x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 28

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    24/01/2019
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 0

Vocês têm alguma ideia de como poderia-se calcular o torque do veículo usando algum sensor (acelerômetro,cronômetro e tacômetro) sem ter disponivel o valor da massa do veículo? O dispositivo Gtech é caro e vendido em dolar, muito pouco acessível, estou em busca de construir o meu, mas preciso de alguma lógica que não envolva a massa.

Grata,
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    27/11/2004

Caro Marcelo.

Eu realmente sei muito pouco do assunto, não leciono nem escrevo artigos sobre o tema e a fisica que sei, apesar de não ser de segundo grau, é meio feijão com arroz mesmo. Mas estou sempre disposto a aprender e quero aproveitar a oportunidade para aprender com o caro amigo professor.

Nós estamos falando de coisas diferentes, mas deixa eu tirar uma dúvida.
    Digamos que estou com um carro qualquer andando com o motor em 2000 rpm, o torque existente na roda é o mesmo existente no ponto em que é feito o teste de bancada no motor?

Obrigado pela ajuda.

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    O torque não está apenas relacionado à rotação! Necessitamos levar em conta a potência.
    O fato de um motor estar em determinada rotação não significa que determinado torque esteja presente. Existe a questão do trabalho realizado. Um motor à 3000 rpm funcionando em uma bancada à vazio e um à 3000 rpm impelindo um veículo realizam trabalhos diferentes, mesmo que seja o mesmo motor. É a mesma questão que ocorre quando é necessário subir um aclive.
    Não é apenas uma questão de raciocínio teórico. No primeiro caso temos somente a questão de energia cinética, no segundo temos energia cinética e energia potencial.
    Discordo de você quando menciona que o torque é constante independente da carga e apenas relacionado à rotação.

Sds.

Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 7
    O torque não está apenas relacionado à rotação! Necessitamos levar em conta a potência.

Não misture as situações.

O que se mede em dinamômetro é única e exclusivamente o torque, que é sempre constante numa mesma rotação, num mesmo motor. A potência de um motor não é variável que possa ser medida mecanicamente, somente calculada, pois nada mais é que o produto do torque do motor pela velocidade angular do virabrequim.

Também pode ser calculada a potência se conhecidos o poder calorífico inferior do combustível, a quantidade de combustível queimada considerando-se o rendimento termodinâmico e o trabalho produzido pelo ciclo.

O fato de um motor estar em determinada rotação não significa que determinado torque esteja presente. Existe a questão do trabalho realizado. Um motor à 3000 rpm funcionando em uma bancada à vazio e um à 3000 rpm impelindo um veículo realizam trabalhos diferentes, mesmo que seja o mesmo motor. É a mesma questão que ocorre quando é necessário subir um aclive.
    Errado. Preliminarmente, um motor nunca é medido vazio em bancada. A medição é realizada sob carga e é medida a reação gerada pelo freio do dinamômetro. Portanto o torque estará presente da mesma forma, não confunda torque com reação.

Discordo de você quando menciona que o torque é constante independente da carga e apenas relacionado à rotação.
    Então não é só de mim que você discorda, mas de todos os autores, enciclopédias e departamentos de engenharia de motores do mundo inteiro.

Sds[/quote]

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Citação Postado originalmente por Adir Schoier

Nós estamos falando de coisas diferentes, mas deixa eu tirar uma dúvida.
    Digamos que estou com um carro qualquer andando com o motor em 2000 rpm, o torque existente na roda é o mesmo existente no ponto em que é feito o teste de bancada no motor?

Obrigado pela ajuda.
    No dinamômetro, é medido o torque disponível no virabrequim.
    O torque na roda é o torque do virabrequim x relação da marcha que está sendo utilizada x relação de diferencial x relação de qualquer outra redução que existir entre o motor e a roda (caixa de transferência, overdrive off board ou redução montada no diferencial) x índice de rendimento da transmissão.

Por exemplo, supondo que um motor desenvolva 20 kgfm de torque líquido a estes 2000 rpm.
    Na bancada serão medidos os 20 kgfm a 2000 rpm.

