Antes de mais nada, bem vindo ao Fórum!
Vou começar uma linha de raciocínio com uma breve apresentação..Sou BIÓLOGO, e trabalho a mais de 10 anos com manejo e conservação de ambientes naturais.
Feita a apresentação, algumas considerações...
1-de fato a atividade de 4x4 /off road causa impacto nas trilhas (em maior ou menor intensidade conforme o caso);
2-muitas das trilhas que utilizamos são originalmente estradas de serviço, logo foram abertas para atender alguma demanda humana;
3-tenho plena convicção de que comparado a frota de veículos em áreas urbanas e rurais, não trilhas, o impacto nas trilhas é mínimo...
4-existe um conceito interessante (e os colegas biólogos do fórum podem me ajudar) que é impacto pontual e a capacidade de resiliência do ambiente. Impacto pontual é fácil de entender, é o "dano" causado de forma pontual, momentânea, instantânes no ambiente. Já a capacidade de resiliência é o quanto esse ambiente consegue "absorver" deste impacto até voltar a sua condição de equilibrio (veja que não estou falando de condição original)
Isso posto, de um modo geral não se anda nas trilhas todos os dias, como em estradas, sejam elas rurais, ou nào. Com isso, sempre há a possibilidade do ambiente voltar ao seu equilibrio.
Imagine um trecho asfaltado, onde ocorre a explosão de um motor, ou um vazamento de óleo, como vc citou...se chover, todo esse material vei DIRETO pro corpo de água receptor da galeria de drenagem, sem ter a possibilidade de ser absorvido/filtrado de alguma forma.
Agora, sempre há o que se fazer para minizar os impactos e tem muita gente do meio off road preocupada e metendo a mão na massa quanto a isso.
Forte abraço a todos apenas colocando um pouco mais de lenha na fogueira...