x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 57

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7

    Natureza vs Off-Road




    Ola pessoal, primeiro post e ja venho colocando um assunto polemico mas nao tinha como nao perguntar.

    Primeiro , me apresentando: nao tenho nenhum 4x4, embora queira ter e muito, possivelmente o primeiro sera um troller (nao quero um carro a gasolina nem um que vai me dar quebras constantes, manchar de oleo a garagem e ainda nao tem as facilidades de um veiculo novo... por isso embora eu tenha um tesao enorme pelos jeep, vou de troller mesmo, qdo puder...), me chamo Henrique e estou em ribeirao preto.

    Fiz o primeiro (e possivelmente unico) estudo envolvendo decisao de compra no mercado 4x4 a nivel academico do pais e pra isso, contei muito com a ajuda de varios clubes la pelas bandas de 2003 e 2004.Portanto, entendo perfeitamente a ligacao do usuario 4x4 com a natureza e seus diversos relacionamentos e dimensoes.

    Segundo, nao sou um ECOPATA, alias, acho os dignissimos protetores de tudo que q seja ,de forma fanatica ,um grande engodo psicologico.. mas... Prefiro ser rotulado como um caipirao de nascenca que viveu e SP e hj respeita a natureza, respeita a vida e sabe viver perfeitamente no mundo asfaltico e com tecnologia sem reclamar ehehhe

    Terceiro, sou novo no forum, mas tive a educacao de passar uns 15 dias lendo todas as centenas de mensagens por topico (ok, ainda to lendo, mas estou me esforcando pra ler ate o q nao presta pra nada, entao vontade de procurar e ler nao me faltaram...)

    Entao vamos lá pra polemica:

    natureza versus off roaders

    Entendamos primeiro o ciclo:

    O trilheiro (a pé) mais o MTBiker odeiam os motociclistas que destroem as trilhas deles, que por sua vez, odeia os jeepeiros que deixam as trilhas intransponiveis e que logicamente, acham os motoqueiros seres de outro mundo q cavucam as trilhas e que culpam os trilheiros de que ficam no lugar errado no momento errado... Enfim, é um grande ciclo vicioso, onde todos reclamam de todos, todos tentam se divertir, mas poucos sabem usar as trilhas com sustentabilidade, ou seja, após passar sobre um obstaculo, voltar e carinhosamente ehhehe recobrem o local o mais primitivo possivel.

    Isso é utopia, em anos e anos de conversa com off-roaders, vi pouquissimos realizarem isso numa trilha completa, no maximo alguns grupos refazem alguns locais onde se tenha uma total degradacao de anos e anos causada pelo uso constante . Mesmo assim, isso é feito com critérios de pessoas leigas, que pouco entendem mas tem uma grande consciencia limpa e tentam preservar (ainda que seja pra proveito proprio depois) o que ja usaram...

    Entao a pergunta é: ha como conciliar a diversao off-road (seja ela de 4x4, 4x2, 2x2, 1x1, 1x2 ou qq variancia possivel) com a preservacao da natureza??

    Vamos deixar a parte mais obvia de lado : nao jogar papel na natureza, latinha etc...

    O que eu gostaria de enfocar principalmente é a parte AMBIENTAL do desgaste causado.

    Traduzindo de modo mais tátil: cada vez os pneus de trilha sao mais agressivos, degradam mais a natureza, cavucam a terra/lama/areia/cascalho/etc, e os carros mais potentes, isso tem gerado em quase todas as trilhas um desgaste incrivel por onde as pessoas passam,é só olhar os videos da galera, é incrivel o que alguns pneus MUD ou recapados fazem, praticamente eles fazem o que a natureza demoraria anos pra conseguir ou ate decadas de modo instantaneo...

    Como o pessoal do 4x4 lida com isso? Ha solucoes? Ha alternativas? Ou a diversao unica e pessoal é o que importa?

    E a questao dos oleos que ficam nos atoleiros, carros quebrados? Lembre-se, uma unica gota de oleo é capaz de poluir um milhao de litros de agua... Imagine um litro de oleo de um motor estourado ou um cambio quebrado ali vazando na trilha perto de um riacho...

