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  • #1
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    AP 2.0 - Luz do óleo acende em baixa rotação






    olá, há muito tempo venho tentando postar meu problema neste fórum, finalmente agora estou conseguindo, todos os problemas aqui citados tem a ver com meu problema tb.

    Vamos ao problema.
    motor AP 2.0 gasol.

    1 - Com uma fumacinha na descarga, pouca quase imperceptível. (mais gosto das coisas 100%). Mandei reparar geral, para corrigir este problem, veja o que aconteceu depois disso.

    2 – Agora, quando o motor esquenta(à temperatura de dispara a ventuinha) a luz do óleo se acende.

    3 - O mecânico abriu retificou, trocou bomba, óleo, pistãos, juntas, até velas, etc. tudo que era necessário para deixá-lo novo de novo.

    4 - Agora, depois de tê-lo mexido no motor, ficou com este problema.

    5 - Já verificou fiação, filtro, cebolinha do óleo, mais não tem jeito. (2ª vez que abre o motor e não acha nada) todas as medidas certas.

    6 - Faz pouco tempo que fiz o motor ele é zerinho,

    7 - Acontece que esquentou (temperatura de disparar ventuinha) a pressão cai e a luz do óleo acende, só apaga quando eleva para alta rotação (acelerando).

    8 – O mecânico abriu novamente o motor que ele já havia feito, não encontrou nada de errado medidas todas certa e agora?

    9 - Esse experiente forum fala na tal válvula de bypass, mais meu mec disse que nesse motor não tem, porque alguns motores não vem com essa válvula que fica junto do filtro de óleo.

    10 – É verdade? Alguém tem uma luz? Vc tem uma luz?

    11 – Meu mec. Disse que estão entupidos 2 dos 4, uns tals de jeet cooler, (esguinchos) que bombeia óleo para dentro do motor. São quatro parafusos com os jeet coller. Obs.: essas peças não se encontra em nenhum lugar no mercado. Pedir da fábrica e vai fazer séculos sem respostas. Mais talvez não seja isso né.

    Muito agradecido antecipadamente, vcs são dez, é muito bom compartilhar com quem entende o que fala.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por evandro421197 Ver Post

    olá, há muito tempo venho tentando postar meu problema neste fórum, finalmente agora estou conseguindo, todos os problemas aqui citados tem a ver com meu problema tb.

    Vamos ao problema.
    motor AP 2.0 gasol.

    1 - Com uma fumacinha na descarga, pouca quase imperceptível. (mais gosto das coisas 100%). Mandei reparar geral, para corrigir este problem, veja o que aconteceu depois disso.

    2 – Agora, quando o motor esquenta(à temperatura de dispara a ventuinha) a luz do óleo se acende.

    3 - O mecânico abriu retificou, trocou bomba, óleo, pistãos, juntas, até velas, etc. tudo que era necessário para deixá-lo novo de novo.

    4 - Agora, depois de tê-lo mexido no motor, ficou com este problema.

    5 - Já verificou fiação, filtro, cebolinha do óleo, mais não tem jeito. (2ª vez que abre o motor e não acha nada) todas as medidas certas.

    6 - Faz pouco tempo que fiz o motor ele é zerinho,

    7 - Acontece que esquentou (temperatura de disparar ventuinha) a pressão cai e a luz do óleo acende, só apaga quando eleva para alta rotação (acelerando).

    8 – O mecânico abriu novamente o motor que ele já havia feito, não encontrou nada de errado medidas todas certa e agora?

    9 - Esse experiente forum fala na tal válvula de bypass, mais meu mec disse que nesse motor não tem, porque alguns motores não vem com essa válvula que fica junto do filtro de óleo.

    10 – É verdade? Alguém tem uma luz? Vc tem uma luz?

    11 – Meu mec. Disse que estão entupidos 2 dos 4, uns tals de jeet cooler, (esguinchos) que bombeia óleo para dentro do motor. São quatro parafusos com os jeet coller. Obs.: essas peças não se encontra em nenhum lugar no mercado. Pedir da fábrica e vai fazer séculos sem respostas. Mais talvez não seja isso né.

    Muito agradecido antecipadamente, vcs são dez, é muito bom compartilhar com quem entende o que fala.
    Bom dia, desde a hora que li o título do tópico eu já sabia qual era o problema.

    Vamos lá, mande desmontar o motor novamente e:

    1- retirar dois selos(tampinhas de metal) que tem logo acima do eixo intermediário, um está na frente e outro atrás do bloco;

    2- após retirá-los passe um arame grosso atravessando o bloco pra retirar uma possível limalha ou borra de oleo que esteja obstruindo o duto de lubrificação.

    Observe que neste duto é onde vão fixados os 4 jet cooler, mais conhecidos como borrifadores de óleo.

    3 - remova também os borrifadores e observe se há alguma obstrução(entupimento) neles e nos parafusos de fixação, utilize um arame mais fino. Se não tiver jeito substitua os quatro.

