Muito interessante, Sandro!!!!!! 8)
Vou estudar uma adaptação dessa idéia no meu jipe. Acredito que dá para fazer um protótipo usando pedaços de feixe de mola.........
:wink:
Versão Imprimível
Muito interessante, Sandro!!!!!! 8)
Vou estudar uma adaptação dessa idéia no meu jipe. Acredito que dá para fazer um protótipo usando pedaços de feixe de mola.........
:wink:
Bill,
E sobre o curso da suspensao, quanto imagina em perder.
Sabe eu ja fiquei bem inclinado com o Wrangler e enquanto as rodas estiverem no chao ele nao tomba. Com menos curso uma roda vai sair do chao mais cedo que hoje e a chance de tombar aumenta.
Tenho a opçao de ligar e desligar a barra, o que voce usaria numa inclinaçao lateral, ligada ou desligada
Abraços,
Nao sei como citar , desculpem. Essa resposta e para o Gustavo.
Sim este e o Stock e nao nunca tentei usar isso num 4x4.
Caríssimos Colegas,
Valeu Bill pelas informações...
Acho que estou entendendo agora aonde vocês querem chegar! Desculpem mas no início eu não tinha percebido a intenção...
Pelos esquemas que vi nas conversas e imagens, para a intenção de off-road bem hard o ideal seria o sistema que o Sandro nos trouxe, que é o usado no Stock Car ou seja, uma suspensão ativa, com diversas opções de "regulagem" para enfrentar diferentes configurações de terrenos e inclinações. Só que analisando as imagens, achei pouco provável a possibilidade de adotar este sistema para uso off-road, primeiro pelo pouco espaço nas viaturas que usamos para acomodar os componentes necessários, principalmente se levarmos em conta o curso de suspensão que precisamos.
Outra coisa é (apenas suposição...) este sistema não seria muito frágil para o uso mais pesado do off-road... Um Stock Car corre apenas em pistas lisinhas lisinhas... de asfalto, e nós andamos nos piores pisos que se pode imaginar, então uma proposta de sistema ativo provavelmente seria mais susceptível a quebras. Será que estou enganado. :?:
Vale lembrar que não tenho os mesmos conhecimentos de suspensão como nosso amigo Bill, apenas estou querendo aprender um pouco mais do assunto e ao mesmo tempo levantar algumas questões que podem ter sentido...
Saudações,
Sandro,Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
A intenção seria de ligar a barra quando entrar numa inclinação lateral, assim controlando (um pouco) a transferência de peso para o lado inferior.
Quanto a influência que o curso tem na tendência de tombar, o segredo é de ter um jipe balanceado. Ou seja, uma suspensão que trabalha como conjunto. Não adianta ter um puto curso num eixo se o outro fica parado. Também não adianta ter muito curso se não existe também um certo peso sobre os pneus para gerar tração. O seu Wrangler, pelo que vi lá em BH, está muito bem nesse aspecto.........
Abraços,
Sim, stock cars rodam em pistas lisas. Porém, não deveria subestimar as porradas dadas à suspensão, pois são muito fortes..... Não precisa buracos ou ondulações muito grandes quando estiver a mais de 200 km/h.......Citação:
Postado originalmente por gvogetta
PessoALL,
O uso de amortecedores com controle de pressão, como o Rancho 9000, nao poderia dar uma mão no controle do Body Roll, quando se vai perga uma trilha, coloca no mais mole, e quando se quer andar na estrada de asflato com mais seguranca, se coloca no mais duro...
[]'s
Gustavo
:D Olá Gustavo e PessoALL!Citação:
Postado originalmente por lassis
:D Entrando na conversa... O uso desses amortecedores ajuda, mas não resolve. Como o Bill já disse, os amortecedores vão frear o movimento, mas não vão impedí-lo. Já a barra estabilizadora tem a função de corrigir essa inclinação, digamos "puxa de volta", enquanto o amortecedor apenas retarda o movimento. Estou tentando simplificar a explicação, me corrija se preciso Bill... :wink:
Fala, Sandro, beleza?! E aí, Bill, tudo certo?!
