x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 56

De fato não temos como parar. Mas podemos diminuir. Sé é possível produzir uma mesma bicicleta usando metada da energia, e metades dos recursos, pq não.
    Infelizmente nossos sistemas economicos são baseados no consumo. e consumo não combina com sustentabilidade. O que podemos fazer é promover o consumo consciente. Comprar o que realmente precisamos.
    Sou bem pessimista quanto ao futuro da humanidade, mas precisamos ganhar tempo. As tecnologias avançam em velocidade absurda e cada vez mais produziremos mais agredindo menos. PRODUTIVIDADE.
    Na decada de 80 a produção agricola produzia x por m2. hoje produzimos 3x na mesma área. Isso vale para quase tudo. O problema é que alguns recursos são finitos. No caso do petroleo é até positivo, pois é o grande responsável pelo carbono livre. já temos ótimas alternativas, inclusive solar. Não importa seo que determinadas instituiçãoes pregam é verdade ou não. O que importa é que algumas atitudes contagiam as pessoas que acabam ajudando de alguma forma... e é isso que precisamos... Já imaginaram o ganho que teríamos se todos nós economizássemos 10% de energia elétrica. Talvez novas usinas não fossem construídas, teríamos menos áreas inundadas, ou menos poluição, no caso das termos, ou até mesmo menos riscos, no caso da nucleares.
    Vale uma visita: www.akatu.com.br

Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Samukanvas,
    Véio, não adianta este discurso de "esclarecido"! Que estamos indo para merda, todos já sabemos. Agora, daí a ficar parado, olhando, sem fazer nada é muito derrotismo! Se fosse assim, pra que lutar contra a corrupção, a roubalheira escancarada deste políticos sem vergonha na cara? Pode ser assim não véio. Olha, fazer a nossa parte é o mínimo, e nem é pra compensar porque temos carros poluentes e estarmos com consciência limpa, coisas simples, do dia a dia mesmo, já são muito bem vindas. Não vou relacionar porque sei que você já sabe. Também acho às vezes este discurso verde meio babaca e hipócrita. Mas como disse o Dieselboy, vamos mostrar que é possível e imprimir alguma resistência por nosso comportamento (ações), e não ficar só no papo.
    suzuki40+

Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Legal que o tópico tá rendendo discussão!

Concordo com quem diz que o fato de estarmos indo pro buraco não implica assistirmos pacificamente a coisa toda degringolar.

Em sou um dos que sempre bate na tecla que o nosso padrão de consumo "ocidental"é insustentável na medida que o mundo todo a cada dia mais passa a reproduzi-lo, mas é bom lembrar que seria bom termos um mínimo de comprometimento do que legaremos para as próximas gerações.

Não tenho filhos e não sei se um dia os terei, mas sei que muitos de vocês já tem (isso sem falar nos nossos familiares). Na medida que pudermos fazer algo que prorrogue um futuro não muito animador, acho que devemos fazê-lo. Até porque podemos ganhar tempo para o desenvolvimento e implantação de novas tecnologias mais simples.

Alguém falou em produtividade. O caso da agricultura é emblemático. Atualmente se produz muito mais e com maior produtividade do que duas décadas atrás, mas ao mesmo tempo nunca se poluiu e se desmatou tanto em nome de mais comida. Sem falar que com a atual onda dos combustíveis vegetais, decidimos veladamente trocar comida por combustível, isso em um planeta em que centenas de milhões ainda morrem de fome...

Alguém já disse que o mundo é uma grande festa, mas o gelo tá acabando! Que se domine logo o ciclo e a fusão do hidrogênio. Daí sim acho que as coisas irão melhorar, afinal de contas o resíduo do processo controlado de fusão do hidrogênio é oxigênio puro e água gelada.

[]s auspiciosos
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por Eldon Ver Post
    Samukanvas,
    Véio, não adianta este discurso de "esclarecido"! Que estamos indo para merda, todos já sabemos. Agora, daí a ficar parado, olhando, sem fazer nada é muito derrotismo! Se fosse assim, pra que lutar contra a corrupção, a roubalheira escancarada deste políticos sem vergonha na cara? Pode ser assim não véio. Olha, fazer a nossa parte é o mínimo, e nem é pra compensar porque temos carros poluentes e estarmos com consciência limpa, coisas simples, do dia a dia mesmo, já são muito bem vindas. Não vou relacionar porque sei que você já sabe. Também acho às vezes este discurso verde meio babaca e hipócrita. Mas como disse o Dieselboy, vamos mostrar que é possível e imprimir alguma resistência por nosso comportamento (ações), e não ficar só no papo.
    Cara, num é esclarecido não, é não-hipócrita. Sabe como é o povo, né? Acredita em tudo que vê e lê... Portanto não custa nada puxar a conversa um pouco mais pras "raízes" do que falar que andar de bike é a solução.