    Enfim: qual a forma de lidar com isso td?? Mais a poluicao do ar dos carros em um ambiente pouco acostumado pra tal, a poluicao sonora, e o stress causado no eco-sistema (putz e eu nao sou ecopata ehehhehe)

    ------------------------------

    Como fui moderador de varios foruns, administrador de outros, sei que irao ocorrer manifestacoes raivosas e exaltadas com esse meu post, faz parte, de antemao, digo que nao vou me rebaixar e responder a usuarios que queiram tumultuar, eu vim aqui com muito respeito, me apresentei, disse que nao sou ecopata, disse que quero comprar um troller, disse que tive e tenho contato com pessoas de todos os mundos off-road que conheco e fui de modo bastante didatico, expor uma duvida minha.

    Se alguem quiser ser desrespeitoso, fique a vontade, mas nao espere respostas minhas, eu estou aqui pra entender, crescer, aprender e fortalecer uma vontade minha que é um dia poder fazer meu off road, enfiar meu carro num atoleiro ate o umbigo ou entao enfiar um troller ou jeep qq dentro de um lago e sair nadando por ai rindo do meu terno dentro do armario...

    Desculpem se essas palavras foram rudes, mas eh que sempre tem os caras que nao gostam de ler os posts por inteiro, e ai vem causando tumulto.

    Estou aqui pra causar uma indagacao e debater um ponto de vista. Principalmente, pra poder lidar pessoalmente com isso, visto que nao sou ecopata mas tb depois de ver a destruicao completa da vida, do respeito, da dignidade humana após morar em SP, vejo a vida com mais respeito, e isso inclui respeitar a natureza tb.

    Forte abraco a todos e parabens pelo forum.
    4X4 Brasil

  • #2
    Henrique,

    Antes de mais nada, bem vindo ao Fórum!

    Vou começar uma linha de raciocínio com uma breve apresentação..Sou BIÓLOGO, e trabalho a mais de 10 anos com manejo e conservação de ambientes naturais.
    Feita a apresentação, algumas considerações...

    1-de fato a atividade de 4x4 /off road causa impacto nas trilhas (em maior ou menor intensidade conforme o caso);

    2-muitas das trilhas que utilizamos são originalmente estradas de serviço, logo foram abertas para atender alguma demanda humana;

    3-tenho plena convicção de que comparado a frota de veículos em áreas urbanas e rurais, não trilhas, o impacto nas trilhas é mínimo...

    4-existe um conceito interessante (e os colegas biólogos do fórum podem me ajudar) que é impacto pontual e a capacidade de resiliência do ambiente. Impacto pontual é fácil de entender, é o "dano" causado de forma pontual, momentânea, instantânes no ambiente. Já a capacidade de resiliência é o quanto esse ambiente consegue "absorver" deste impacto até voltar a sua condição de equilibrio (veja que não estou falando de condição original)

    Isso posto, de um modo geral não se anda nas trilhas todos os dias, como em estradas, sejam elas rurais, ou nào. Com isso, sempre há a possibilidade do ambiente voltar ao seu equilibrio.

    Imagine um trecho asfaltado, onde ocorre a explosão de um motor, ou um vazamento de óleo, como vc citou...se chover, todo esse material vei DIRETO pro corpo de água receptor da galeria de drenagem, sem ter a possibilidade de ser absorvido/filtrado de alguma forma.

    Agora, sempre há o que se fazer para minizar os impactos e tem muita gente do meio off road preocupada e metendo a mão na massa quanto a isso.

