x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Hybrid View

Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3

= = = Solda - Eixo do Câmbio = = =

Caros Amigos,

Estou em meio a repotencialização do meu jipe JPX Montez, substituindo o motor e câmbio Peugeot (originais) por um conjunto motor-câmbio oriundo de uma GM Blazer, mas estou enfrentando alguns problemas com a adaptação da caixa de câmbio à caixa de transferência.

O grande problema é que a bitola e o nº de estrias do entalhado de acoplamento entre o eixo da caixa de câmbio é diferente daquele da caixa de transferência...

Primeiro, pensei em retrabalhar (fresa) a ponta do eixo do conjunto para adaptá-lo às dimensões do encaixe na cx. de transferência, mas não acho em Curitiba alguém capacitado para isso e, ao que parece, o eixo do câmbio Eaton da Blazer que estou utilizando não oferece bitola para isso...

Meu mecânico sugeriu então fazer uma "emenda", cortando fora a ponta do eixo do câmbio e nela soldando um entalhado original do câmbio Peugeot BA-7, original do JPX... Apesar do mexânico me garantir que o resultado ficaria bom, particularmente não gostei da solução proposta e queria saber a opinião dos camaradas a este respeito, pois como todos sabem, muitas cabeças pensam melhor do que uma só...

Seguem fotos das peças envolvidas para que se possa "visualizar" o problema...

Grato a todos,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -eixo_c_mbio.jpg   -cxtransf_831.jpg  

soldar eixo?????

nem se fizessem de graça...

eu quebrei a ponta do eixo do Troller a alguns dias atrás...

uma barra sólida de ferro já está sujeita a quebras, imagina com solda...

posso até estar errado... mas eu não faria isso não...

será que não tem como montar um anel adaptador? um que encaixasse entre a ponta do eixo a transmissão?

olhando bem as foto reparei que acabei falando bobagem no post anterior...

mas olhando bem, não é possível fazer estrias por fora da traferência? se for possível vc pode adaptar um anel (um pedaço de tubo) encaixando nas estrias do lado de fora da caixa de transferência e tbém por fora da transmissão...

não sei tbém... é só algo que me passou pela cabeça... como se fosse uma braçadeira grande o suficiente para segurar os dois lados (transmissao e tranferência)...

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Agradecimentos: 0
    Fala Getulio:
    procure a tornearia Prado na vila osternack (fale com Joao Batista), nao tenho o telefone aki, mas te garanto q o serviço eh inigualavel.
    so pra vc ter uma ideia ele certa vez emendou o entalhado de uma c-10 e ninguem conseguiu ver a emenda, pensavamos q fosse original, veja so.
    detalhe, esta transferencia esta rodando num cj motor 6cc opala.
    se te interessar posso arrumar o telefone.

[]'s

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6
    Getulio

Quando beeem feita a emenda não tem problema não, e vc nem ve que foi emendada.

Tem muito CJ andando por aí com ponta de piloto de opala na caixa pra poder usar o mesmo disco de embreagem original do motor GM, sem problemas.

Mas é aquela velha história, tem que ser beeeem feito.

Outra solução mais cara, se vc tiver $$$ disponível é refazer a engrenagem, de modo que o interior seja estriado como o eixo. seria o ideal, mas $$$

[]'s

Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Getúlio,

Essa sua caixa é uma 2205 ou 2215? Senão for é muito parecida... A deep tech tem kits prontos para acoplar esse câmbio na transferência do willys, senão me engano o eixo secundário (entalhado) já vem usinado.

Como a saída da trasnferência do willys é igual ao do JPX vc já cogitou a idéia de utilizá-la ou invés de manter a transferência do JPX? A única opção que me levaria a deixar a transferência do JPX seria a robustez dela comparada com a do Willys (nunca ví uma transferência do JPX )

[ ]s,

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Agradecimentos: 0
    Nuvo , não tem problema soldar eixo não , o problema é fazer serviço porco , mas soldando de acordo com as características do material , não tem problema ...qto ao eixo que deu proplema no seu Troller se tivesse uma solda bem feita , se tivesse ..., quebraria em qqer lugar menos na solda ...
    Getulio , se tiver esse kit que o Hugo falou , seria a melhor solução ...
    esse seu Jotinha vai ficar de exemplo pra galera , capricha e depois , se possível , passa a receita . Gosto do Jotinha , mas esse motor Peugeot ...

[]s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Chega o reio na solda.

Mas não é só soldar não.

O cara precisa fazer um tipo de encaixe nas duas peças, tipo "U"

Já soldei até carretel do ex-jeep do meu pai e nunca deu problema.

[]´s.

KGE

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem