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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Relação em automático




    Fala gente,

    Como bom desocupado e $falido$ que se preze, andei fazendo uns cálculos, de acordo com o que achei, cheguei aos seguintes números pro V8, em terceira marcha (1:1), com as seguintes relações e pneus.. agora, como faço pra saber se a relação ideal? Não lembro de ter visto cálculo disso por aqui, acho que deve levar em conta peso, etc? Então fica aí a dúvida, queria saber se o melhor é manter a relação original, pôr mais longa ou mais curta?

    Cálculo de velocidade final em terceira marcha, esgoelando, transferência em High, pneus 33":

    Relação 5,89 130 km/h
    Relaçao 5,38 140 km/h
    Relação 4,88 150 km/h
    Relação 3,91 190 km/h

    Cálculo de velocidade final em terceira marcha, esgoelando, transferência em High, pneus 35":

    Relação 5,89 135 km/h
    Relaçao 5,38 150 km/h
    Relação 4,88 170 km/h
    Relação 3,91 205 km/h

    Acho que o melhor é deixar 43x8, certo? Tem uma 9x44 e o cara aceita trocar, então não sei se pego ou se fico com a original, já que planejo trocar de motor.

    BTW, Leopoldo, que relação tem no teu CJ?

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    "Hold my beer and watch this"

  • #2
    Essas suas contas eu faria diferente.
    Eu procuraria qual a relação para ficar com 2000 rpm a 80 km/h por exemplo (ou 100 km/h).
    Para calcular a primeira marcha calcule o momento no chão da relação original e do automático.
    Mas no automático pode multiplicar por dois pelo fato de ter o conversor de torque.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Essas suas contas eu faria diferente.
    Eu procuraria qual a relação para ficar com 2000 rpm a 80 km/h por exemplo (ou 100 km/h).
    Para calcular a primeira marcha calcule o momento no chão da relação original e do automático.
    Mas no automático pode multiplicar por dois pelo fato de ter o conversor de torque.
    Wallace, 2000 rpm por causa do torque máximo em torno de 2400, certo?
    E se entendi direito, a primeira devo calcular a relação tentando encontrar a que fique mais próxima da primeira marcha no manual, é isso? Vou dar uma pesquisada pois nunca fui muito bom em física

    [ ]´s
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  • #4
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    Atualizando, acho que cheguei a uma conclusão.. ACHO ...

    Olhando as relações do câmbio original 3 marchas que tenho agora, que é bem curto, elas são um pouco mais reduzidas que a do automático.. então, como eu já queria o jipe um pouco mais solto, calculei a relação pra andar a 2000 rpm em torno de 100 km/h, seria algo próximo de 3:1.. Pesquisei aqui no fórum e vi que existe pro Dana 44 as seguintes relações que se aproximam:

    2.87:1
    3.07:1
    3.23:1
    3.31:1
    3.42:1
    3.54:1
    3.73:1
    3.92:1

    Tem outras mais curtas, mas peguei só próximas de 3.. Alguém sabe dizer de que carro seriam?

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  • #5
    Keko, faça um gráfico com a relação que escolheu com velocidade no eixo X e rotação no eixo Y.
    O gráfico é conhecido como dente de serra (você vai descobrir porque).
    Se a transmissão tem 3 marchas você vai ter 3 retas no gráfico.
    Ai vai descobrir qual rotação vai ter que esticar para cair sobre o troque máximo na próxima marcha... ou qualquer outra rotação.
    Assim se descobre se vai ficar com um buraco nas relações.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Re: Relação em automático

    Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    BTW, Leopoldo, que relação tem no teu CJ?
    Uso relação 44x9(4,89:1) e pneus 35.

    Essa seria a combinação ideal inclusive para colocar a overdrive, no meu caso.

    Com essa combinação, o motor acelera muito bem o jeep e velocidade final......acho que você nunca vai querer chegar lá, né?

    A relação 43x8(5,38:1) é muito curta, inclusive para o 35".

    Para esta relação, eu colocaria a próxima ferramentada: 4,27:1

    Não se esqueça que seu problema não é a final e sim a arrancada.

    Mas, qualquer que seja sua escolha, e eu não usaria a 5,38, não se esqueça que troca de coroa-pinhão significam 2 diferenciais e ferramental apropriado!

    Abraços.

    Leopoldo
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Wallace e Leopoldo, valeu as dicas!

    Bom, fiz os gráficos com uma planilha que achei aqui no fórum; fiz pra relação 9x44 e com os dados do V8, mas pra pneu 33", não penso em usar 35".. só que agora não entendi direito como interpretar os gráficos Se puderem me esclarecer

    Os gráficos estão na terceira planilha do arquivo, "Wheel power vs. Gear"

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  • #8
    Se esta tudo certo achei que esta é muito curta.
    3000 rpm para 100 km/h
    2500 rpm para 80 km/h
    é muito para um V8 como o 302 Ford.

    Mudei a relação para 4 para 1 e achei ficou melhor
    2500 rpm para 100 km/h
    2000 rpm para 80 km/h
    Assim poderia trocar de 1 para 2 a uns 40 km (2500 em 1 e 1500 em 2)
    E de 2 para 3 a uns 60 (ou 65) 2250 em 2 e 1500 em 3.
    Ou esticar até 3000 na segunda 80 km/h para cair nos 2000 em 3.

  • #9
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Mudei a relação para 4 para 1 e achei ficou melhor
    Wallace, a mais próxima de 4:1 é 3,91:1 (47/12), certo? Vou pesquisar ver se descubro mais a respeito, de que carro é, etc.. e colocar essa relação na tabela pra ver como fica.. Valeu!

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  • #10
    Keko... tenta a 11/43 que vai ser menos difícil pra achar e o resultado prático é a mesma coisa

    Abrass

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