Admitamos que um veículo esteja rodando em primeira marcha, cuja relação seja por exemplo de 4,00:1, com um diferencial de 3,00:1, por exemplo, e cuja transmissão tenha um rendimento de 90% no câmbio e de 90 % no diferencial.
    O torque no eixo da roda deste veículo com este motor a estes 2000 rpm será:

20 kgfm x 4,00 x 3,00 x 0,9 x 0,9 = 194 kgfm.

Se engrenada uma reduzida de 3,00:1, por exemplo, com rendimento de 80% o torque no eixo da roda em primeira reduzida será de 194 x 3,00 x 0,80= 466 kgfm. Muito torque, mínima velocidade final nesta marcha.

Se estiver em quinta ( 0,80:1, por exemplo) , com o mesmo diferencial, sem reduzida, o torque no eixo da roda será de :

20 kgfm x 0,80 x 3,00 x 0,9 x 0,9 = 39 kgfm. Menor torque, maior velocidade final.

Desconsiderei rendimento de embreagem, juntas universais, homocinéticas, cruzetas, etc, para simplificar.

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Marcelo,
    Não estou misturando as coisas. Para mim isto está claro.
    Não tenho dúvida alguma de como um dinamômetro funciona e o que esteja sendo verificado.
    Também estou ciente de como calcular a potência teórica de um motor de combustão interna em função da quantidade de combustível e de seu poder calorífero, levando em consideração o rendimento termodinâmico.
    O que não concordo é o fato de você ter mencionado que o torque gerado por um motor varia unicamente em função da rotação.
    E que, um veículo se deslocando no plano esteja desenvolvendo o mesmo torque que um veículo que esteja subindo um aclive considerando que os mesmos estejam a mesma velocidade. Este é o ponto de discórdia, desrespeitando a realidade física presente.
    Sou motivado a discordar toda vez que algo não esteja claro e que seja passível de confusão. Tenho conciência de não estar transigindo qualquer explicação física inerente à esta realidade.
    Respeito sua opinião e dos demais colegas e não questiono o seu conhecimento sobre o assunto. Confio em toda boa fonte de informação.

Sds.

Usuário
    Entrada
    27/11/2004
    Obrigado Marcelo. Muito boa a tua explicação.

Então o torque existente na roda, não é igual ao torque disponível no virabrequim, pois do motor até a roda tem uma série de dispositivos com seus devidos rendimentos e se soubermos o torque existente no virabrequim, podemos calcular o torque existente na roda, como tu demonstrou. Correto?

A minha pergunta é, se soubermos o torque existente na roda, podemos fazer o cálculo inverso e chegar ao torque existente no motor?

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    A minha pergunta é, se soubermos o torque existente na roda, podemos fazer o cálculo inverso e chegar ao torque existente no motor?
    Sim!

[]´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Usuário
    Entrada
    13/09/2004

Re: Medir o torque do motor

Meu Deus!!!

No fim da pag. eu ja tava com dor de cabeça de tanto calculo e teorias......mas tudo bem creio que ficou bem explicado até pra quem não queria entender, realmente os amigos são show de bola na explicação, PARABÉNS A TODOS!!!!!!!!!!!

Ricki

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Obrigado Marcelo. Muito boa a tua explicação.

Então o torque existente na roda, não é igual ao torque disponível no virabrequim, pois do motor até a roda tem uma série de dispositivos com seus devidos rendimentos e se soubermos o torque existente no virabrequim, podemos calcular o torque existente na roda, como tu demonstrou. Correto?

Sem dúvida. E pra medir esse torque também se usa o famigerado dinamômetro de rolos.
    Medindo a força aplicada no rolo e sabendo o diâmetro da roda+pneu, se chega ao torque no eixo.
    Daí é só fazer a conta ao contrário.

AÍ marcelo nunes,

CONSEGUI ENTENDER O TORQUE COMO NUNCA O HAVIA ENTENDIDO.

[ ]'S AGRADECIDOS
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
    CS 2007 e CD 2006

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    então me explica que eu estou tentando entender de 1987 até hoje...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Força
      Por MOROZINI no fórum Picapes
      Respostas: 18
      Última resposta: 16/04/2008, 21:58

Permissões de Postagem