Passei os olhos na sua explicação sobre o bdy-roll e as barras estabilizadoras. Ficou ótima! ;-)
Agora, eu lhes pergunto, para quê eu colocaria uma barra estabilizadora em um jipe destinado às trilhas? ;-)
É o seguinte: a barra estabilizadora não limita nem mexe com o curso da suspensão, mas, sim, com a torção dos eixos. Ou seja, como nas trilhas o que vale é manter as rodas no chão, principalmente pela torção, ela ficaria desligada o tempo. Ao entrar novamente no asfalto, tudo bem, ela seria útil. Porém, basta dirigir um pouco menos esportivamente para não se meter em uma capotagem. Eu digo isso por experiência própria! ;-)
Para vocês terem uma idéia, em nenhum dos jipes e picapes que tive (engesa, JPX, HiLux, Samurai ect.) a barra estabilizadora ficava incólume. Ou seja, era retirada de primeira. É claro que, como eu sempre fui um "roda-presa" (eu admito), isso nunca fez nenhuma difereça para mim no asfalto, mas, nas trilhas, era certeza de boa torção dos eixos. ;-)
Por outro lado, para aqueles que gostam de velocidade no off-road, as barras estabilizadoras são fundamentais. Basta olhar qualquer veículo que corre o Baja nos EUA. O curso de suspensão é enorme, mas a torção, zero! ;-)
Abraços
Grande Markito, faz tempo que nao te vejo em cara, nao sei quem ta mais sumido se sou eu ou voce.Citação:
Fala, Sandro, beleza?! E aí, Bill, tudo certo?!
Eu uso a barra dianteira no meu Jeep por causa dos deslocamentos e quando entro na trilha desconecto a maldita. Nos CJ eu nao perderia tempo em adaptar uma barra ja que as velocidades no asfalto nao deveriam ser altas nao so pelo body roll mas tambem por outros motivos,Citação:
Agora, eu lhes pergunto, para quê eu colocaria uma barra estabilizadora em um jipe destinado às trilhas?
apesar que tenho visto a galera preocupada em aumentar a velocidade destas viaturas, bem tem louco para tudo.
Quando eu falo em curso imagino a diferença de nivel entre duas rodas do mesmo eixo, ou seja no tipo de offroad que faço nem imagino dar saltos a ponto de tirar duas rodas do mesmo eixo do chao.Citação:
É o seguinte: a barra estabilizadora não limita nem mexe com o curso da suspensão, mas, sim, com a torção dos eixos.
Essa e a ideia, pena que nem todos tenham a paciencia de passear curtindo o deslocamento ate o boteco, bem pelo menos aqui no RJ as trilhas sempre acabam num boteco.Citação:
Ao entrar novamente no asfalto, tudo bem, ela seria útil. Porém, basta dirigir um pouco menos esportivamente para não se meter em uma capotagem. Eu digo isso por experiência própria!
Abraços,
Grande Sandro!
É verdade, meu caro, estamos sumidos. Há um bom tempo que não nos vemos. E aí, casou? Bom, eu estou quase! ;-)
Ha, ha, ha
Quanto à barra estabilizadora, você falou bem; ela teria pouca ou nenhuma serventia em um Willys. Porém, para você e para o Bill, ela já seria de grande valia, ainda mais na hora de rodar no asfalto, quando não se pode utilizar os biscoitões que vocês colocaram em seus jipes! ;-)
Ha, ha, ha
A propósito, meu caro, tenho uma idéia para um conector de barra. Vou desenhá-lo e, depois, mando para a lista. Acho que pode ser bem útil para quem ainda não o tem! ;-)
Mudando o rumo da prosa, quando você vai aparecer no La Lamma?
Abração
Ja estou sentindo a corda no pescoço, acho que me enforco ate antes de voce, que pena....Citação:
E aí, casou? Bom, eu estou quase!
Ha, ha, ha
O meu e o padrao da Rubicon Express ( www.rubiconexpress.com ), quando novo fica dificil de recolocar pois e necessario nivelar perfeitamente as rodas, depois de um tempo de uso cria-se uma folga nos pinos que facilita a remontagem porem faz um barulhinho quando subo uma calçada ou algo parecido. Existe outros melhores no mercado mas eu ja me acostumei ao meu, se voce quiser testar seu prototipo pode faze-lo em minha viatura.Citação:
A propósito, meu caro, tenho uma idéia para um conector de barra. Vou desenhá-lo e, depois, mando para a lista. Acho que pode ser bem útil para quem ainda não o tem!
As terças geralmente apanho a patroa na faculdade as 21:30, mas qualquer dia destes eu pinto la.Citação:
Mudando o rumo da prosa, quando você vai aparecer no La Lamma?
Abraços,