    Forte abraço a todos apenas colocando um pouco mais de lenha na fogueira...
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #3
    é realmente complicada essa questão... mas como os carros mais modernos, incluindo os utilitários 4x4, embora hoje usem materiais mais leves na fabricação, precisam cumprir normas de segurança mais rigorosas e ter equipamentos de conforto mais sofisticados, acabam ficando mais pesados, e acabam provocando mais pressão no solo, só para focar nesse aspecto... isso me faz pensar numa moto, quadriciclo, ou mesmo gaiola, como os veículos mais adequados para quem tem interesse em minimizar os impactos ambientais resultantes da prática do off-road... outra coisa importante é, além da correta manutenção para evitar problemas como vazamentos de óleo e manter o motor bem ajustado para gastar e poluir menos, é evitar o uso de peças que contenham metais pesados ou amianto na composição... o uso de combustíveis alternativos como etanol, biodiesel e biogás tb pode ser visto como uma forma de minimizar os impactos ambientais... no caso dos motores 2t que ainda persistem sobretudo em algumas motos e quadriciclos, eu vejo o óleo de mamona como uma boa possibilidade para resolver o problema da poluição provocada pela queima do óleo junto com a gasolina/álcool... um motor 2t rodando no álcool e lubrificado com óleo de mamona acaba por poluir menos que um 4t rodando no álcool e lubrificado por óleo mineral comum... a propósito: tem uma empresa americana que comercializa fluidos hidráulicos de base vegetal, não lembro o nome agora...

  • #4
    é importante destacar que o downsizing dos motores ja é um passo significativo para a redução do impacto ambiental provocada pelo off-road, ainda que a "qualidade" da gasolina e do diesel brasileiros dificulte a introdução de novas tecnologias que viabilizam o uso de motores menores, além da mentalidade da maioria dos brasileiros que acham que "carrão" tem que ter "motorzão"... só como exemplo da "barreira cultural", o tão comentado projeto do motor 0.9 de 2 cilindros que a fiat está elaborando, com potências entre 65 e 120hp (turbo), que poderia servir bem até mesmo à atual linha adventure e ao panda 4x4 europeu, mas provavelmente, além de ser menor que o motor dos atuais "populares" e ter apenas 2 cilindros, no brasil seria discriminado apesar das avançadas tecnologias incorporadas, entre as quais o controle eletromecânico das válvulas que está sendo especulado...
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    43
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    Esta questão é delicada, e com certeza polemica.
    Sou Engenheiro Agrônomo, jipeiro, e faço trilhas de bike tambem.

    Primeiro, quanto a rixa entre trilheiros (bike x motos x jipes), é muito por conta de interesse pessoal . o cara que faz trilha de bike, quer uma trilha mais calma (sem barulho) ou ter que parar no meio de uma subida ingreme porque um veiculo está pedindo passagem.
    Quanto as motos, eles na maioria das vezes são os mais rapidos na trilha, então a implicancia não é pelo fato do jipe cavar e estragar a trilha, e sim pelo fato que eles não querem topar a 80km/h com um jipe no final da curva.
    Como os jipes andam a no maximo 20km/h em trilhas, e geralmente em bando, eles realmente geram uma preocupação nas motos (será que terá um jipe depois daquela curva sem visibilidade? será que quando eu subir aquele morro a toda darei de cara com um Willys?)

    Quanto a óleo, barulho etc, realmente isso é verdade, porem como disseram, é muito menor que o estrago que uma rodovia faz na natureza.

    Impacto ambiental TODA atividade humana traz, a questão é que temos que fazer de tudo para minimizar este impacto em nossas atividades.