Eu não faço a minha parte e assumo! Não é porque não tenho vontade e sim porque nunca vai ser suficiente. Não faço tb porque quero conforto e entretenimento. Faço trilha com um carro 4.0 que bebe mais que provador de cachaçaria. Mas é minha diversão de fds, isso não abro mão. Meu carro do dia-a-dia é um gol 1.0 que nunca viu gasolina. Não é porque eu acho caro e sim porque eu sou apaixonado pelo cheiro de álcool. Esquentar o carro de manhã é ótimo Com isso eu agrido menos a natureza. Mas meu carro "chupou e chupa" um monte da mesma todos os dias.

Eu não tendo a fazer discurso bonito porque tb tenho telhado de vidro, saca? E foi por isso que eu falei essas maluquices pro pessoal acordar que plantar árvores não limpa a consciência. Pra mim nada limpa a consciência enquanto não houver ações conjuntas maiores que façam a diferença. Enquanto isso eu tento economizar combustível e energia. Plantar árvores é necessário e não deve servir como "faxina de culpa" e sim deve ser obrigação de cada um.

O lance da agricultura é meio faca de dois legumes (ruim essa, heim?). Enquanto nunca se produziu tanto por área, nunca se pulverizou tanto agrotóxico, nunca se reproduziram tantos transgênicos e nunca se desmatou tanto. Fora a pecuária... é crime ambiental o que fazem.

A balança ainda pesa mais do lado dos consumistas.

Acho que tudo pode ser feito desde que com parcimonia: Trilha, andar de carro, produzir lixo etc... Até falar que "salva a natureza".

A principal lembrança que devemos ter é que por mais que nos esforcemos ao máximo, sempre estaremos em débito. Aja com sobriedade.

abs
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por Pablo Toledo Ver Post
    nosso padrão de consumo "ocidental"é insustentável na medida que o mundo todo a cada dia mais passa a reproduzi-lo

Não somente nosso padrão de consumo, como tbém o número de consumidores que, a cada ano aumenta vertiginosamente no planeta "põe por terra" todo e qualquer esforço no intuito de produzir mais agredindo menos

A China é o exemplo mais negativo no que diz respeito ao crescimento a qualquer custo até algumas décadas atrás, Pequim era uma cidade dominada pelas bicicletas, inexistiam problemas de congestionamentos e poluição. Entretanto, hj a realidade é beeeem diferente o que antes era um "mar" de tranquilidade, hj tornou-se um caos infernal, tanto em termos de engarrafamentos qto em poluição, tudo graças à "ocidentalização" do padrão de consumo Chinês

A China não está nem aí para respeito de leis e tratados ambientais ou conscientização ecológica nos meios de produção o que interessa é unicamente o crescimento indiscriminado a qualquer custo enquanto isso, sobra para o resto do mundo (exceto os EUA, pois eles tbém estão pouco se lixando para o meio ambiente) "bancar" o ônus da conta do "milagre econômico Chinês"

com a atual onda dos combustíveis vegetais, decidimos veladamente trocar comida por combustível, isso em um planeta em que centenas de milhões ainda morrem de fome...
    Pelo que me consta, a fome é um problema mais atrelado à interesses político-econômicos do que, necessariamente à falta de alimentos.

O ganhador do prêmio nobel, Mohamad Yunus (criador do micro-crédito), mostrou em seu trbalho que, a fome é decorrente da falta de $$$ e não da falta de alimentos.

Alguém já disse que o mundo é uma grande festa, mas o gelo tá acabando! Que se domine logo o ciclo e a fusão do hidrogênio. Daí sim acho que as coisas irão melhorar,
    Infelizmente, acho que essa é uma realidade ainda beeem distante a indústria petrolífera não tem interesse algum que, novas tecnologias de combustíveis sejam postas em prática neste momento

Pelo "andar da carruagem", o petróleo será utilizado até a sua última gota, ainda que, o planeta esteja aos "frangalhos" e o preço venha a tornar-se proibitivo para a imensa maioria.

