x
Convex Datacenter
Página 101 de 151 PrimeiroPrimeiro ... 51919293949596979899100101102103104105106107108109110111 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1,201 a 1,212 de 1812
  • #1201
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2



    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Mestre Leo,

    Essa vibração torcional que é a razão de ser da grande maioria dos conversores serem presos a flexplates e não a volantes rígidos?

    e seria de grande valia .......(imagino que para o pessoal também) suas considerações a respeito.

    Abraços querendo aprender!
    Pelo que entendi a força torcional não age só nos câmbios AT, mas sim em todos os girabrequins.
    Concordo que nossas discussões precisam do olhar crítico do Leopoldo!

    Abraço

  • #1202
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    é a razão de ser da grande maioria dos conversores serem presos a flexplates e não a volantes rígidos?
    Um conversor de torque tem uma massa X. Essa massa X é devido as dimensões e componentes internos e o fluido de corre dentro.

    A flex não necessita ter a massa de um volante originalmente feito para embreagem normal porque a massa está no conversor.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #1203
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    a força torcional não age só nos câmbios AT, mas sim em todos os girabrequins.
    A vibração torcional é DO motor. É causado pelos pistões que trabalham cada um em um tempo.
    A massa do volante do girabrequim amortece os impactos de cada explosão evitando que tanto o girabrequim como o que vem depois moa em pedaços ou até entre em fusão. A polia harmonica lá na frente também tem por função diminuir a intensidade desses impactos por explosão a um nivel aceitável.

    Para estudar isso, os motores são instrumentados em laboratório com pickups de vibração e as RPM X nivel de vibração é levantado para ser analisado e estudado como amortecer.

    Isso é muito bem calculado e a massa do volante é avaliada e estabelecida para um determinado motor.

    e

    Não dá para anular isso. É característico dos motores por explosão.

    Use o string torsional vibration na internet: tem bastante coisa.

    E por ser o conversor ajustado para substituir um volante X, entende a consequencia de instalar um CA de um motor em outro fazendo adaptações diversas?
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #1204
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    49
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Um conversor de torque tem uma massa X. Essa massa X é devido as dimensões e componentes internos e o fluido de corre dentro.

    A flex não necessita ter a massa de um volante originalmente feito para embreagem normal porque a massa está no conversor.
    Sobre as massas ok!

    Só continuo sem saber o porquê da imensa maioria dos conversores serem presos a placas flexíveis e não rígidas....

  • #1205

    Massas rigidas X massas disformes

    Caveso,
    Provavelmente numa massa rigida, um marteladinha de nada do lado de cá é transmitida 100% para o lado de lá..
    Num conversor, onde o acoplamento é "liquido", pode dar uma marretada do lado de cá, que o cambio do outro lado nem fica sabendo.

    Leopoldo,
    Eu passei a semana inteira trabalhando em casa no computador, vc foi passar justo no dia e na hora que eu tava em reuniao fora????

    abs

  • #1206
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    49
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Duda,

    Ou sou muito burro (o mais provável) ou você não explicou nada......rsssss

  • #1207
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Eduardo,

    vc conhece a lei de murphy ?
    só que é a 3º vez ..... hehehehehe
    Vou ligar na próxima para avisar ... com antencedência.


    Cavesso,

    A flex plate é fina porque não necessita ser espessa e porque a massa está no conversor.

    Outra coisa que faz diferença é a seguinte: num motor normalmente equipado com embreagem, além da massa ter de ser X, tem uma coisa a mais que NÃO aparece no CA, que é a força da pisada na embreagem. Não parece mas é uma baita força em cima do girabrequim e é por isso que tem uma bronzina de mancal que é especialmente projetada para absorver essa força. No motor com CA também tem a mesma bronzina, pois o motor não sabe o que é que vão instalar depois, na linha de produção.

    Mas a flex plate não recebe a carga logitudinal (empurrando para frente) e então, pode ser fina. Ela só transmite torque. Motores com CA possuem baixo desgaste na face de encosto desta bronzina. Só a arrancada e a brecada fazem o girabrequim passear sobre os mancais, fora a dilatação.

