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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Moderador Avatar de gvogetta
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    = = = Solda - Eixo do Câmbio = = =




    Caros Amigos,


    Estou em meio a repotencialização do meu jipe JPX Montez, substituindo o motor e câmbio Peugeot (originais) por um conjunto motor-câmbio oriundo de uma GM Blazer, mas estou enfrentando alguns problemas com a adaptação da caixa de câmbio à caixa de transferência.

    O grande problema é que a bitola e o nº de estrias do entalhado de acoplamento entre o eixo da caixa de câmbio é diferente daquele da caixa de transferência...

    Primeiro, pensei em retrabalhar (fresa) a ponta do eixo do conjunto para adaptá-lo às dimensões do encaixe na cx. de transferência, mas não acho em Curitiba alguém capacitado para isso e, ao que parece, o eixo do câmbio Eaton da Blazer que estou utilizando não oferece bitola para isso...

    Meu mecânico sugeriu então fazer uma "emenda", cortando fora a ponta do eixo do câmbio e nela soldando um entalhado original do câmbio Peugeot BA-7, original do JPX... Apesar do mexânico me garantir que o resultado ficaria bom, particularmente não gostei da solução proposta e queria saber a opinião dos camaradas a este respeito, pois como todos sabem, muitas cabeças pensam melhor do que uma só...

    Seguem fotos das peças envolvidas para que se possa "visualizar" o problema...

    Grato a todos,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -eixo_c_mbio.jpg   -cxtransf_831.jpg  



  • #2
    soldar eixo?????

    nem se fizessem de graça...


    eu quebrei a ponta do eixo do Troller a alguns dias atrás...

    uma barra sólida de ferro já está sujeita a quebras, imagina com solda...



    posso até estar errado... mas eu não faria isso não...


    será que não tem como montar um anel adaptador? um que encaixasse entre a ponta do eixo a transmissão?


  • #3
    olhando bem as foto reparei que acabei falando bobagem no post anterior...



    mas olhando bem, não é possível fazer estrias por fora da traferência? se for possível vc pode adaptar um anel (um pedaço de tubo) encaixando nas estrias do lado de fora da caixa de transferência e tbém por fora da transmissão...


    não sei tbém... é só algo que me passou pela cabeça... como se fosse uma braçadeira grande o suficiente para segurar os dois lados (transmissao e tranferência)...



  • #4
    Usuário Avatar de elcio
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    procure a tornearia Prado na vila osternack (fale com Joao Batista), nao tenho o telefone aki, mas te garanto q o serviço eh inigualavel.
    so pra vc ter uma ideia ele certa vez emendou o entalhado de uma c-10 e ninguem conseguiu ver a emenda, pensavamos q fosse original, veja so.
    detalhe, esta transferencia esta rodando num cj motor 6cc opala.
    se te interessar posso arrumar o telefone.


    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de fugger
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    Getulio

    Quando beeem feita a emenda não tem problema não, e vc nem ve que foi emendada.

    Tem muito CJ andando por aí com ponta de piloto de opala na caixa pra poder usar o mesmo disco de embreagem original do motor GM, sem problemas.

    Mas é aquela velha história, tem que ser beeeem feito.

    Outra solução mais cara, se vc tiver $$$ disponível é refazer a engrenagem, de modo que o interior seja estriado como o eixo. seria o ideal, mas $$$


    []'s

  • #6
    Usuário
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    Getúlio,

    Essa sua caixa é uma 2205 ou 2215? Senão for é muito parecida... A deep tech tem kits prontos para acoplar esse câmbio na transferência do willys, senão me engano o eixo secundário (entalhado) já vem usinado.

    Como a saída da trasnferência do willys é igual ao do JPX vc já cogitou a idéia de utilizá-la ou invés de manter a transferência do JPX? A única opção que me levaria a deixar a transferência do JPX seria a robustez dela comparada com a do Willys (nunca ví uma transferência do JPX )

    [ ]s,

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Nuvo , não tem problema soldar eixo não , o problema é fazer serviço porco , mas soldando de acordo com as características do material , não tem problema ...qto ao eixo que deu proplema no seu Troller se tivesse uma solda bem feita , se tivesse ..., quebraria em qqer lugar menos na solda ...
    Getulio , se tiver esse kit que o Hugo falou , seria a melhor solução ...
    esse seu Jotinha vai ficar de exemplo pra galera , capricha e depois , se possível , passa a receita . Gosto do Jotinha , mas esse motor Peugeot ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #8
    Chega o reio na solda.

    Mas não é só soldar não.

    O cara precisa fazer um tipo de encaixe nas duas peças, tipo "U"

    Já soldei até carretel do ex-jeep do meu pai e nunca deu problema.

    []´s.

    KGE

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