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Convex Datacenter
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Tópico: Iniciante

  • #1
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    18/03/2004
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    Iniciante




    Gostaria de saber quando se gasta em média para iniciar no off- road, e quais os equipamento necessarios.

    Desde já agradeço a atenção e um grande abraço aos amigos que levam a vida Fora Da Estrada!

  • #2
    Quanto gasta???

    Sei nâo Entenda primeiro o que é o off-road, procure um Jeep clube e comece a participar das reuniões, participe de algumas (várias) trilhas como Zequinha, pague muitas cervas pros pilotos, abra muitas porteiras, empurre muitos jeeps atolados, descubra o "espirito da coisa" e ai sim você vai ter a resposta de quanto se gasta e quais os equipamentos necessários.

    Não desanime companheiro, uma escada se sobe pelo primeiro degrau.

    Muita lama e um abraço

  • #3
    Usuário Avatar de Nando
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    28/10/2003
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    Desculpa Chacal, acho que não é necessariamente por ai...

    Não precisa frequentar Jipe Clube nem ir de Zequinha pra se Jipeiro, isso é um dos jeitos mas não o unico. Fazer Offroad compreende bem mais do que isso. Não é um social, e sim um Hobby, um Esporte, um estilo de vida (gostaram hein!!).

    Não frequento Jipe Clubes e faz só alguns meses que estou nessa de listas e forum. Mas ja faz 5 anos que estou no meio.



    Daniel,

    A pergunta que vc fez é bem dificil de reponder, vc pode gastar de R$7000 em um Willis a R$100000 em um Wrangler super equipado. É melhor começar por quanto vc tem para gastar, e a partir dai encontrar a melhor equação de custo beneficio para as suas necessidades.
    Comece pensando se vai ser o seu carro do dia a dia ou só um carro para fins de semana.

    ( )s

  • #4
    Usuário Avatar de lg_gustavo
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    Nando,

    Acho que estou no "mesmo barco" do Daniel. Você levantou um ponto que me vem me deixando com a pulga atrás da orelha. E se o meu futuro 4x4 for o meu carro do dia-a-dia ? Será que vou sofrer muito ?
    Penso em comprar um Samurai e o que me deixa mais pensativo é sobre o consumo (o meu atual carro faz 13 km/l na cidade), custo da manutenção (a Suzuki saiu do Brasil) e o seguro (nem sei se alguma seguradora ainda atende veículos Suzuki ou importados mais velhinhos). Experimentei um Samurai 94 e gostei muito dele...quanto ao conforto não devo sofrer mais do que já sofro no meu pobre popular, hehehe.
    Oque vc acha ???

  • #5
    Usuário Avatar de Nando
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    28/10/2003
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    Oi Gustavo,

    Se vc vai sofrer vai depender muito de que offroad vc comprar, e tb qual o nivel das trilhas que vc pretende fazer. Pelo que tenho visto nas listas, é meio inviavel ter um CJ como unico carro, da muito problema e é extremanente incomodo. Agora se partir para uma gama mais aberta, vc vai encontrar o que procura (conforto com boa atuação offroad) em Rangers, Hilux e L200, porém por preços mais elevados. Tem também as Campers, conheco algumas pessoas que usam elas no dia a dia, vale conferir. Ainda nessa tem as Bands, que são bem parrudos mas andam com preços bem acima do que valem. Cherokees, Wranglers....

    Dependendo do carro, vc vai ter que fazer algumas modificações para tornar ele mais trilheiro, ou mais estradeiro. Coisas como suspensão, pneus, calços, amortecedores, etc

    Não sou a pessoa mais indicada para falar de Suzukis, tem bastante gente por aqui que tem e pode falar mais, mas pelo que escuto, não é um carro muito beberrão e as peças, a pesar da Suzuki não estar mais por aqui, são facilmente encontradas e por preços justos. Sei tb que o Samurai é bem mais confortavel que um CJ, mas ainda assim deixa bastante a desejar na cidade e em viagens pelo espaço limitado.

    Cara, a melhor coisa a fazer é começar a fuçar nas listas individuais dessas marcas, e trocar ideias com os proprietarios (jipenet, suzukinet, toyoteiros, etc) e tentar bater as conclusões com a grana que vc tem para gastar.

    ( )s

  • #6
    Usuário Avatar de marco cruz
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    13/03/2003
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    Discordo de que não dá para ter o CJ como único veículo.
    Vc pode montar um bastante confortável e com consumo razoável; qto aos problemas que dá, lembre-se que qq mecânico arruma e as peças são bem baratas...
    O meu CJ serviria facilmente como único veículo.
    Agora, considere o custo de manutenção dessas pick-ups (sem contar que também não são muito mais confortáveis do que um CJ bem arrumado), peças, etc, sem contar que têm uso limitado.
    O Samurai é um ótimo veículo, dificilmente dá problema e vc encontra peças facilmente (não são baratas...)
    []'s jipeiros

  • #7
    Usuário Avatar de Nando
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    Marco, esse assunto ja foi bastante discutido por aqui, mas não consigo achar o link. Vc mesmo falou de um CJ bem arrumado, como faz para arrumar? Muita pesquisa, milhares de horas na oficina, vai, vem , testa, volta.

    Uma coisa é pensar em um CJ que seja comfortavel para andar na cidade, outra é pensar nele como um único carro, onde a pessoa dependa exclusivamente dele para se locomover e trabalhar. E claro que tudo é bem mais simples de resolver, mais e as horas perdidas quando o carro para? Até levar na oficina, mandar vir guincho, etc. O CJ não é um carro tão confiável como uma Pickup, e demanda muito mais cuidado e atenção.

    Agora comparar o conforto de um CJ com uma Hilux é meio absurdo né....
    Ela é um carro de passeio com uma suspensão pancada. Ganha de longe de BAndeirantes, Land Rovers, Suzukis e principalmente CJs... A suspensão é mais macia, os bancos são mais confortaveis, a posição de guiar é muito parecida com a de um carro (pernas para frente e não para baixo), o centro de gravidade é bem mais baixo, mesmo com pneus do mesmo tamanho, fora a caçamba, que cabe toda tralha do mundo.

    Vou ainda um pouco mais além, dependendo do que vc faz com a Hilux, ela vai tão bem quanto CJs e Bands nos piores buracos.

    Conheço gente que gastou bem mais que o preço de uma Hilux em um Jipe, mas essas são pessoas que gostam de mexer em Jipes, de entrar e sai de oficinas toda semana, e principalmente que não dependem deste carro para se locomover.

    ( )s

  • #8
    Usuário Avatar de lg_gustavo
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    Senhores,

    Acho que até dá para ter um CJ como carro do dia-a-dia, mas tenho que concordar que para isso vou precisar de muito tempo e dinheiro. Acho que não tenho o suficiente de ambos... Até acho legal a idéia de ter um CJ na garagem...ficar cuçando nele...mas nem garagem disponível para isso tenho !!!!
    Acho que se tivesse grana suficiente, comprava logo uma L200 ou até um Hummer, hehehe
    Enfim, oque procuro é um carro que não me dê dor de cabeça !!! Vou precisar dele todo santo dia e depois do passeio no domingo é ele que vai me levar para o trabalho na segundona. E como é com ele que vou enfrentar o trânsito ou uma manhã chuvosa de inverno, vou precisar de um pouco de conforto, ou seja, não dá pra ser um carro muito cansativo de dirigir, daqueles com pedais "pesados" e câmbio de retro-escavadeira. Quanto ao assento de poltrona do vovô adaptada, forro de pelica no volante, ar-condicionado com milhões de regulagens, tapetes persas, entre outros itens de luxo, dispenso. Não preciso de nada além doque tenho no meu Celta, hehehehe.
    Quanto às minhas necessidades off-road, elas também não são tão pretenciosas. Preciso de um carro que consiga enfrentar lama, mas não uma camada de um metro de lama. Preciso de uma reduzida que me dê segurança em rampas, não necessariamente em paredes... Percorro caminhos "leves", que durante a estiagem passo sem problemas (e, até me gabo disso, com alguma técnica) com meu Celtinha.
    Resumindo, quero trocar o meu Celta, que vale algo em torno de 13.000 por um veículo 4x4 que eu possa confiar e sentir um pouco de conforto, investindo algo em torno de 5.000, somando então no máximo 18.000. Infelizmente não dá pra ser um carro a Diesel, pois o seguro deles eu sei que é uma fábula. Quanto ao seguro de um Samurai, ainda não pesquisei.
    Tá difícil, companheiros.....
    Obrigado pessoal pelas dicas e espero em breve acompanhá-los em algum passeio.

    []s

  • #9
    Usuário Avatar de Nando
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    Oi Gustavo,

    Com essa grana acho que vc deve mesmo partir para os Suzukis, talvez o Vitara seja uma boa opção para vc, mais confortavel que o Samuca e bem valente também.

    ( )s

  • #10
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Quanto às minhas necessidades off-road, elas também não são tão pretenciosas. Preciso de um carro que consiga enfrentar lama, mas não uma camada de um metro de lama. Preciso de uma reduzida que me dê segurança em rampas, não necessariamente em paredes... Percorro caminhos "leves", que durante a estiagem passo sem problemas (e, até me gabo disso, com alguma técnica) com meu Celtinha.
    Eu tambem pensava assim no inicio....

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #11
    Dê uma olhada nesse tópico, talvez tenha algo que lhe interesse:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3013

    É dificil achar um veículo com essas características tão economico quanto o Celta (que alias é o 1.0 mais economico do brasil). Se você preza economia de combustivel acho que o Daihatsu Terios e o Vitara 1.6 16v também seriam interessantes alternativas...

  • #12
    Usuário Avatar de lg_gustavo
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    Pois é, galera

    Tá realmente difícil. Quanto mais eu procuro, mais coisas para procurar eu acho !!!
    Birita, valeu pela dica...mas acho que aquela discussão lá é coisa de "gente grande". Não tenho meeeesmo como manter uma Galloper ou uma Hilux ou ainda qualquer um dos SUVs lá mencionados. Mesmo assim, deu pra pegar algumas dicas !!!
    Voltando a um dos assuntos lá discutidos, alerto que GNV não é tão bom assim...Não discuto aqui quanto a economia de combustível (isso é indiscutivel), mas quanto ao desgaste de certos componentes do motor . Aqui na empresa onde trabalho estamos tendo problemas com a toda a frota que foi convertida para GNV há +/- uns 40.000 km. Perdemos 3 motores no fim de março !!! Acho que consigo mais informações, se quiserem...
    Nando, não tinha pensado em comprar um Vitara, mas cada vez mais acho que ele tem realmente uma boa relação custo / benefício. Pra falar a verdade, estava quase decidido em ficar com um Samurai fabricado até 96, ainda com feixe de molas. Não vi muita coisa sobre o Vitara, mas a grande maioria dos que vi em oferta têm câmbio automático. São todos assim ???
    Birita, esse tal de Daihatsu Terios vale a pena ??? Alguns pontos que estão pesando muuuito a favor dos Suzuki são: a baixa depreciação do valor e a facilidade da manutenção (acho que mais para os Samurais). Não sei nada sobre Daihatsu....mas gostei da idéia de ter um Vitara 16 V. Valeu !!!
    []s pra todos

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