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  • #1
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    Lubrificação de Diferencial




    Muita se fala sobre lubrificação de diferencial.

    Tem gente (mecanicos) que dizem que não se troca o oleo do diferencial. Eu mesmo, usei um Omega Suprema por 8 anos (150.000 km) sem saber que existia oleo de diferencial.

    Ainda hoje, não tenho certeza.

    Pesquizei na internet, li manuais, etc. O manual de minha pickup é claro: Troque a cada 40.000k. O manual de outras marcas (ford, eu acho) diz: troque a cada 100.000.

    O que voces, amigos foristas dizem a respeito?

    Independente de marca de eixo, ou montadora, ou tipo de oleo...

    Achei um site interessante... http://www.omecanico.com.br/modules/...a.php?recid=42

  • #2
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    Citação Postado originalmente por JairoM Ver Post
    Muita se fala sobre lubrificação de diferencial.

    Tem gente (mecanicos) que dizem que não se troca o oleo do diferencial. Eu mesmo, usei um Omega Suprema por 8 anos (150.000 km) sem saber que existia oleo de diferencial.

    Ainda hoje, não tenho certeza.

    Pesquizei na internet, li manuais, etc. O manual de minha pickup é claro: Troque a cada 40.000k. O manual de outras marcas (ford, eu acho) diz: troque a cada 100.000.

    O que voces, amigos foristas dizem a respeito?

    Independente de marca de eixo, ou montadora, ou tipo de oleo...

    Achei um site interessante... http://www.omecanico.com.br/modules/...a.php?recid=42

    JairoM;

    Siga o que teu manual indicar. O da Ranger (ele tá lá dentro dela - não está facil para eu pegá-lo para conferir) se não me falha a memória é a cada 60 mil km. Se por acaso, atravessar trechos alagados que cheguem a cobrir o diferencial, o manual manda fazer a troca imediata do óleo.

    E quanto ao óleo, siga a recomendação do fabricante (viscosidade, especificação enfim) e compre de marca conhecida!!!

    Vou contar algo meu (dizem que é um pouco de paranóia mas vamos lá) : Quando eu tinha Golf, e logo em seguida, Saveiro, trocava o óleo do câmbio (que é o mesmo do diferencial) a cada 50 mil km, mesmo que o manual não mencionasse nada sobre troca.

    Abraços

  • #3
    Usuário Avatar de JairoM
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    Daniel,

    Na verdade eu postei isso aqui, pra gerar discussão mesmo.

    Eu tambem concordo com voce, e em usar o que diz o manual.

    No site que eu indiquei, da revista Omecanico, eles falam em diferenciais de caminhão. Que a troca deve ser feita a cada 100.000, e em caso de uso severo as trocas devem ser a cada 30.000.

    Quanto a trechos alagados, eu discordo. POis se voce considerar a latura do doferencial, se voce passart em 2 palmos de agua.... tem que trocar o oleo ????? Na verdade depende da altura em que está o respiro do diferencial.... Um tubinho plastico e algumas abraçadeiras de nylon, e voce leva o respiro até a altura do capo do motor..... Tudo isso por baixo do carro, sem que sequer possa ser visto de fora.

    Sera que os diferenciais de carros de passeio resistem mesmo a 150 ou 200.000 km sem troca de oleo (apenas completando qdo necessário)?

  • #4
    Óleo de diferencial não precisa ser trocado, mas apenas completado. A troca só se faz necessária se estiver contaminado e só por esse motivo na dúvida os fabricantes recomendam a troca...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
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    Eu troquei o óleo do dif traseiro pois havia contaminação com água e o do dif dianteiro com 90000 km e estava escuro, mas puro. O óleo das caixas estavam bem escuros também com 90000 km.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    O manual da Ranger nada fala em troca de oleo do diferencial. No manual de manutenção da Ford - USA fala em trocar o oleo com 150.000 milhas (240k Km) para heavy-duty e life-time pro resto. Na pratica a troca do oleo coincidirá com a troca de algum rolamento.

    A Toyota Band recomenda a troca em 15.000 Km; eu acho um exagero pra condições normais de uso.

    Com relação a alagados, refere-se a altura do suspiro do diferencial que é uma mangueira que sai da parte superior do diferencial e vai ate uma parte alta da carroceria. É bom conferir a integridade desta mangueira.

    Abs

  • #7
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    O manual determina inspecionar a cada 8000 km (revisão severa) e trocar a cada 48.000 km. os fluidos da transmissão, da caixa de transferência, do eixo dianteiro e do eixo traseiro.
    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    O manual da Ranger nada fala em troca de oleo do diferencial. No manual de manutenção da Ford - USA fala em trocar o oleo com 150.000 milhas (240k Km) para heavy-duty e life-time pro resto. Na pratica a troca do oleo coincidirá com a troca de algum rolamento.

    A Toyota Band recomenda a troca em 15.000 Km; eu acho um exagero pra condições normais de uso.

    Com relação a alagados, refere-se a altura do suspiro do diferencial que é uma mangueira que sai da parte superior do diferencial e vai ate uma parte alta da carroceria. É bom conferir a integridade desta mangueira.

    Abs
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #8
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    Citação Postado originalmente por JairoM Ver Post
    Daniel,

    Na verdade eu postei isso aqui, pra gerar discussão mesmo.

    Eu tambem concordo com voce, e em usar o que diz o manual.

    No site que eu indiquei, da revista Omecanico, eles falam em diferenciais de caminhão. Que a troca deve ser feita a cada 100.000, e em caso de uso severo as trocas devem ser a cada 30.000.