  • #6
    Usuário Avatar de Pexe
    Entrada
    05/10/2005
    Local
    Sao Paulo/
    Idade
    43
    Posts
    478
    Agradecimentos: 0
    Bom dia a todos,
    Como o Tio Eddie também represento a classe do biólogo jipeiro e tenho que concordar com ele.
    Realmente o impacto causado por jipeiros, principalmente em regiões mais urbanizadas, é realmente mínimo. Esses problemas de contaminação sao realmente infimos e o papo de cavocar a terra é tb uma gota no oceano, principalmente pq todos os jipeiros do brasil juntos nao causam o impacto de uma grande usina de cana ou de uma grande fazenda de soja.
    O problema maior seria um fragmentação de área de mata por onde a trilha passa (literalmente separar a mata e impedir a passagem de plantas e animais) mas isso as estradas de rodagem ja fazem com premacia e ninguem reclama.
    O que acontece algumas vezes é a invasão de áreas de reserva para pratica do off road. Ai o bicho pega. Ja ouvi gente reclamando pq foi expulso de trilhas na região do parque da serra do mar. Comportamento de jipeiro irresponsável.
    Outro ponto que deve ser considerado é que inevitavelmente existem mais jipeiros em grande centros urbanos e proximos a esses grandes centros quase nao existem "terras de ninguem". As trilhas estão todas em propriedades privadas que ja foram degradadas a tempos.
    Quanto a questao levantada ai dos bio combustíveis so tenho uma coisa a dizer. Bio cumbustível é ilusão de segurança. Sua unica vantagem em relação aos combustíveis fosseis é que são renováveis. No final da cadeia de produção são tão danosos quanto combustíveis comuns.
    Pra fechar acho que o os pontos cruciais para todo jipeiro preservar uma trilha seria:
    1. Não abrir abortos NUNCA (isso realmente fode)
    2. Não cortar árvores, com excessão das caidas, logico
    3. Nao sujar a trilha com lixo domestico.
    O resto é inevitável.
    Abraço
    Pexe
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista
    Entao a pergunta é: ha como conciliar a diversao off-road (seja ela de 4x4, 4x2, 2x2, 1x1, 1x2 ou qq variancia possivel) com a preservacao da natureza??
    Opa.
    Algumas boas sugestões estão no post do Ariel Licenciamento Ambiental para Trilhas.
    Abs,
    Aurélio

  • #8
    Usuário Avatar de ronairy
    Entrada
    21/03/2003
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    50
    Posts
    893
    Agradecimentos: 0
    Realmente nunca parei para pensar sobre isso.

    Confesso que meu jipe vaza oleo pelo cambio e direção hidraulica, ao invez de consertar, eu apenas completo o nivel
    Meus pneus são mud e recapados. Certa vez (pra fazer graça) entramos dentro de uma plantação que se encontrava no caminho da trilha, o caseiro chamou a policia florestal e no retorno fomos todos multados.

    Tks pelo puxão de oreia !!!!

    ps: sou caipirão tb (de itatiba)




    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Ola pessoal, primeiro post e ja venho colocando um assunto polemico mas nao tinha como nao perguntar.

    Primeiro , me apresentando: nao tenho nenhum 4x4, embora queira ter e muito, possivelmente o primeiro sera um troller (nao quero um carro a gasolina nem um que vai me dar quebras constantes, manchar de oleo a garagem e ainda nao tem as facilidades de um veiculo novo... por isso embora eu tenha um tesao enorme pelos jeep, vou de troller mesmo, qdo puder...), me chamo Henrique e estou em ribeirao preto.

    Fiz o primeiro (e possivelmente unico) estudo envolvendo decisao de compra no mercado 4x4 a nivel academico do pais e pra isso, contei muito com a ajuda de varios clubes la pelas bandas de 2003 e 2004.Portanto, entendo perfeitamente a ligacao do usuario 4x4 com a natureza e seus diversos relacionamentos e dimensoes.

    Segundo, nao sou um ECOPATA, alias, acho os dignissimos protetores de tudo que q seja ,de forma fanatica ,um grande engodo psicologico.. mas... Prefiro ser rotulado como um caipirao de nascenca que viveu e SP e hj respeita a natureza, respeita a vida e sabe viver perfeitamente no mundo asfaltico e com tecnologia sem reclamar ehehhe

    Terceiro, sou novo no forum, mas tive a educacao de passar uns 15 dias lendo todas as centenas de mensagens por topico (ok, ainda to lendo, mas estou me esforcando pra ler ate o q nao presta pra nada, entao vontade de procurar e ler nao me faltaram...)

