que que sua largura. Não estou falando que a largura não afeta. Estou falando que a influência de altura afeta 5, 10 20 vezes mais do que a largura ou o peso.

    Um bom exemplo real aconteceu no campeonato de rallye de velocidade. Até 2003 o padrão dos Pálios, Gols, 206, etc. era usar pneus Yokohama medida 185/65R14 (596mm). Em 2004 apareceu a medida 175/65R14(583mm). Este pneu menor se mostrou de 2 a 3 segundos mais rápido nas especiais do que o anterior. O padrão hoje é 100% 175/65R14.

    Nas pistas diferenças de gramas de peso do conjunto roda+pneus, ou mesmo da carroceria significam décimos de segundo em cada volta. Até o peso do piloto conta. E conta muito. Utilizar pneus de tamanho diferentes seja em altura ou largura é impensável. No WRC se varia a largura, a altura ... nunca.
    como eu disse em minha mensagem, o 7.50 tinha 31,5" medidos na trena (eram recapados e não maggion) e o 265 tem 32" tb na trena, 12,7mm de diferença no diâmetro, ou 6,4mm no raio, o que da uma diferença na força aplicada no solo de 1,6%...

    No livro do Canale sobre dinâmica veícular eu acho que tem a fórmula para calcular a resistência ao rolamento em solos deformáveis, depois volto com a resposta....

  • #112
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Bom, o Canale não tem a formula não, mas encontrei no meio das minhas coisas um artigo "ESTUDO DA INTERAÇÃO PNEU-SOLO PARA VEÍCULOS FORA-DE-ESTRADA" de um ex-bajeiro da POLI USP...

    A formula pra calcular o torque que deve ser aplicado para vencer a deformação do solo depende tanto do diâmetro quanto da largura do pneu como pode ser visto na formula em anexo...

    se quiserem eu anexo o artigo completo...

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -interacao-pneu-solo.jpg  

  • #113
    Pedrão,

    Esqueceu das variáveis do vento e da humidade da lama no momento inercial.

    Então acrescente na fórmula \oint_{C} x^3\, dx + 4y^2\, dy aonde oint_ é a integral do coef do vento medidos em instrumento.

    e \int_{-N}^{N} e^x\, dx \,\! aonde N é a variável de humidade encontrada por decigrama (mato fora) do peso absoluto.

    Abs



  • #114
    " segundo os axiomas de Unfton, tudo vai depender da redundância cíclica do postãmbulo ".....
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #115
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #116
    Muita variável.
    Se fosse fácil, daria pra fazer uma pista de teste e ir medindo estas interações, o q não é possível, a não ser via FEA, e olhe lá.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #117
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    hahahahahaha

    fala turma!

    são muitas variáveis, mas eu não tenho intenção nenhuma de calcular a resistência ao rolamento....

    Olhando na formula, pode-se ver que a largura do pneu multiplica todo o resto da equação, então percebe-se que tem uma influència muito grande na resistência ao rolamento, comprovando o que falei a respeito do meu jeep ter ficado chocho na lama... é verdade q aumentando a largura, mudaria os outros parametros que dizem respeito à penetração (ui) do pneu no solo, mas no caso, com certeza influenciaria menos que a largura....

    minha conclusão: no meu caso, q nã otenho motor suficiente, o pneu estreito era melhor em alguns tipos de lama liguentos, pois eu entraria de 2ª reduzida por exemplo, com mais inércia e ainda sim teria potência pra limpar os pneus, agora tem q ser 1ª reduzida....

    mas em compensação, nas erosões, q é o tipo de trilha q mais gosto, esses pneus dão de 10x0 no 7.50...

    apesar q o frontiera não é tão favorável a esse tipo de trilha quanto um storm por exemplo...

    []'s

  • #118
    Pedro,

    Eu tenho exatamente a mesma "impressão", onde pneus finos e altos vão mehor no barro do que os mais largos, e que demandam menos motor. MAS ISSO É A MINHA IMPRESSÃO!

    Não estou falando de erosões, areia nem pedras.

    My 2 cents!.

    In time. Algo que ainda não abordamos por aqui foi prós X contras de pneus radiais X convencionais com desenhos off road, como os maxxis de competição, interco e afins. Deixo a "lebre no ar" para os experts comentarem. Vale incluir baixissimas calibragens, bead locks e o que mais acompanhar!

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #119
    Usuário Avatar de Paulo1234
    Entrada
    28/11/2007
    Local
    Lages/SC
    Idade
    44
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    também vou dar meu pitaco baseadono que vejo na pratica... pneu largo desliza mais e patina mais que fino...

    (mesmo desenho)

  • #120
    Pessoal,
    tanto a largura como a altura do pneu correta, varia de acordo com motor, desenho do pneu, entre outros. Por exemplo: um carro como uma Troller, com motor forte, nao pode rodar com um pneu fino pois nao irá aproveitar todo o poder do motor devido a falta de aderencia no solo, ja um carro com motor inferior, nao poderá ter um pneu largo pois irá "matar" o motor.

    a altura é outra característica que varia muito com o carro, normalmente quanto mais alto o pneu, melhor, pois vai impedir o carro de bater a parte de baixo no solo, atolando mais fácil, assim como a largura, nao podemos exagerar pois irá comprometer o rendimento do motor.

    Um tópico praticamente nao avaliado por ninguém, o desenho do pneu é tao importante quanto os demais fatores acima. de nada adianta termos um carro com um ótimo motor, pneus adequados e um desenho ruim. Quem tem um pneu agressivo, com um desenho 100% Off-Road sabe da importância que o desenho de um pneu tem.

    Grande Abraço a todos.
    Atenciosamente,
    Roger Chassot

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade