x
Convex Datacenter
  • #1525
    Usuário
    Entrada
    15/01/2008
    Local
    GOIANIA/GO
    Idade
    55
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO MARIOYEE

    Tudo o que vc falou esta correto , só não concordo com os valores dos dois primeiros carros das fotos que vc postou , e ISUZU é um bom carro , mas é o maior mico da história vc comprar um carro deste , não sei se terá facilidade em peças e qdo for vender ninguem vai querer comprar , a não ser se vc pagar uns R$10.000,00 aí é preço de bicicleta .

    A CHEROKEE e a SW4 da foto estão lindas e se estes carros das fotos são reais na possibilidade de vc comprar vai fundo e seja feliz com qualquer uma das duas principalmente a CHEROKEE com mecanica da HILUX 2009 .

    Abraço
    Beleza guilhermeabreu?
    Após meses de pesquisa, perguntas pra um, pra outro, opiniões de mecânicos especializados em 4x4, falas da turma off road que tem muita grana e dos meros mortais como eu, do pessoal xtreme crawling, da turma mais light, cheguei a conclusão que comprar o carro parcialmente pronto seria o melhor negocio. Cogitei até um Envemo Camper de um colega com motor st4, original com carroceria pra pintar inteira e fazer toda a elétrica. Seja como for, estava quase pra comprar o Isuzu depois de todos me falarem muito bem da parte de suspensão e mecânica e me elencarem os pontos negativos referentes à disponibilidade de peças de reposição, mercado. E apesar de estar inclinado a comprar esse carro e toda uma lista de dores de cabeça futuras, apareceu um negocio parecido com aquele da Cherokee com mecânica Hilux 2009 que já havia sido vendida. Hoje, por indicação de um mecânico daqui que me passou um contato de um cara que tempos atrás estava vendendo uma Hilux SW4 97/98 c/ mecânica de Hilux 2009.
    Bem, no final das contas, amanha vou ver o carro e quem sabe em breve, postar fotos da danada aqui no 4x4Brasil. Parece que powertrain agora que fez 80k de quilometragem. Amanha posto fotos da machine.

    Abraço
    Mário
    4X4 Brasil

  • #1526
    Usuário
    Entrada
    10/03/2014
    Local
    recife/PE
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    bem colegas encontrei o seguinte post que me ajudou bem na questao entre jeep e land rover e acho que vai ajudar muita gente tbm.
    tambem tem o raniere que conhece um pouco do jeep e o apha que me deu uma aula com esse post fora outros que encontrei que informam bem os custo da land que apesar de seu no mesmo patamar de preço do veiculo aumenta o custo da manutençao em questao de peças.


    colegas só me restou agora o mitsubishi airtrek e o jeep liberty.
    onde um foi muito desvalorizado no mercado mas mantem o maior indice de satisfaçao.(airtrek)
    e o jeep que eu sei que vai aguentar o tranco pelo menos no uso urbano com buracos e alagamentos daqui de recife e de sao paulo onde pretendo ir dentro de alguns meses.
    meu maior medo é pegar um carro que me der dor de cabeça e nao aguente o tranco.


    Amigo,


    Eu tenho as duas... embora há pouco tempo.
    A LR Freelander HSE V6 2005 eu adquiri em JAN/11 depois de muita pesquisa. A Cherokee Sport 2006 3.7 V6 12V foi há pouco mais de dois meses. A impressão das duas é das melhores em todos os aspectos e as considerações que faço são baseadas em minhas experiências pessoais com veículos 4x4 (que é relativamente ampla, mas não como a de alguns colegas aqui) e também em observações simples de usuário comum (eu e minha esposa).

    JEEP CHEROKEE SPORT 3.7 V6 12V 2006
    - possui um torque nervoso (motor muito forte), com barulho muito agradável.
    - suspensão muito macia (se comparado com outros carros que já tive), muito confortável, ainda mais com pneus de perfil alto e de uso misto;
    - a transmissão é extremamente suave, mesmo pra um motor desse porte. Acho a ré um pouco preguiçosa se comparada com minha LR, mas não faz feio. Possui overdrive, que facilita ultrapassagens.
    - apesar da aparência, não se engane: é um Jeep de uso urbano e alguma trilha leve. A maior vantagem: 4x2. 4x4 e 4x4 LO. A Land é 4x4 integral. A impressão que tenho em 4x2 é que a LR é um tanto quanto mais firme e "na mão" do que o Jeep, que parece um pouco mais "mole" e propenso a sair nas curvas acima dos 120km/h.
    - O espaço interno é dos melhores. Acabamentos adequados. Couro de boa qualidade. Plásticos ídem. Algo estranho que deixa a desejar é o painel frontal, que acho muito pequeno (não tem espaço pra nada, você fica com a cara colada no para brisa).
    - Seguro: 2400 reais anuais, bônus classe 10... não achei dos mais caros.
    - Consumo: 16 l/100km em cidade (em torno de 6,5km/l). Consumo rodoviário: 12l/100km (8,5 km/l). BATE com as médias que uso, sempre no mesmo posto, sempre da reserva até em cima (quando possível).