O interessante é que os "sheiks" estão há anos redirecionando seus petro-dólares para a aquisição de novas tecnologias em combustíveis por aqui (noroeste do PR) já andaram sondando a aquisição de várias usinas de álcool e, pelo que saiba tbém estão querendo comprar terras p/ plantio de grãos, visando os bio-combustíveis.

O objetivo é, primeiramente tomar posse destas novas tecnologias, no intuito de manter inalterados o domínio e o monopólio energético nas mãos dos mesmos pilantras para somente após isto, passar a difundir e estimular a utilização massiva destes novos combustíveis.

Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Portanto não custa nada puxar a conversa um pouco mais pras "raízes" do que falar que andar de bike é a solução.
    Mas quem por aqui falou que essa é a solução?

O que fiz, foi passar uma dica para quem estiver disposto a tentar, claro. Agora se para vc ou para quem for, não faz diferença alguma enfrentar todo santo dia, engarrafamento, stress e perda de tempo, ótimo, afinal de contas, cada um sabe muito bem onde o calo aperta.

Penso da mesma forma que vc, talvez seja até bem mais relaxado e despreocupado com relação ao meio ambiente e nem por isso perco meu sono pois, não economizo sacolas de lixo, não separo lixo, retiro catalisador do carro para ganhar alguns cv's, entre outras barbaridades ....

Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Fala Dieselboy;

Quando eu digo "...na medida que o mundo todo a cada dia mais passa a reproduzi-lo" estou justamente falando do aumento da demanda mundial que vem ocorrendo há dez anos. Via de regra só lembramos da China, que há vinte anos está crescendo a taxas médias de dez porcento, mas isso também vem acontecendo na Índia e todo leste asiático (nos conhecidos Tigres Asiáticos).

E quanto aos impactos ecológicos desse padrão de crescimento/desenvolvimento forçado da China, é bom lembrar que eles somente estão fazendo o que o ocidente já fez no passado. Nossa matriz já foi tão poluente quanto a deles. Infelizmente nos esquecemos das coisas ruins do passado, mas o Tâmisa (Inglaterra) já foi um dos rios mais poluídos do mundo, assim como Nova Iorque já esteve em estado caótico. São Paulo não é exemplo pra ninguém e a Cidade do México é uma nuvem de poluição por si só.

Voltando um pouco ao ponto inicial, os próprios norte-americanos elevaram o padrão de consumo deles para um nível jamais visto. E como eles são o modelo, a tendência é que a classe média mundial siga esses novos parâmetros.

Já o caso dos alimentos, sem querer sair do foco da discussão, você tem razão quando diz que as causas são mais político-econômicas do que a falta de oferta de comida. Sabidamente, sobra comida no mundo. A questão é que, com a corrida para os combustíveis de origem vegetal, estamos adicionando um novo fator que é o forte aumento dos preços dos alimentos, fato este que já vinha ocorrendo devido a maior demanda do leste asiático.

No que toca os combustíveis fósseis, esses são inexoravelmente finitos, embora as reservas tenham se mostrado maiores do que se imaginava. De qualquer forma, o petróleo vem batendo recorde atrás de recorde, fato este que acaba por viabilizar o uso de combustível alternativos, razão pela qual o álcool está tão em voga atualmente.

Por esse motivo, veja que há aqui uma questão importante de planejamento estratégico de longo prazo. Ninguém vai querer cair na dependência do petróleo e perpetuar a matriz energética baseado neste combustível. Atualmente a Alemanha e Japão são os países que mais investem nas pesquisas sobre o hidrogênio, pois eles já perceberam que álcool e outros combustíveis vegetais são apenas um paliativo. Algumas empresas, como BMW, Mercedes e Toyota já possuem carros movidos a células de hidrogênio, mas ainda levará mais alguns anos para serem viáveis do ponto de vista comercial. As cartas já estão na manga, mas não tardarão a estarem na mesa...

[]s

Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Mas quem por aqui falou que essa é a solução?

O que fiz, foi passar uma dica para quem estiver disposto a tentar, claro. Agora se para vc ou para quem for, não faz diferença alguma enfrentar todo santo dia, engarrafamento, stress e perda de tempo, ótimo, afinal de contas, cada um sabe muito bem onde o calo aperta.

