
Postado originalmente por
MarBO
Pessoal
Recebi este email e achei interessante e coerente e resolvi divulgar aqui.
TRUQUES PARA ABASTECER O VEÍCULO
O autor deste texto trabalha numa refinaria a 31 anos. Assim que você
levar a
sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará
a aproveitar ao
máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Espero que lhe sejam
proveitosos.
*1º Truque:* Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A
temperatura
ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm
seus depósitos
debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do
diesel é menor. O
contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os
combustíveis tendem
a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde
ou ao anoitecer,
o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria
petrolífera a
gravidade específica e a temperatura de um solo têm um papel muito
importante. Onde
eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é
cuidadosamente controlada
no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no
depósito
(cisterna) do caminhão seja exato.
*2º Truque:* Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a
pistola ao máximo
(pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se
exerça sobre a
pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
modo mais lento e
poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e
a maior parte
do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as
mangueiras vertedoras
de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
apertando
a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no
tanque do
seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado,
volta pela mangueira
de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os
postos
consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba
pagando como se
tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no
tanque pagando
mais dinheiro.
*3º Truque:* Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais
combustível
tenha no tanque, conseqüentemente menos ar há dentro do mesmo. O
combustível se
evapora mais rapidamente do que você pensa, principalmente com o balanço
do carro.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no
interior, mantendo o
ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao
mínimo.
*4º Truque:* Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
sendo reabastecido
e nem imediatamente depois. Se chegares ao posto de combustíveis e vê um
caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
ou os acaba
de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer
os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com
que o combustível
ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco
de abastecer
seu tanque com combustível sujo.