    Pontos negativos: acima de 120km/h eu não gostei de conduzí-la na estrada.... é realmente um carro "menos na mão" que a Land Rover. Consome mais que a LR e anda igual. O 4x4 não é full-time. Seguro mais caro que a LR. Não possui vários ítens de conforto e comodidade que a LR tem, como o teto solar (que aprecio muito), aquecimento nos bancos, ajuste do som e comando de cruise control no volante, faróis medianos (da LR é melhor). Tapetes ridiculamente pequenos, limpadores minúsculos que precisam de um curso pra usar adequadamente. Som de qualidade inferior a da LR e com menos recursos. Porta malas insignificante. Precisa fazer curso pra tirar o estepe. Computador de bordo é deficiente em funções... mas pelo menos TEM.
    Pontos Positivos: 4x2 em operação normal ajuda a economizar gasolina. Tem reduzida. A suspensão parece ser mais robusta que da LR. Motor mais "nervoso" - característica dos 12V frente aos multiválvulas - Espaço interno melhor, mais confortável, parece mais valente. Tem computador de bordo (LR não tem). Pneus aro 16 que são mais baratos, duram mais, podem ser de uso misto e ajudam pra caramba em terrenos ruins... Freio a disco nas 4.

    MANUTENÇÃO: facilitada se comprar peças pelo ebay (muita oferta) e utilizar oficinas especializadas ou, como eu, optar por quebrar a cara e fazer em casa. Abusiva se partir pra concessionários.



    LAND ROVER FREELANDER HSE 2.5 V6 24V 2005
    - acabamentos melhores que da jeep em todos os aspectos;
    - carro mais bem equipado, com mais acessórios, mais ítens de segurança e conforto.
    - som original de melhor qualidade, com controle no volante.
    - cruise control fácil e intuitivo, possibilidade de mudanças manuais (CommandShift)
    - 4x4 full-time através de VCU (alguns aqui vão me apedrejar por falar isso, mas achei a VCU até que bem razoável pra proposta quase urbana da Freelander).
    - motor muito bom e gostoso de conduzir.
    - carro muito na mão em qualquer condição. Super firme (até demais). Rodas lindas, porém com pneus carísimos e mesmo os4x4 ecocontact são apenas medianos para situações de trilha. Pneus de uso misto e perfil baixo aro 18? Caríssimos!!!!
    - Pela característica mais na "mão", parece ser melhor para trilhas, mas não é. Pra dirigir na rodovia é irrepreensível, mas os pneus fazem uma diferença no conforto no solo lunar que vocês não tem idéia...
    - Suspensão muito eficiente, firme e ajustada... só não sei se é tão robusta. De qualquer forma, parece que não vai incomodar não.
    CONSUMO: Em cidade: 7km/l (varia entre 6,5 e 7,5km/l sempre). Em estrada: 9 a 9,5km/l rodando entre 110 e 130km/h.

