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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de JAIME MOREIRA
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    Duvida sobre guincho!!!!!




    Tenho uma duvida que ainda não achei a resposta!!!
    Comprei um Troller 04, e acabo de instalar um guincho work 9000!!!
    Quando pesquisei sobre guincho tirei muitas duvidas aqui e encontrei outras....
    A maioria fala que o work 9000 é mais que suficiente pra puxar um troller, outros falam que é muito fraco!!
    Já li muito sobre cabos de guincho estourando, então aí vai a minha duvida...
    Tirando a hipótese de cabo velho e enferrujado, muitos ja tiveram o cabo de guincho estourado, principalmente quando exigidos ao estremo...

    Então quanto suporta um cabo de guincho??????????

    Se o cabo estiver bom e se romper não é sinal que o guincho teve mais força do que o cabo pode suportar??
    Adianta ter um guincho super potente e o cabo não suportar???
    abraços

  • #2
    Por ser um equipamento de segurança, cabos de aço obedecem, pelo menos deveriam, a uma norma de construção !
    Existem muito tipos de alma :- alma de aço de uma perna, perna de cabo, etc
    Alguns tipos de trançagem: - a direita, a esquerda, regular,etc

    Esse site tras alguma coisa pois as tabelas são um tanto extensas : - http://www.cabopec.com.br/produtos/cabosdeaco/index.php

    Tb pesquise por "CIMAF", excelente fabricante

    E tem tb o fator diâmatro de carretel, quem limita o diâmtro máximo do cabo a ser enrolado nele

  • #3
    Usuário Avatar de JAIME MOREIRA
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    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Tb pesquise por "CIMAF", excelente fabricante
    ok, mas queria saber nos cabos originais que vem no guincho work..etc..
    aguentam 9000 libras ... até 12500 libras???????????

    abraços

  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Jaime , seu questionamento é apenas sobre o Cabo , ou no geral , e principalmente a caixa de contatores ??
    Gosto muito do 12000 compacto, para viaturas pesadas como troller e Band.

  • #5
    Usuário Avatar de JAIME MOREIRA
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    João,
    essa minha duvida é mais sobre o cabo mesmo, ja ouvi muita gente falando que o cabo estourou, quase acertou um... etc
    aquele papo que todo mundo ouviu!!!!
    o cabo estoura porque ja ta ruim ou estoura porque o guincho é mais potente que o cabo???

  • #6

    Wink

    Pois então Jaime, nos sites indicados tem muito material a respeito de como identificar a hora da troca e possiveis indicios de defeitos !
    Outra coisa, tem as tabelas indicativas para identificar a capacidade de carga dos cabos , seu guincho é 9000libras né ? Que dá 4082kg !
    Identificando o cabo por diâmetro e tipo é possivel saber se ele está subdimensionado ou não !
    Agora se os casos relatados por ai são referentes a manutenção inadequada, bom, quem sou eu pra julgar, né ?
    Acho que o importante é saber se o seu está conforme com as normas de segurança ou não ! E como vc é o usuario do equipamento deve ter conhecimento pra julgar se o seu está legal né !

  • #7
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    Jaime,
    o cabo de aço do Work 9.000 é da mesma bitola e tamanho que o do Work 12.000 = 5/16" x 30 m.
    Só o Work 12.500 que tem 3/8"x30 m de cabo, mas pesa quase o dobro do Work 9.000 (55Kg x 32Kg).
    Os guinchos Warn 9.5SI, 9.5TI, 9.5XP também tem cabo de 8 mm (5/16").
    Os cabos de aço dos guinchos Ekron, mecânico 9000 Lbs ou elétrico 9500 lbs, também são de 5/16" (8 mm).
    Para o Troller, o Work 9.000, na minha modesta opinião, é suficiente, já que tem capacidade de carga de 4.100 Kg.
    Um abraço.
    Antonio.

  • #8
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    Jaime,

    O cabo do guincho deve ser encarado como o fusível do sistema, principalmente quando estamos falando dos guinchos mecânicos, onde não há componentes eletrônicos envolvidos (sei que não é seu caso). Ou seja, se o cabo estourou (em condições normais) é porque estava utilizando o guincho para puxar uma carga maior que ele aguenta. Se colocar um cabo mais grosso que o indicado pelo fabricante, corre o risco de danificar o guincho enquanto o cabo continuará intacto.

    Por isso, a melhor forma de evitar estouro do cabo é conhecendo o limite do guincho e não exigir que o cabo faça hora-extra em sua vida útil.

    [s] guinchados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #9
    Usuário Avatar de RAR
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    Jaime,
    É o seguinte... antes que faça uso do seu guincho é bom que participe de curso ou eventos off-road onde se ensine como utilizar este equipamento. Com a prática vais saber quando e como deve utilizá-lo. A sua preocupação quanto a resistencia do cabo é de certa forma secundária. Pode-se dizer que ela é adequada a capacidade do guincho, que neste caso para um cabo de 5/16" é da ordem 3500 Kgf (carga de rompimento mínima). A capacidade de um guincho, embora nominal seja (no seu caso) de 9000lb, ou seja 4082 Kg, significa que na 1ª. camada do tambor deva ter este valor teoricamente. Na 2ª. camada deve cair para 6000lb (2722 kg) e assim por diante. Todo bom jipeiro numa trilha deve avaliar as situações que se apresentam antes de fazer uso a torto e a direita do guincho, muitas vezes se resolve uma situação com uso cintas e até mais rapidamente. São acessórios imprecindíveis ao guincho uma ou duas cintas, manilhas e patesca. Não deixe de compra-los. Tem manual muito bom da Warn na net que dá boas dicas. De resto bons passeios, mas sempre acompanhado.
    Sdçs

  • #10
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    A patesca é muito importante.
    Com ela e um ponto de ancoragem no pára-choque você divide por 2 o esforço no cabo do guincho (e também não exige tanto da bateria).
    Em compensação, divide-se por 2 também a velocidade com que o jipe é puxado.
    E também divide-se por 2 o alcance do cabo de aço, já que ele terá de "ir" até a patesca e "voltar" ao pára-choque do guincho. Então, para resolver esse problema, umas cintas são muito úteis.
    []'s (não me esqueci das antigas aulas de física...)
    Antonio.
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Folgado, no caso do guincho elétrico , a afirmação que ao colocar patesca a velocidade cai pela metade , nem sempre é verdade.
    Se vc comparar a velocidade de recolhimento do cabo com tensão quase máxima, onde esta se reduz significativamente, com a velocidade com metade desta tensão( já que estará fazendo uso da patesca) , onde o elétrico trabalha mais rápido, fica bem equilibrado.

  • #12
    Banido
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Folgado, no caso do guincho elétrico , a afirmação que ao colocar patesca a velocidade cai pela metade , nem sempre é verdade.
    Se vc comparar a velocidade de recolhimento do cabo com tensão quase máxima, onde esta se reduz significativamente, com a velocidade com metade desta tensão( já que estará fazendo uso da patesca) , onde o elétrico trabalha mais rápido, fica bem equilibrado.
    entendi...

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