x
Convex Datacenter
Página 2 de 17 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 193

Tópico: "Axle Wrap"

  • #13
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0



    Pesso All

    Brigadão pela força.

    A página que eu ví com os cabos é exatamente esta que o Jipeiro_RR mostrou.

    Vou comprar o cabo e umas presilhas hoje mas só vou poder instalá-las no final de semana. Pelos meus cálculos (???) a maior extensão do cabo se dará quando o feixe de molas estiver reto, portanto, prenderei o cabo nesta posição. Quando o feixe estiver arqueado o cabo tenderá a ficar um pouco mais frouxo (alguns mms), não travando a suspensão mas quando o eixo tender a torcer o cabo será esticado impedindo uma rotação maior. Pura abstração mas acho que vai funcionar sem endurecer a suspensão ou travá-la. Conforme o Leopoldo explicou acima, este cabo poderia criar uma outra força de compressão na parte posterior do feixe. Acredito que isto possa aparecer com maior probabilidade nos jeeps com motorzão. Estou torcendo para o meu 161 não brigar tanto, apesar de que na última trilha ele transformou meu cardã traseiro em parafuso . Isto ocorreu exatamente porque minha ladder bar soltou, girando o eixo e forçando o cardã. Ao invés da flange quebrar o tubo do cardã que já estava amassado torceu. Agora troquei por um tubo sem costura de 4mm de parede, portanto a flange que se vire...

    O desenho e as observações do Mauro refletem exatamente o que tem ocorrido com o meu jeep. A compressão de um lado ou de outro é aceita sem problemas pela barra mas, todas as 3 vezes que a ladder bar se soltou do eixo tiveram como motivo a compressão por igual dos dois lados do eixo, por exemplo, passando por um quebra molas. Ou seja quando a traseira do jeep abaixa por igual. Não desejo isto para nenhum jipeiro mas é bom saber que não sou o único com este problema. Já estava chateado com esta situação.

    Vou instalar os cabos e empurrar alguns muros de arrimo só com a tração traseira para ver o efeito e posto aqui com as fotos.

    Caso esta idéia não funcione tenho outra baseada em amortecedores. Mais ou menos o que está no desenho abaixo.

    []s não torcidos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Axle Wrap"-abstracao2_123.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Assim ele vai trabalhar o tempo inteiro junto com o sobe/desce da suspensão.

    É como se tivesse colocado simplesmente 2 amortecedores para cada "roda".

    Poque você não coloca ele paralelo ao feixe?



    Voltando ao problema do cabo:

    êle só funciona numa condição específica pré determinada pela posição do jeep no plano, que é quando você ajusta o comprimento do cabo.

    Já numa situação em que haja levantamento de um lado da roda como num facão, ou uma roda sobre a guia e outra não, perde a função.

    Isso serve muuuito bem para arrancadas no plano.


    Monte um esquema como no desenho 2 e você resolve seu problema
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #15
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    re-lendo o relato do 4x4 wire.com:

    Teoricamente deveria haver algum encavalamento devido a parte dianteira do barramento ficar numa altura constante devido ao jumelo e isto força a mudança no ângulo do pinhão de uma forma controlada conforme o eixo desce. Um teste na rampa com o jumelo desconectado mostrou que a parte dianteira do barramento tende a permanecer dentro de umas poucas polegadas de onde deveria estar por todo o curso da suspensão. Assim, o encavalamento foi tão pouco que não fez diferença.. Os seus resultados irão variar conforme o projeto de seu barramento, dos suportes e do curso da suspensão do seu veículo.

    Bom, pelo desenho do Mauro, você tem ideia do que está acontecendo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #16
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    pra variar os sites gringos dando show, mas estamos chegando la..
    http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/
    (apenas para complementar o post do Leopoldo)


    []´s

  • #17
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    4 links

    Asterix,

    em vez de ficar brigando com a suspensão do jeep e ficar enchendo ele de solda, faça uma suspensão 4 links e estará resolvido seu problema.

    compre 4 barras panhard do landau e faça como no esquema lá em cima.

    não esqueça de colocar jumelo nas 2 extremidades da mola. Pronto !

    A minha suspensão, embora pura 4 link ficou antisquat.....bom esse tenho que checar no desenho mas, sem wrap e com a luva do cardan passeando só 2 cm no total.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #18
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por elcio
    pra variar os sites gringos dando show, mas estamos chegando la..
    http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/
    (apenas para complementar o posto do Leopoldo)


    []´s
    Ae elcio, já temos esse artigo na área de donwloads "made in Brazil" by mestre Leopoldo. O link tá no primeiro post do Leopoldo aqui nesse tópico.