    4 - Passe o arame também nos canais de lubrificação dos mancais em direção ao duto principal.

    Caso tenha encontrado obstrução nesses pontos causada por limalha ou borra de óleo é esse o problema do seu motor, após o serviço descrito acima lave o bloco com játo dágua de alta pressão observando se sai agua nos furos dos mancais e lave os borrifadores + parafusos com gasolina ou thinner.

    Sobre essa história de não encontrar os borrifadores pra vender eu não acredito pois tenho eles aqui na minha loja, o código VW é 053 103157A INJETOR DE ÓLEO, consulte numa revenda VW que vc vai encontrar sim.

    Agora é só colocar novos selos pra fechar o duto principal, tem pra vender em autopeças, a medida é 12,20mm, daí montar o motor novamente

    []'s

  • #3
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    Lembrei de outros detalhes, antes de desmontar novamente o motor verifique aqui na tabela a pressão de óleo indicada para esse motor:
    Tabela Pressão de óleo


    Peça pro seu mecânico testar com um manômetro de pressao, se ele não tiver leve numa oficina que tenha ou consiga um emprestado pra conferir.

    Se estiver abaixo da especificação recomendada aí sim, é questão de desmontar o motor e desobstruir os canais de lubrificação.

    []'s

  • #4
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    Elmer, e quanto a tal válvula de alívio, que o mecanico disse que não tem nesse motor o que vc me diz...veja foto na figura que achei na net....

    Obviamente esse motor deve ser diferente do meu até porque o formato do cárter é diferente, mais vc sabe precisar se esse motor meu ap 2.0 ten a tal válvula.....

    Em caso positivo vc tem essa válvula ou o código dela aí...
    4X4 Brasil Razão: adendo

  • #5
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    vi na net que todo sistema de lubrificação tem esta tal válvula no momento nao estou conseguindo o site para eu te mostrar, mais e aí, o que vc acha..

  • #6
    Usuário Avatar de Marcos Vaz
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    Unhappy Mesmo problema

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Lembrei de outros detalhes, antes de desmontar novamente o motor verifique aqui na tabela a pressão de óleo indicada para esse motor:
    Tabela Pressão de óleo


    Peça pro seu mecânico testar com um manômetro de pressao, se ele não tiver leve numa oficina que tenha ou consiga um emprestado pra conferir.

    Se estiver abaixo da especificação recomendada aí sim, é questão de desmontar o motor e desobstruir os canais de lubrificação.

    []'s
    Amigo Elmer, estou com o mesmo problema do Evandro. A luz do oleo acende quando o moro esquenta um pouco, sendo que meu motor é 1.8, carburado, não tem os injetores de oleo para refrigeração das bielas e está adaptado em uma Sportage.
    Já troquei bomba de oleo, e bubo de preção, mas não resolveu. O motor não esquenta mas a luz acendendo é uma coisa que incomoda.
    O que devo fazer?

    Obrigado

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Marcos Vaz Ver Post
    Amigo Elmer, estou com o mesmo problema do Evandro. A luz do oleo acende quando o moro esquenta um pouco, sendo que meu motor é 1.8, carburado, não tem os injetores de oleo para refrigeração das bielas e está adaptado em uma Sportage.
    Já troquei bomba de oleo, e bubo de preção, mas não resolveu. O motor não esquenta mas a luz acendendo é uma coisa que incomoda.
    O que devo fazer?

    Obrigado
    Ja testou com um manômetro pra aferir se a bomba está atingindo a especificação ideal ?

    O motor faz algum barulho estranho ?

    Troca oleo e filtro com que frequência ?

  • #8
    Usuário Avatar de Marcos Vaz
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    Amigo, ainda não usei o manômetro.
    O motor não faz barulho algum que não seja o seu barulho normau.
    Nos últimos dois meses já troquei bomba de oleo, bubo de oleo, filtro e o oleo propriamente dito umas três veses.
    O engraçado é que com esta perda de preção o motor deveria estar aquecendo, ou estou enganado? Mas ele não está.
    Será que devo varetar os dutos de oleo?

    Abraços

  • #9
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    a tal válvula de alívio by pass

    agora sim a foto que editei
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -valvula-de-alivio.jpg  

  • #10

  • #11
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    preço do injetor de óleo motor vw

    muito bem Elmer, nas minhas andanças pelas oficinas agora à tarde eu perguntei a um mecânico a respeito da tal válvula e ele abril a parte agregada que fica o filtro e foi realmente confirmada que este motor 2.0 ap nao tem essa tal válvula de alívio.
    Entretanto, quanto aos Injetores de óleo ele terá que abrir o cárter para ver se está realmente entupido.
    Procurei tais injetores nas lojas mais renomadas de auto-peças e até desmanches ninguém tem. Sabem o que é mais não tem.
    Você disse que tem aí na sua loja, qual o preço? sedex para 45-045-090. Forma de pagamento
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -injector.jpg  
    Imagens Anexas

  • #12

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