
Postado originalmente por
gnecchi
All,
Comprei meu Engesa em julho/2004 já com os Rancho com regulagem interna de 05 posições (apenas uma calibragem para os 4 amortecedores) e até hj nunca tive problema com eles. O Predator é meu "carro" de uso diário (e tb das trilhas) e na minha opinião é um investimento com retorno garantido, pois na cidade e estrada usando a regulagem no máximo (posição número 05) fica como um carro de passeio firme e seguro, sem ocorrer aquela inclinação que parece que o jipe vai tombar em curvas. Por outro lado nas trilhas é só baixar a pressão próximo do mínimo para que se tenha a suspensão trabalhando com o seu curso máximo
Apesar dos atuais estarem funcionando muito bem, estou com o Engesa no estaleiro para melhorias, e dentre elas estou trocando os atuais Rancho para o modelo XL com 10" de curso. Além de ter um curso maior as hastes tem maior diâmetro, portanto mais resistentes. Além desta diferença nos amortecedores o sistema de regulagem do XL é como os Rancho com regulagem mais novos que possuem 09 posições de calibragem e 2 relógios de controle, já que é possível calibrar os amortecedores dianteiros com pressão diferente dos traseiros!! Há tb diferença estética, pois os XL são pintados de prata ao invés de branco.
Todos os amortecedores Rancho que já vi instalados estavam com o corpo do amortecedor para baixo, seja em CJ, Troller, Hilux, Cherokee ou Engesa. Dentre essas viaturas já participei da instalação em Troller, Hilux e XJ... além do meu Engesa.
A foto que estou postando é do Rancho que ainda está no Engesa..... e foi efetuada na ocasião da compra dele. Em breve eles estarão fora para dar lugar ao novos XL.
Já tive uma XJ e nela eu não cheguei a pensar em investir em Rancho, pois é um off-road firme com amortecedores originais, mas o Engesa é muuuuito diferente com Rancho e outros amortecedores.... seja original ou adaptado.
[]'s sem abrir mão de amortecedor Rancho no meu Engesa