    Tá vendo como tem minúcias de detalhes construtivos ?
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #1208
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    49
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Tá vendo como tem minúcias de detalhes construtivos ?
    Pois é, cara!

    E são as minúcias que me fascinam e me fazem ser chato, enjoado, teimoso e etc......

    Vejamos o que já acompanhei de perto:

    Retroescavadeira maxion: há um volante bem pesado e uma placa flexível ligando-o ao conversor.
    Retroescavadeira case: idem
    Retroescavadeira fiat: idem
    Motoniveladoras e carregadeiras fiat: um volante bem pesado, várias placas muitissimos finas (uma latinha mesmo) sobrepostas...

    Só alguns exemplos de sistemas que poderiam fixar o conversor diretamente a um volante rígido e não o fizeram.

    Será porque?

    Fui pesquisar os carros: da grande maioria que encontrei no google são placas flexíveis, feitas com material especifico e não apenas "volantes finos e leves".

    É obvio que existe uma explicação para tal, mas ainda não consegui descobrir.

    Liguei hoje para um chefe de treinamento da fiat newholland e o sujieto me disse que conversores não podem ser fixados a pontos rígidos, mas quando mandei o "porque ?", não soube responder, disse que vai pesquisar...

    Dúvida que segue...

  • #1209
    Então segura mais uma:

    Para esquemas de montagem heavy duty de um ca qualquer (4l, por ex) no vortec 262ci, existe um flex plate mais grosso e resistente. Menos rígido....

    Eu cada vez mais entendo menos

    Abs

  • #1210
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    49
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Eu cada vez mais entendo menos
    Bem-vindo ao time!

  • #1211
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Bem-vindo ao time!
    Vou dar minha opinião por mais fraca que seja:

    O que é o volante do motor? Além de servir como a maioria das coisas que o leopoldo falou (amortecer as pancadas do cilindro e tal....) ele estoca energia rotacional etc.. etc... etc...

    O conversor funciona como um volante em alta velocidade. Como não dá pra fazer a cremalheira no conversor, fizeram o flex. Como cada fábrica tem suas medidas para esse estoque de energia rotacional (peso do conjunto que estará girando) pro motor funcionar liso, sem vibrar, ir de baixa a alta sem problemas etc... Cada um tem seu peso. Se um volante tá no lugar no flex é porque o conjunto precisou daquele peso e vice-versa.

    No caso do off-road com o vortec, o pessoal troca por causa dos saltos mais altos e tal e o flex pode (por ser fino no caso do 262) voar aos pedaços.

    Então, na minha opinião, copiaria o peso do volante original ou menos pra mais pegada de baixa

    Abs

  • #1212
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Pois é, cara!

    E são as minúcias que me fascinam e me fazem ser chato, enjoado, teimoso e etc......

    Vejamos o que já acompanhei de perto:

    Retroescavadeira maxion: há um volante bem pesado e uma placa flexível ligando-o ao conversor.
    Retroescavadeira case: idem
    Retroescavadeira fiat: idem
    Motoniveladoras e carregadeiras fiat: um volante bem pesado, várias placas muitissimos finas (uma latinha mesmo) sobrepostas...

    Só alguns exemplos de sistemas que poderiam fixar o conversor diretamente a um volante rígido e não o fizeram.

    Será porque?

    Fui pesquisar os carros: da grande maioria que encontrei no google são placas flexíveis, feitas com material especifico e não apenas "volantes finos e leves".

    É obvio que existe uma explicação para tal, mas ainda não consegui descobrir.

    Liguei hoje para um chefe de treinamento da fiat newholland e o sujieto me disse que conversores não podem ser fixados a pontos rígidos, mas quando mandei o "porque ?", não soube responder, disse que vai pesquisar...

    Dúvida que segue...
    já passsou pela sua cabeça q ao comprar o motor, numa determinada configuração X, fica mais barato usar o volante fornecido pela fábrica de motores do que fabricar por exemplo a cremalheira???
    Às vezes não existe uma explicação tão complexa como nós pensamos existir.

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade