Powered by vBulletin

Diferença de pneus montados em tala 7"e 10".

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/06/2004, 11:46
    Dennis Figueiredo
    Bom.... eu falei no máximo esticando muito.... se exitir realmente alguma diferença 0,5cm.... se tem no máximo essa medida diga-se então que a altua do difencial irá aumentar 0,2cm.... dois risquinhos na régua.

1cm de diferença no pneu ja é percebível a olho, agora 1cm de altura do jipe a mais como o Sandro disse... realmente au acho que faz diferença.
  • 08/06/2004, 20:41
    Mauro Darezzo
    nem na chuva
    Para mim não faz diferença já que não vou sair nem na chuva depois de toda a reforma que fiz....quanto mais fazer trilha... :lol: :lol: é ruim hein.... :oops:

Agora falando sério...vou provar que 1cm não faz diferença. Ao invés de passar por esta "pedrinha" tente passar por cima da pedra do Pão de Açucar. E ai? Fez diferença este 1 cm....? hehe. :lol: :lol:
  • 10/06/2004, 22:25
    Nando
    Se esse 1cm faz tanta diferença assim, como é que nem sempre os mais altos são os que ganham?

( )s
  • 10/06/2004, 23:21
    Mauro Darezzo
    Para ser sincero estas fotos são casos extremos. Não é todo dia que temos que passar por estes obstáculos. Da mesma forma que os Astras de rua não tem nada a ver com os das pistas.
  • 11/06/2004, 08:25
    Dennis Figueiredo
    Nando... :D

Na minha opnião... se tu aumentar em 1cm o vão livre da TUA Hilux e CONTIGO dirigindo fará diferença sim. Não dá pra comprar carros e pilotos diferentes apenas pelo quesito altura. :wink:

Outra coisa.... no ultimo domingo eu e um colega fomos fazer uma trilhinha básica(fui de carona) e um conhecido nosso foi de Hilux, eu tava meio desacreditado com ela.... mas fiquei espantado com o desempenho da Japa. Porra.. ela é muito valente... e olha que o cara "dava de dois pés do acelerador". Teve uma hora que passamos por uma poça que cubriu o capô do jeep.... o cara é meio novato veio muuito embalado...a aguá cobriu o TETO da pick up.... lesse bem??? Isso mesmo, a agua cobriu o teto, encheu de agua por dentro mas ela saiu do outro lado na boa. :wink:

[]´s passando por alagados na macióta.
  • 11/06/2004, 13:11
    Nando
    Denis,

Vou desconsiderar a primeira parte da sua resposta...... :P

Quanto a segunda, é verdade, o pessoal em geral se espanto com o desempenho da Hilux nas trilhas, agora a entrada de ar dela não é tão alta assim... ela fica bem perto do farol. O seu brother teve sorte, devia estar num baita ca$cete o que impediu a agua de entrar direto no motor, agora que ele chegou bem perto de dar um calçinho hidraulico no 3L dele, aaaa chegou.....

Passei por um lace parecido, tinha conseguido passar um riacho la perto de Caraiva, na Bahia, no dia seguinte fui tentar a mesma façanha mas tinha chovido bastante, e eu não tinha reparado que o rio havia subido. ?A agua passou por cima do capô, e na saida o motor falhou e começou a soltar fumaça branca.... dei aquela cara de f u d e u ! Mas depois de uma aceleradas ela voltou ao normal sem morrer e consegui voltar tranquilo para SP.

( )s cada vez mais achando snorkel essencial......
  • 11/06/2004, 13:56
    Dennis Figueiredo
    Hilux era original... até os pneus. :shock:
  • 11/06/2004, 21:01
    Sandro Tannuri
    Citação:

Se esse 1cm faz tanta diferença assim, como é que nem sempre os mais altos são os que ganham?
    Ganhar uma competição depende de muitos fatores, mas voce ja sabe disso, né?

Citação:

Para ser sincero estas fotos são casos extremos. Não é todo dia que temos que passar por estes obstáculos. Da mesma forma que os Astras de rua não tem nada a ver com os das pistas.
    Isso que voce chama de casos extremos é o tipo de trilha que faço com meu Jeep, nelas 1 cm faz diferença.

Abraços,
  • 13/06/2004, 13:07
    leitao
    Tala de montagem - considerações - LEITÃO
    PessoALL,

Algumas considerações sobre talas de montagem...

O que os fabricantes dizem:

1) Todo pneu tem uma tolerância técnica em relação a tala de montagem. O pneu. A tala ideal irá garantir o máximo de durabilidade e o pneu irá trabalhar sem stress no talão.

