Amigos, venho pesquisando há algum tempo informações sobre a descarbonização de motores, que está se tornando comum ultimamente, mas ainda restam algumas dúvidas. Ela é oferecida por algumas oficinas, sendo que, em alguns casos, recomendam uma periodicidade de descarbonização a cada 10 mil km apenas, o que, evidentemente, é um exagero.
Como muitos de nós possuem veículos antigos, que, em muitos casos, estão a beira dos 100 mil km rodados ou até já passaram disso, gostaria de saber as opiniões sobre o assunto. Na internet existem artigos apontando a desnecessidade da descarbonização enquanto o motor não apresenta falhas. Outros, atribuem alguns riscos ao processo, quando realizado de forma errada, podendo causar o entupimento da bomba de óleo. E há também, como eu disse, recomendações para se fazer a descarbonização a cada 10 mil km.
O que vocês acham?
Um motor com 100 mil km deve ser submetido ao procedimento? E qual procedimento deve ser usado (uma vez que há métodos que utilizam apenas produto químico na limpeza e outros que demandam a desmontagem do motor)?