    Pontos positivos: parece que dá mais status, aparentando ser um carro mais caro do que o Jeep e do que realmente é. O conjunto parece que é melhor para estrada do que para trilhas (mais firme e na mão acima dos 100km/h que o Jeep). Consumo é melhor que do Jeep. Espaço interno equivalente ao anterior, com tapetes descentes, acabamentos melhores e porta malas um pouco melhor. Rodas mais bonitas. Posição pra entrar no carro melhor. melhor posição de dirigir. Melhor ergonomia dos comandos dos vidros e demais instrumentos do painel, que é mais bonito quando apagado do que do Jeep (do Jeep é um espetáculo a noite, deixando o LR sonso) e possui sistema de faróis que deixam a estrada um dia (3x H7 por lado, ao passo que a Liberty usa H7 nas milhas e H4 no farol comum, comutando entre alto e baixo e não mantendo tudo aceso como na LR). mais bem equipada (teto, dispositivos, som com qualidade melhor, etc etc etc).
    Pontos negativos: freios (não são ruins, mas gastam demais). A posição dos cilindros dificulta a troca de uma simples vela ou bobina, que gostam de queimar perto dos 60 mil km segundo pesquisei. Ar condicionado é bom, porém da Jeep é melhor (mais forte tanto pra quente qto pra frio). As rodas aro 18 são péssimas pra arranjar pneus, que são caríssimos, limitando (em muito) a capacidade de offroad do carro. Em trilhas, o carro é demasiadamente duro justamente pelos pneus. Peças de reposição um pouco mais caras devido ao FRETE (da europa pra cá é um pouco mais caro) e tem em oferta um pouco mais reduzida (do jeep tem em qualquer boteco online e quase todos mandam pro BR). Suspensão com certeza sofre mais do que do Jeep. Motor mais "grita" do que "anda" de fato (mas anda bem, viu).

    Seguro: perfil também classe 10, 1800 reais anuais (AllianZ). Franquia 4 mil reais.
    Manutenção: foda de achar peças na net e a maioria tem restrição pra enviar pro BR, mas envia, nãio chega a ser uma barreira. Ambas são equivalentes nesse ponto.

    O que tenho pra dizer, no final desse comparativo:
    Ambas são um espetáculo e para trilhas leves e cidade atendem muito bem. Se você preza conforto e não abre mão da reduzida, o Jeep é sem dúvida melhor. Se você pensa no seguro, consumo, quer um carro mais "firme" e com mais "mimos", a escolha é certa pela Freelander. Um porém: O mercado de usado das duas não é dos melhores... mas eu percebo que as LRs "rodam" mais que a Jeep nas lojas, talvez justamente pelo fato de ter mais unidades rodando.

    Abs, espero ter ajudado.

    Alpha.


    agradeço a ajuda do hercilio,guilherme e o hendrick.
    4X4 Brasil

  • #1527
    agcps
    Visitante

    Duvida para Comprar

    Olá Pessoal,

    Sou novo aqui no 4x4, estou tentando trocar de carro, mais estou na dúvida se pego um SUV (Freelander 2, Pajero Sport, SW4, ou Xterra) ou uma caminhonete cabine dupla (nova S10 LT, Hilux, Frontier ou L200). Durante a semana na cidade e final de semana no sitio. Se alguém puder me passar algumas dicas ou sugestões eu agradeceria muito.

    Gustavo -Blazer V6 Executive 00

  • #1528
    Usuário
    Entrada
    29/08/2010
    Local
    SJRio Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    525
    Agradecimento: 1
    Amigo, a pergunta é mais ou menos como: quero ir para a Bahia ou para a Serra Gaúcha??? Depende de seu gosto, de suas necessidades, de seu caixa, de sua exigência quanto a conforto, desempenho, segurança, enfim, são inúmeras variáveis que influenciam uma decisão dessas, pois mesmo dentro dos exemplos de SUV que vc mencionou, há uma enorme diversidade, pois uma Freelander 2 não tem absolutamente NADA A VER com um Xterra. São propostas distintas, para tarefas distintas, com vantagens e desvantagens em cada propósito. Se vc puder especificar melhor seus objetivos (até quanto quer gastar, se vai ou não encarar trilhas ou estradas de má qualidade, quantas pessoas andam no carro, se precisa transportar cargas e de que volume, se a utilização urbana é intensa, se tem limitação de área de vaga ou manobra, qual a quilometragem que roda, etc.) talvez possamos lhe ajudar. Abraços.

  • #1529
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Brignardello Ver Post
    guilherme a questao nao é inventar e sim um visual legal e carro que aguenta nossa (selva urbana)e dar conforto.
    olhei a sw4 mas o valor dela mais atual foge do meu bolso,pois sou MORTAL RS...

    olhe bastante os modelos citados mas vejo que eles sao muito requisitados para trilhas por sua resistencia que nao é meu caso mais em chuvas torrencias nao sou de ficar parado ou fazer atalhos eu entro na agua mesmo quando dar e quando nao dar perco muito tempo descobrindo atalho(detesto isso

    gostei do visual da airtrek mas notei que ela é bem desvalorizada no mercado mais é um bom carro na opiniao de donos aui no site e em outro. mas nao sei se aguenta agua e as buraqueiras da cidade e estrada.

    gostei do jeep (liberty) por ser robusto bem valente mas seu consumo me desanima mas nao sei o consumo dele no gnv 5ªgeraçao.

    ja o land rover todos me informam que é um otimo carro mas em relaçao a valores ngm sabe informa ou só deram uma voltinha rs...

    enfim estou numa sinuca de bico colegas cada vez mais indeciso.

    e quando final de ano chegar papai noel num vai trocar meu carro rs...