    Entao vamos lá pra polemica:

    natureza versus off roaders

    Entendamos primeiro o ciclo:

    O trilheiro (a pé) mais o MTBiker odeiam os motociclistas que destroem as trilhas deles, que por sua vez, odeia os jeepeiros que deixam as trilhas intransponiveis e que logicamente, acham os motoqueiros seres de outro mundo q cavucam as trilhas e que culpam os trilheiros de que ficam no lugar errado no momento errado... Enfim, é um grande ciclo vicioso, onde todos reclamam de todos, todos tentam se divertir, mas poucos sabem usar as trilhas com sustentabilidade, ou seja, após passar sobre um obstaculo, voltar e carinhosamente ehhehe recobrem o local o mais primitivo possivel.

    Isso é utopia, em anos e anos de conversa com off-roaders, vi pouquissimos realizarem isso numa trilha completa, no maximo alguns grupos refazem alguns locais onde se tenha uma total degradacao de anos e anos causada pelo uso constante . Mesmo assim, isso é feito com critérios de pessoas leigas, que pouco entendem mas tem uma grande consciencia limpa e tentam preservar (ainda que seja pra proveito proprio depois) o que ja usaram...

    Entao a pergunta é: ha como conciliar a diversao off-road (seja ela de 4x4, 4x2, 2x2, 1x1, 1x2 ou qq variancia possivel) com a preservacao da natureza??

    Vamos deixar a parte mais obvia de lado : nao jogar papel na natureza, latinha etc...

    O que eu gostaria de enfocar principalmente é a parte AMBIENTAL do desgaste causado.

    Traduzindo de modo mais tátil: cada vez os pneus de trilha sao mais agressivos, degradam mais a natureza, cavucam a terra/lama/areia/cascalho/etc, e os carros mais potentes, isso tem gerado em quase todas as trilhas um desgaste incrivel por onde as pessoas passam,é só olhar os videos da galera, é incrivel o que alguns pneus MUD ou recapados fazem, praticamente eles fazem o que a natureza demoraria anos pra conseguir ou ate decadas de modo instantaneo...

    Como o pessoal do 4x4 lida com isso? Ha solucoes? Ha alternativas? Ou a diversao unica e pessoal é o que importa?

    E a questao dos oleos que ficam nos atoleiros, carros quebrados? Lembre-se, uma unica gota de oleo é capaz de poluir um milhao de litros de agua... Imagine um litro de oleo de um motor estourado ou um cambio quebrado ali vazando na trilha perto de um riacho...

    Enfim: qual a forma de lidar com isso td?? Mais a poluicao do ar dos carros em um ambiente pouco acostumado pra tal, a poluicao sonora, e o stress causado no eco-sistema (putz e eu nao sou ecopata ehehhehe)

    ------------------------------

    Como fui moderador de varios foruns, administrador de outros, sei que irao ocorrer manifestacoes raivosas e exaltadas com esse meu post, faz parte, de antemao, digo que nao vou me rebaixar e responder a usuarios que queiram tumultuar, eu vim aqui com muito respeito, me apresentei, disse que nao sou ecopata, disse que quero comprar um troller, disse que tive e tenho contato com pessoas de todos os mundos off-road que conheco e fui de modo bastante didatico, expor uma duvida minha.

    Se alguem quiser ser desrespeitoso, fique a vontade, mas nao espere respostas minhas, eu estou aqui pra entender, crescer, aprender e fortalecer uma vontade minha que é um dia poder fazer meu off road, enfiar meu carro num atoleiro ate o umbigo ou entao enfiar um troller ou jeep qq dentro de um lago e sair nadando por ai rindo do meu terno dentro do armario...

    Desculpem se essas palavras foram rudes, mas eh que sempre tem os caras que nao gostam de ler os posts por inteiro, e ai vem causando tumulto.

    Estou aqui pra causar uma indagacao e debater um ponto de vista. Principalmente, pra poder lidar pessoalmente com isso, visto que nao sou ecopata mas tb depois de ver a destruicao completa da vida, do respeito, da dignidade humana após morar em SP, vejo a vida com mais respeito, e isso inclui respeitar a natureza tb.

    Forte abraco a todos e parabens pelo forum.
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade