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  • #1
    Usuário Avatar de speedfurios
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    02/12/2007
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    Turbina no Perkins 4236





    Alguem por ai ja turbinou este motor ( perkins 4236 )
    se ja, por favor me informe se ficou bom, pois tenho um e estou afim de turbinar, tenho medo de que o motor nao aguente.
    Espero resposta.
    vlw

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro speedfurios!

    Se o motor estiver em perfeita condição de uso, pode turbinar tranqüilo.

    Tive uma A10 com esse motor, mais com bomba injetora agrícola. (trocado o motor)

    Passei a CAV para automotiva, turbinei e intercoolei.

    Ficou muito boa, pois não extrapolei a bomba, ficou forte e não fumaceava!

    Fazendo a colocação dentro das normas, pode ir tranqüilo!

    Abraços.

    Kim.

  • #3

    turbina

    tenho turbina garret no motor do engesa e nao tive nenhum problema ate hoje e sei que nao esta muito bem regulada com a bomba injetora. jose alfredo

  • #4
    Cara

    O André coloco na Dodge dele esse motor. Ele tá com o comando do S4T, tá turbinado e intercolado. Fico showw.

    O 4203 já não dá pra turbinar pq o virabrequim é muito fraco e vai quebrar.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbina no Perkins 4236-dsc06841.jpg  
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
    Hilux Japa em contrução - Clique aqui






  • #5
    Turbinei a minha Rural (Q20B4) e ficou bom, pretendo instalar um intercooler para melhorar mais.

  • #6
    Dois anos depois ressucitei o tópico porque estou pensando em instalar um intercooler na Rural (finalmente). Para não ficar passando canos para todo lado estou procurando um intercooler que tenha entrada e saída do mesmo lado. O que me pareceu mais fácil de adaptar é o do Marea Turbo, ele tem área de colmeia de 45cm x 21cm, entrada e saída uma sobre a outra e a caixa tem espessura de 8cm. Será suficiente para refrescar o ar da turbina?

  • #7
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    Amigos, tenho um caminhãozinho vw 6.80 com motor perkins 4236, queria turbinar ele, mas não encontro kits no mercado. Será que pode ser o mesmo da D10?

  • #8
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    Citação Postado originalmente por jSouza1981 Ver Post
    Amigos, tenho um caminhãozinho vw 6.80 com motor perkins 4236, queria turbinar ele, mas não encontro kits no mercado. Será que pode ser o mesmo da D10?
    Encontra-se o kit para o motor sim.
    Não encontrará para aplicação específica no seu caso. Terá que adaptar algumas coisas mas nada complicado, compre a turbina para motor Q20B e o kit de instalação que vem todas as peças necessárias.
    Não compre o coletor de descarga separado, ele já vem no kit.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbina no Perkins 4236-2014-04-12-10.53.52.jpg   Turbina no Perkins 4236-2014-04-12-10.54.14.jpg   Turbina no Perkins 4236-2014-04-12-10.54.30.jpg   Turbina no Perkins 4236-2014-04-12-10.54.45.jpg   Turbina no Perkins 4236-2014-04-12-10.55.11.jpg  
    4X4 Brasil

  • #9
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    Citação Postado originalmente por RogérioNunes Ver Post
    Encontra-se o kit para o motor sim.
    Não encontrará para aplicação específica no seu caso. Terá que adaptar algumas coisas mas nada complicado, compre a turbina para motor Q20B e o kit de instalação que vem todas as peças necessárias.
    Não compre o coletor de descarga separado, ele já vem no kit.
    Amigo, veja abaixo, encontrei duas opções:

    KIT TURBO CAMINHAO D40/D70 PERKINS 4236 Q20B4
    R$ 1650,00 kit + turbinha biagio nova

    ou

    Kit P/ Turbinar F-1000/f-4000/d10/d20/motor 229 - R$ 1.300,00 no MercadoLivre só que pro motor 4236 por R$ 1400,00 o kit + turbina Guarret recondicionada

    o que você acha?

  • #10
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    Citação Postado originalmente por jSouza1981 Ver Post
    Amigo, veja abaixo, encontrei duas opções:

    KIT TURBO CAMINHAO D40/D70 PERKINS 4236 Q20B4
    R$ 1650,00 kit + turbinha biagio nova



    ou

    Kit P/ Turbinar F-1000/f-4000/d10/d20/motor 229 - R$ 1.300,00 no MercadoLivre só que pro motor 4236 por R$ 1400,00 o kit + turbina Guarret recondicionada

    o que você acha?
    Primeira opção sem dúvida, não arrisque com turbina recondicionada.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por RogérioNunes Ver Post
    Primeira opção sem dúvida, não arrisque com turbina recondicionada.
    Amigo, obrigado por tudo! vou comprar esse kit novo, turbinar e depois te aviso.

    Qual sua opinião sobre instalar o freio motor do 8140 nesse motor?

  • #12
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    Citação Postado originalmente por RogérioNunes Ver Post
    Primeira opção sem dúvida, não arrisque com turbina recondicionada.
    Amigo, domingo (07/05) fiz minha primeira viagem com o caminhão turbinado. Posso te dizer que mudou pra "água pro vinho". Necessitei trocar de marcha cerca de 60% a menos. As subidas que necessitam de 4ª marcha (vazio), subiu tranquilamente. Aquelas que precisa de 3ª marcha (vazio), embalando antes de iniciar a subida, também não precisou reduzir marcha. Num tranco (velocidade média) de 80, 85 km/h deu para viajar tranquilo.
    A volta que estava com 3.000 kg em cima, também tive melhora. Nas subidas mais leves nem precisou reduzir, em 80% subidas que tinha de reduzir pra 3ª marcha e subir a 30, 35 km/h. Ele subiu a 50, 60 km/h a 2 mil giros. Inclusive em aclive acentuado (subida de serra) ele subiu em 3ª marcha, 40 km/h tranquilamente.
    O ganho de tempo foi tanto que na ida numa viagem que demorava cerca de 8h sem paradas, demorei 7h e 20 min e parei para tomar café (15 minutinhos na estrada). Ou seja, quase 1h a menos. A volta também tive ganho de cerca de 30 min.

    Fiquei muito satisfeito com o rendimento. Comprei um kit bodipasa do caminhão D40/D70 motor perkins 4236 e uma turbina Biagio. Instalei na mecânica Marcon de Farroupilha, com algumas adaptações, ficou show de bola, muito bom mesmo.

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