    Quanto a trechos alagados, eu discordo. POis se voce considerar a latura do doferencial, se voce passart em 2 palmos de agua.... tem que trocar o oleo ????? Na verdade depende da altura em que está o respiro do diferencial.... Um tubinho plastico e algumas abraçadeiras de nylon, e voce leva o respiro até a altura do capo do motor..... Tudo isso por baixo do carro, sem que sequer possa ser visto de fora.

    Sera que os diferenciais de carros de passeio resistem mesmo a 150 ou 200.000 km sem troca de oleo (apenas completando qdo necessário)?
    Não sei, é dificil dizer...Eu só achei o manual da Ford meio "implacável" em afirmar isso, ao contrario dos esforços dos fabricantes em tentar minimizar manutenções em geral, bem como os usos. Aliás, no caso da Ranger, ele enfatiza bem o fato do track-o-lock (ou diferencial anti escorregamento como eles falam), principalmente no quesito substituição de pneus.

    Quanto aos automóveis de passeio, eu particularmente acho que até os câmbios aguentam os 200 mil km sem troca, mas os fabricantes não apostam que o automóvel dure muito mais que isso ou que necessitem de uma manutenção mais drástica no conjunto, e ai, requeira a troca do óleo. É dificil julgar.

    Eu troco a cada 50 mil dos carros daqui de casa. Ainda mais que a troca (pelo menos da linha VW é fácil) e o lubrificante é barato, então troco. Apenas em um caso (uma Saveiro 97 que tive) detectei presença de ferro no burjão magnético.

    Abraços

  • #9
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    Carros com mais de 300.000 km são raros, porém comprei recentemente um Santana 1.8 MI para a minha esposa que está com 185.000 km, como era do meu cunhado eu arrisquei, porém o óleo ele trocou com 150.000 km e segundo ele estava com aspecto bem feio e sujo. Não sei até que ponto realmente estava ruim, mas se continuasse rodando com certeza iria durar até quanto mais o carro durasse. Mas no caso de caminhonetes diesel, aonde chegar a 300.000 km já é considerado usual, é preferível fazer essa troca sim. É bem barato vale a pena.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Mês passado fiz a troca nos sistemas de câmbio e diferencial (dianterio e traseiro). Todos fiz em casa.
    Da um certo trabalho. Porém, compensa a gente mexer no que é nosso e tomar os cuidados que muito raramente terceiros tomariam.
    Para o diferencial traseiro: vazar todo o conteúdo, limpar bem os restos da junta termo-plástica, depois lavar com gasolina, secar com pano que não deixe fiapos e preservar de poeira. Aplicar a junta, fazer o aperto dos parafusos no sentido horário e aplicar o óleo.
    O câmbio, e o diferencial dianteiro, requereram uma gambiarra; fundo de garrafa "pet" (como funil), adaptada à uma borracha e um êmbolo que fiz com uma borracha de diãmetro menor para acelerar o envio do óleo à caixa. Mole, mole..

    O Walter! tem que trocar o óleo sim.
    Ao menos o da S10 recomenda no manual.
    A exceção é o óleo da caixa de transferência, que se pouco uasada pode-se paraticamente esquecer de trocá-lo.

  • #11
    Citação Postado originalmente por João Pedro Ver Post
    Mês passado fiz a troca nos sistemas de câmbio e diferencial (dianterio e traseiro). Todos fiz em casa.
    Da um certo trabalho. Porém, compensa a gente mexer no que é nosso e tomar os cuidados que muito raramente terceiros tomariam.
    Para o diferencial traseiro: vazar todo o conteúdo, limpar bem os restos da junta termo-plástica, depois lavar com gasolina, secar com pano que não deixe fiapos e preservar de poeira. Aplicar a junta, fazer o aperto dos parafusos no sentido horário e aplicar o óleo.
    O câmbio, e o diferencial dianteiro, requereram uma gambiarra; fundo de garrafa "pet" (como funil), adaptada à uma borracha e um êmbolo que fiz com uma borracha de diãmetro menor para acelerar o envio do óleo à caixa. Mole, mole..

    O Walter! tem que trocar o óleo sim.
    Ao menos o da S10 recomenda no manual.
    A exceção é o óleo da caixa de transferência, que se pouco uasada pode-se paraticamente esquecer de trocá-lo.
    O da caixa de marchas e transferência tem que trocar sim. Do diferencial não precisa e ao contrário do que indica o manual foram feitos pra durar a vida do difernecial, mas na duvida o melhor mesmo é fazer o que indica o manual...
    O manual da Cherokee manda trocar a cada 25.000Km. É mole?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12

    óleo do diferencial

    Jairo,

    em agosto eu fiz a revisão dos 40.000 na minha L200 e troquei o óleo do diferencial conforme pede o manual. O óleo colocado foi o castrol dynadrive 80w/90 a R$22,00 o litro.

    Outra coisa, na L200 são 14 (quatorze) pinos graxeiros, pode ter certeza disso.

    Contando de trás para frente do carro:

    1 na parte final do cardan traseiro
    1 na parte inicial do cardan traseiro
    1 entre os dois cardans
    1 na parte final do cardan dianteiro
    1 na parte inicial do cardan dianteiro
    2 na da ponteira direita
    2 do pivo direito
    2 do pivo esquerdo
    2 na ponteira esqueda
    1 no braço pitman da direção

    Total 14 pinos graxeiros.

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