    []'s 8)

  • #19
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Eu não tive paciencia de ler tudo então se alguem ja falou isso me desculpe mas o problema se deu porque a barra esta soldada no eixo. estou anexando fotos de uma barra bem feita e que não da nenhum problema num Samurai que tem um baita curso de suspensão(mais de 1500 de RTI).

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Axle Wrap"-barra_tra__o_4_193.jpg  
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #20
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Sandro

    A minha barra é exatamente como neste esquema. Um suporte é soldado ao eixo e a barra é parafusada neste suporte, a outra ponta é apoiada em um jumelo. A única diferença é que o meu jumelo é para cima o que segundo os experts no assunto torna o conjunto melhor. Também já posicionei o jumelo para baixo com o mesmo resultado.

  • #21
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Asterix,

    As diferenças mais notaveis entre a barra da foto (Samurai do Jorge Freitas, meu parceiro no trial) que postei e a sua são:

    1) Diferença de comprimento entre a metade da mola e a barra.
    2) Os pontos onde a barra prende no eixo não estão na vertical na sua montagem.
    3) Jumelo de baixo para cima.

    Pensei no que os colegas escreveram e concordo, em teoria a barra vai travar quando o eixo subir pro inteiro mas no Samurai do Jorge ela nunca quebrou e não trava a suspensão de jeito nenhum.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #22
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Ok PessoAll, vamos lá:

    Coloquei os cabos. São super simples de montar e ajudam sim a minimizar o AW, mas não acabam com ele.

    Para quem não vai exigir muito do carro acho que pode ser uma maneira simples, barata e rápida de minimizar o problema. No meu caso que uso o jeep somente para trilhas não vai dar .

    Já estou ruminando em um novo projeto para a minha barra e gostaria de algumas dicas.


    Devido à curva descrita pelo eixo, em um conjunto com feixes, fica difícil a utilização de uma barra rígida para acompanhar todo o movimento, mesmo com a utilização do jumelo. De forma a minimizar a torção que a barra impõe ao eixo, quando este desce, acho que seria indicado a utilização de uma barra o mais longa possível, tendendo a tornar a descida do eixo o mais paralelo possível em relação ao centro do feixe. O jumelo atuaria neste caso somente para compensar o movimento na horizontal.

    O problema da barra muito longa seria o posicionamento dela debaixo do jeep. Especificamente no caso do meu jeep, e outros que tem o eixo da rural, é possível a colocação da barra do lado de fora do chassis. Já ví alguns exemplos de barra não centralizada mas será que uma fixada tão na lateral não traria algum problema? Pensei em prender a ponta da barra no suporte frontal do estribo, com isto o comprimento da barra faria com que a torção do eixo fosse menor.

    Neste exemplo que o Sandro mandou a barra está aparentemente do tamanho da metade da mola. é isto mesmo Sandro? Com isto o eixo não é forçado a girar quando desce?

    E agora, quem poderá nos ajudar???

  • #23
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Asterix,

    Na barra que te mostrei o jumelo da barra esta alinhado com a montanheira então o arco que o eixo descreve e o mesmo que a barra. Alem disso o jumelo para cima permite que quando o eixo suba e ande para tras, ele (jumelo) tambem ande para tras subindo a barra.
    Entendo que voce fique inseguro e tambem entendo que queira experimentar maneiras de fazer mas basta copiar igualzinho a barra da foto que te mandei e acabou problema. Aqui no RJ tem 5 Samurais, todos preparados pelo Jorge, todos com a barra igual e nenhum tem problemas.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #24
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    OK Sandro.

    Lá vou eu de novo. Vou copiar o projeto do seu amigo.

    Só uma dúvida. O que é montanheira ? Pesquisei antes de perguntar e só ví referência a sopas caldos e etc...

    Por acaso é o apoio fixo do feixe? Se for este o caso o que deve estar alinhado é a ponta do jumelo, portanto a ponta da barra?

    Segue um desenho para confirmar. Se for este o caso não teríamos uma torção forçada pela barra a cada movimento da suspensão?

    De qualquer forma brigadão. Vamos tentar DE NOVO...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Axle Wrap"-barra_samurai_467.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade