Ola pessoal, primeiro post e ja venho colocando um assunto polemico mas nao tinha como nao perguntar.
Primeiro , me apresentando: nao tenho nenhum 4x4, embora queira ter e muito, possivelmente o primeiro sera um troller (nao quero um carro a gasolina nem um que vai me dar quebras constantes, manchar de oleo a garagem e ainda nao tem as facilidades de um veiculo novo... por isso embora eu tenha um tesao enorme pelos jeep, vou de troller mesmo, qdo puder...), me chamo Henrique e estou em ribeirao preto.
Fiz o primeiro (e possivelmente unico) estudo envolvendo decisao de compra no mercado 4x4 a nivel academico do pais e pra isso, contei muito com a ajuda de varios clubes la pelas bandas de 2003 e 2004.Portanto, entendo perfeitamente a ligacao do usuario 4x4 com a natureza e seus diversos relacionamentos e dimensoes.
Segundo, nao sou um ECOPATA, alias, acho os dignissimos protetores de tudo que q seja ,de forma fanatica ,um grande engodo psicologico.. mas... Prefiro ser rotulado como um caipirao de nascenca que viveu e SP e hj respeita a natureza, respeita a vida e sabe viver perfeitamente no mundo asfaltico e com tecnologia sem reclamar ehehhe
Terceiro, sou novo no forum, mas tive a educacao de passar uns 15 dias lendo todas as centenas de mensagens por topico (ok, ainda to lendo, mas estou me esforcando pra ler ate o q nao presta pra nada, entao vontade de procurar e ler nao me faltaram...)
Entao vamos lá pra polemica:
natureza versus off roaders
Entendamos primeiro o ciclo:
O trilheiro (a pé) mais o MTBiker odeiam os motociclistas que destroem as trilhas deles, que por sua vez, odeia os jeepeiros que deixam as trilhas intransponiveis e que logicamente, acham os motoqueiros seres de outro mundo q cavucam as trilhas e que culpam os trilheiros de que ficam no lugar errado no momento errado... Enfim, é um grande ciclo vicioso, onde todos reclamam de todos, todos tentam se divertir, mas poucos sabem usar as trilhas com sustentabilidade, ou seja, após passar sobre um obstaculo, voltar e carinhosamente ehhehe recobrem o local o mais primitivo possivel.
Isso é utopia, em anos e anos de conversa com off-roaders, vi pouquissimos realizarem isso numa trilha completa, no maximo alguns grupos refazem alguns locais onde se tenha uma total degradacao de anos e anos causada pelo uso constante . Mesmo assim, isso é feito com critérios de pessoas leigas, que pouco entendem mas tem uma grande consciencia limpa e tentam preservar (ainda que seja pra proveito proprio depois) o que ja usaram...
Entao a pergunta é: ha como conciliar a diversao off-road (seja ela de 4x4, 4x2, 2x2, 1x1, 1x2 ou qq variancia possivel) com a preservacao da natureza??
Vamos deixar a parte mais obvia de lado : nao jogar papel na natureza, latinha etc...
O que eu gostaria de enfocar principalmente é a parte AMBIENTAL do desgaste causado.
Traduzindo de modo mais tátil: cada vez os pneus de trilha sao mais agressivos, degradam mais a natureza, cavucam a terra/lama/areia/cascalho/etc, e os carros mais potentes, isso tem gerado em quase todas as trilhas um desgaste incrivel por onde as pessoas passam,é só olhar os videos da galera, é incrivel o que alguns pneus MUD ou recapados fazem, praticamente eles fazem o que a natureza demoraria anos pra conseguir ou ate decadas de modo instantaneo...
Como o pessoal do 4x4 lida com isso? Ha solucoes? Ha alternativas? Ou a diversao unica e pessoal é o que importa?
E a questao dos oleos que ficam nos atoleiros, carros quebrados? Lembre-se, uma unica gota de oleo é capaz de poluir um milhao de litros de agua... Imagine um litro de oleo de um motor estourado ou um cambio quebrado ali vazando na trilha perto de um riacho...
Enfim: qual a forma de lidar com isso td?? Mais a poluicao do ar dos carros em um ambiente pouco acostumado pra tal, a poluicao sonora, e o stress causado no eco-sistema (putz e eu nao sou ecopata ehehhehe)
------------------------------
Como fui moderador de varios foruns, administrador de outros, sei que irao ocorrer manifestacoes raivosas e exaltadas com esse meu post, faz parte, de antemao, digo que nao vou me rebaixar e responder a usuarios que queiram tumultuar, eu vim aqui com muito respeito, me apresentei, disse que nao sou ecopata, disse que quero comprar um troller, disse que tive e tenho contato com pessoas de todos os mundos off-road que conheco e fui de modo bastante didatico, expor uma duvida minha.
Se alguem quiser ser desrespeitoso, fique a vontade, mas nao espere respostas minhas, eu estou aqui pra entender, crescer, aprender e fortalecer uma vontade minha que é um dia poder fazer meu off road, enfiar meu carro num atoleiro ate o umbigo ou entao enfiar um troller ou jeep qq dentro de um lago e sair nadando por ai rindo do meu terno dentro do armario...
Desculpem se essas palavras foram rudes, mas eh que sempre tem os caras que nao gostam de ler os posts por inteiro, e ai vem causando tumulto.
Estou aqui pra causar uma indagacao e debater um ponto de vista. Principalmente, pra poder lidar pessoalmente com isso, visto que nao sou ecopata mas tb depois de ver a destruicao completa da vida, do respeito, da dignidade humana após morar em SP, vejo a vida com mais respeito, e isso inclui respeitar a natureza tb.
Forte abraco a todos e parabens pelo forum.