2) Usar o pneu em talas menores ou maiores que os máximos irá causar desgaste irregular e/ou acentuado além de estressar os talões, o flanco e eventualmente a própria banda de rodagem. Em casos extremos pode ocorrer danos a estrutura do pneu e/ou rachaduras na borracha.

O que a experiência em 9 anos vendendo e usando pneus Off Road me levaram a concluir:

1) De fato o que os fabricantes dizem acontece, porém o desgaste é pequeno e raramente realmente acontecem os tais defeitos de uso.

2) Em algumas situações é vantajoso perder a garantia e alguns quilômetros para ganhar performance.

3) Geralmente os jipeiros que compram pneus comigo e fazem up-grade de tamanho de pneus usam as rodas originais de seus jipes, geralmente com perda de performance (esterçamento, durabilidade, estabilidade, estética e outros).

4) Em geral, recomendo sempre o aumento da tala de montagem e uso de off-sets negativos, visto os ganhos de esterçamento, estabilidade, tração, aderência, quilometragem e estética.

5) Na minha opinião, talas mais largas proporcionam os beneficios elencados acima, além de proteger a lateral dos pneus contra cortes acidentais.

6) OS benefícios de talas mais finas são o pequeno aumento do diâmetro total do pneus e segundo a opinião de alguns clientes a maior dificuldade de ocorrer o destalonamento dos pneus. Para mim esta segunda vantagem não está totalmente comprovada.

Como tenho observado mais acidentes e perda de provas relacionadas a cortes laterais do que destalonamentos, continuo aconselhando meus clientes e amigos a preferirem talas mais largas as finas.

PAra quem tem problemas de destalonamentos considero o uso de câmaras de ar adequadas, de rodas bead-lock e/ou o aumento da pressão dos pneus, instrumentos mais eficientes do que o uso de rodas subdimensionadas.

Em geral recomendo o uso de rodas tala 8 para pneus 31 e 32 e o uso de tala 10 para pneus 33 e 35.

Para os pneus pneus 34 (265/75R16 Cross) estarei confeccionando rodas tala 9, que é o limite máximo destas carcaças.

Rodas extremamente largas para determinado pneus, tais como tala 10 para pneus 31 ficam lindas, porém o desgaste nos ombros é absurdo... mesmo que se reduza a pressão.

A redução da pressão pode minimizar o desgaste, porém se torna perigoso em algumas condições e principalmente em velocidades maiores e pisos cortantes ou com velocidade altas associada a buracos de asfalto.
  • 13/06/2004, 14:41
    Eduardo Chaves
    PessoALL,

Na situação em que o Sandro estava na pedra, claro que o 1 cm faz diferença, se fizesse parte de uma prova por exemplo, quem for mais baixo vai desviar da "pedrinha" o suficiente para transpor o obstáculo, há alternativas sim, mas o que quero dizer é que um jipe 1 cm mais baixo que o do Sandro não atravessa a pedra seguindo o mesmo trajeto dele, então faz diferença...

No contexto geral de uma prova, não ganha quem tem 1cm a mais ou a menos, há muitas variantes que determinam o vencedor...

[]'s...
  • 18/06/2004, 14:00
    Atila
    Senhores, voltando ao assunto das talas:

Depois de muito pesquisar e discutir, cheguei à conclusão que a opção mais viável para o que quero fazer no Jotahão é:

(1) Adquirir rodas de liga 15x7 com offset de +10 (como as originais);

(2) Montar nelas os Wrangler MT/R 32x11,5

O problema: a Goodyear especifica tala de 8 a 10'' para esse pneu. Não tenho como usar tala 8, pois as rodas de liga do mercado só oferecem essa roda com effset -25, o que exigiria recortar pára-lamas etc. o que não quero fazer. Também não quero usar rodas de aço, quando então eu poderia mandar fazer no offset desejado.

Então pergunto: Qual é efetivamente o risco / prejuízo / problemas que eu posso ter por montar o pnau na roda tala 7 em ver de na tala 8, como recomendado pelo fabricante? Desgaste? Estabilidae? Performance? Conforto? Onde é que pega?

[]s
    Atila
  • 18/06/2004, 14:13
    billj
    Teoricamente, você vai pagar em todos os aspectos que citou........ Pode até ser que consiga um resultado razoável mexendo com as pressões, mas nunca será 100%, a diferença é muito grande para um pneu com lateral baixo.....

IMNSHO, seria melhor ir num pneu 31 x 10,5 se é para ficar com rodas de tala 7".......

Abraços,
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:36.