Penso da mesma forma que vc, talvez seja até bem mais relaxado e despreocupado com relação ao meio ambiente e nem por isso perco meu sono pois, não economizo sacolas de lixo, não separo lixo, retiro catalisador do carro para ganhar alguns cv's, entre outras barbaridades ....
    Foi só um exemplo, entende? Poderia ter usado andar... Não foi nada pessoal.

Abs

Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Local
    Brasília/DF
    Pessoal,

Estou adorando nossa discussão. Agora estou vendo que todos que estão participando deste tópico têm idéias bem firmes e fundamentadas, além de ficar evidente que são pessoas esclarecidas. Acho que devemos levar esta discussão adiante, em todos os lugares, e principalmente mostrarmos através de ações que estamos preocupados com o planeta, mesmo que, no fundo, saibamos que a merda já está a caminho. Não vamos desistir! Achei a discussão sobre "o custo" da evolução muito boa! Compartilho a idéia de que combustíveis baseados em matrizes vegetais são meros paliativos. Acredito em energia nuclear, e não pense naquela coisa perigosa que pode contaminar o mundo, aquilo é passado. Os alemães já estão à anos luz neste sentido, energia nuclear, para mim é o futuro. Para os carros, acredito que o hidrogênio será a solução.
    suzuki40+

Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Eldon Ver Post
    Pessoal,

Estou adorando nossa discussão. Agora estou vendo que todos que estão participando deste tópico têm idéias bem firmes e fundamentadas, além de ficar evidente que são pessoas esclarecidas. Acho que devemos levar esta discussão adiante, em todos os lugares, e principalmente mostrarmos através de ações que estamos preocupados com o planeta, mesmo que, no fundo, saibamos que a merda já está a caminho. Não vamos desistir! Achei a discussão sobre "o custo" da evolução muito boa! Compartilho a idéia de que combustíveis baseados em matrizes vegetais são meros paliativos. Acredito em energia nuclear, e não pense naquela coisa perigosa que pode contaminar o mundo, aquilo é passado. Os alemães já estão à anos luz neste sentido, energia nuclear, para mim é o futuro. Para os carros, acredito que o hidrogênio será a solução.
    Salve Eldon!

O grande problema da tecnologia nuclear é que ela gera resíduos radioativos que não sabemos ainda como tratar e que são altamente tóxicos, sem falar que ela depende de elementos que são um tanto raros de se encontrar na natureza (e até na tabela periódica...ehehe) como urânio, bário etc e que ainda precisam passar por um processo de enriquecimento que também não é nada barato.

Por essas e outras que as apostas estão no domínio do ciclo de fusão do hidrogênio, pois a matéria prima (o próprio hidrogênio) para se extrair energia desse processo existe em todo lugar do mundo em quantidade ilimitada e de graça, sem a geração de resíduos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

[]s

Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP

Thumbs up

Estou entrando um pouco atrasado na discução que está ótima e gostaria de trazer algumas reflexões neste mesmo sentido:

Será que não estamos tentando curar os sintomas e não estamos nos preocupando em tratar a doença?

Concordo plenamente que o hidrogênio certamente é a solução plausível mais próxima da realidade para a questão dos combustíveis... mas o caos urbano, o desmatamento, o consumismo desenfreado (que origina preconceito aos menos favorecidos financeira e culturalmente) a fome e tudo o que já se citou, são direta ou indiretamente males humanos... gerados pela "superpopulação"!

A solução está em unir as idéias... ações consideradas saudáveis, combustíveis menos poluentes (ou se possível não poluentes como o hidrogênio), um novo sistema de consumo, consciência e respeito ao próximo, controle de natalidade (não imposto mas sugerido) e educação na concepção mais ampla da palavra, aliados a iniciativas de discutir buscando soluções (como este tópico por exemplo) demonstrarão ser a solução mais atingível, apesar de que alguns podem considerá-la utópica.

Entretanto, temos que ter a consciência de que qualquer solução, única ou em conjunto, por melhor que seja, jamais será de um dia para outro... pode ser que se passem gerações até que a solução definitiva seja alcançada.

No fim, temos que admitir que fazemos parte do problema, se não pela ação, ao menos pela omissão... e não cruzar os braços.

[]s
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

somos grandes culpados pq votamos nas pessoas erradas.....
    esse acredito que seja o maior motivo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem