x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
    Usuário
    Entrada
    11/08/2004
    Agradecimentos: 0

mudança de marchas - manual ou automático?

Qual a opinião de vc's em relação ao sistema de mudança de marchas automática e a manual?
    É fato que o automático é mais confortável, tanto na estrada como na cidade... Ja onde é necessario um maior controle de aceleração/freagem/tração, como nas corridas de velocidade - rally,etc, o manual é o mais utilizado... mas, e no uso off-road (médio a pesado), como o automático se sairia? Poderia dar problemas de funcionamento pelo excesso de barro? Pelo excesso de água?
    No Brasil, a tradição sempre foi o manual, mas agora temos a opção câmbio automático da L200 sport hpe.
    Já nos EUA (berço do off-road), como tb na Australia (que tb tem uma cultura forte de off-road), o automático é usado normalmente no off-road (só não sei se no pesado tb o é?!).
    Qual é a opinião de vc's??

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Hugo,
    Eu prefiro o manual. Você manda no carro. Você pilota 100%. Não tem chip dizendo que é hora de trocar marcha, não tem retardo na troca, nem perda de potência no conversor. Prá alguns casos específicos como altas reduções e baixíssimas velocidades, se justifica. No mais, é conforto.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Qual a opinião de vc's em relação ao sistema de mudança de marchas automática e a manual?
    O automático é muito melhor... coisa que só quem já usou ambos pode falar. Mas o importante não é a troca de marchas em si, mas o fato de ter o conversor de torque.
    A troca de marcha não só pode ser feita manualmente, como deve ser feita.
    O que acontece é que quem não conhece acha que por ser automático não tem que cambiar... erra justamente ai.
    Para o uso tranqüilo e normal pode deixar de cambiar, mas para o uso mais serio tem que cambiar.
    Ai quem não conhece pode não gostar ou não achar bom, pois não sabe usar...
    É fato que o automático é mais confortável, tanto na estrada como na cidade... Ja onde é necessario um maior controle de aceleração/freagem/tração, como nas corridas de velocidade - rally,etc, o manual é o mais utilizado...
    No fora de estrada o automático é que permite muito maior controle e com maior facilidade. Já que pode ficar com um pé no acelerador e outro no freio. A troca de marchas pode ser feita sem perigo em subidas e decidas. O que não deve ser feito nos mecânicos.
    Além disso, o automático permite acelerações muito mais suaves quando necessário.
    O manual é usado em competições por o rendimento mecânico é normalmente superior.
    mas, e no uso off-road (médio a pesado), como o automático se sairia?
    Quanto mais pesado mais vantagem para o automático.
    Poderia dar problemas de funcionamento pelo excesso de barro? Pelo excesso de água?
    Não justamente o contrario.
    Já que não vai ter a embreagem para dar problema. Algo fundamental em trechos alagados.
    No mais o automático ainda filtra trancos que ajudam na vida útil de toda linha de transmissão.
    O pessoal que corre o Trial ou usa automático ou quer usar...
    No Brasil, a tradição sempre foi o manual, mas agora temos a opção câmbio automático da L200 sport hpe.
    Já nos EUA (berço do off-road), como tb na Australia (que tb tem uma cultura forte de off-road), o automático é usado normalmente no off-road (só não sei se no pesado tb o é?!).
    Tem muitos outros automáticos off-road por ai...

É isso mesmo Wallace, quando eu falava isso ninguém acreditava. Que saudade que tenho da minha Cherokee Sport...
    L200 Triton AT 3.2 2010

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem