Soldier;
Concluir que o problema seria de excesso de pessoas no mundo é muito inconclusivo, para não dizer apressado, penso eu.
Dos mais de seis bilhões de habitantes da terra, lembre-se que somente um terço tem renda suficiente para serem consumidores no sentido amplo da palavra. Os outros dois terços vivem praticamente da mão à boca, com parcos recursos. Grande parte da América do Sul e Central é pobre. A África nem se fala. E no mundo oriental (incluindo a Rússia), ainda há um longo caminho a percorrer (tirando o Japão e Austrália), mesmo com o crescimento acelerado dos Tigres Asiáticos.
Note, portanto, que é este um terço da população que produz a grande maioria do lixo e dos resíduos. Em termos per capita, o que eu digo é que consumimos demais. Como diria o nosso presidente, nunca antes na história (do século XX em diante) este um terço consumiu tanta carne, combustível e produtos industrializados. Temos roupas demais, calçados demais, carros demais, eletro-eletrônicos demais. Tudo é demais e, em última instância, acima das necessidades reais.
Todo mundo gosta de luxo e conforto, inclusive eu. Não sei te dizer se é algo intrínseco da natureza humana ou algo determinado socialmente nesse período que vivemos da história. Mas o fato é que, se com o desenvolvimento econômico os "novos entrantes" no mercado consumidor vierem a reproduzir esse padrão de consumo per capita que temos, vamos precisar de alguns planeta terra para saciar tanta demanda por recursos naturais e biomassa.
Em suma, o padrão já é insustentável com dois bilhões de consumidores. Não precisamos nem considerar os quatro bilhões restantes. E por essa razão que digo que a causa é antes e mais o consumismo desenfreado, do que a quantidade de pessoas em si no mundo.
É isso. Dia 29/03 a gente fala mais sobre isso lá no Puma!!!! :concordo:
[]s