    Amigo

    Vc esta no raciocínio correto a CHEROKEE é uma boa opção e com gas ficará economica , MAS : não da para entrar em água da cidade pq neste caso só os carros a díesel é que suportam entrar em água , os carros a gasolina tem parte elétrica que qdo molha não funcionam , logo ; mais uma vez pega uma SW4 que caiba no seu bolso e seja feliz .

  • #1530
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Doutor Guilherme,
    Ensosso suas palavras. Recomendo comprar uma SW4 cujo ano esteja seja compatível com a disponibilidade financeira, e na medida que puder, vai trocando por uma mais nova até chegar "naquela" dos sonhos.
    Com você foi assim, não é mesmo?
    No meu caso, com o Bandeirante também foi assim
    GRANDE HARCILIO

    Embora não nos conhecemos pessoalmente , ha bastante tempo que nossas opiniões tem sempre batido junto , ou seja temos as mesmas opiniões na maioria das vezes .

    Abração , um dia quem sabe não vamos nos encontrar .

  • #1531
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por marioyee Ver Post
    Beleza guilhermeabreu?
    Após meses de pesquisa, perguntas pra um, pra outro, opiniões de mecânicos especializados em 4x4, falas da turma off road que tem muita grana e dos meros mortais como eu, do pessoal xtreme crawling, da turma mais light, cheguei a conclusão que comprar o carro parcialmente pronto seria o melhor negocio. Cogitei até um Envemo Camper de um colega com motor st4, original com carroceria pra pintar inteira e fazer toda a elétrica. Seja como for, estava quase pra comprar o Isuzu depois de todos me falarem muito bem da parte de suspensão e mecânica e me elencarem os pontos negativos referentes à disponibilidade de peças de reposição, mercado. E apesar de estar inclinado a comprar esse carro e toda uma lista de dores de cabeça futuras, apareceu um negocio parecido com aquele da Cherokee com mecânica Hilux 2009 que já havia sido vendida. Hoje, por indicação de um mecânico daqui que me passou um contato de um cara que tempos atrás estava vendendo uma Hilux SW4 97/98 c/ mecânica de Hilux 2009.
    Bem, no final das contas, amanha vou ver o carro e quem sabe em breve, postar fotos da danada aqui no 4x4Brasil. Parece que powertrain agora que fez 80k de quilometragem. Amanha posto fotos da machine.

    Abraço
    Mário
    CARO MARIOYEE

    Beleza por aqui , até que enfim vc tomou a decisão correta , vc vai ter um avião em suas mãos .

    Abração e boa sorte na negociação , ATENÇÃO : VERIFIQUE SE A DOCUMENTAÇÃO ESTA CORRETA , COMO NOTA FISCAL DO MOTOR E TUDO MAIS .

  • #1532
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por marioyee Ver Post
    Beleza guilhermeabreu?
    Após meses de pesquisa, perguntas pra um, pra outro, opiniões de mecânicos especializados em 4x4, falas da turma off road que tem muita grana e dos meros mortais como eu, do pessoal xtreme crawling, da turma mais light, cheguei a conclusão que comprar o carro parcialmente pronto seria o melhor negocio. Cogitei até um Envemo Camper de um colega com motor st4, original com carroceria pra pintar inteira e fazer toda a elétrica. Seja como for, estava quase pra comprar o Isuzu depois de todos me falarem muito bem da parte de suspensão e mecânica e me elencarem os pontos negativos referentes à disponibilidade de peças de reposição, mercado. E apesar de estar inclinado a comprar esse carro e toda uma lista de dores de cabeça futuras, apareceu um negocio parecido com aquele da Cherokee com mecânica Hilux 2009 que já havia sido vendida. Hoje, por indicação de um mecânico daqui que me passou um contato de um cara que tempos atrás estava vendendo uma Hilux SW4 97/98 c/ mecânica de Hilux 2009.
    Bem, no final das contas, amanha vou ver o carro e quem sabe em breve, postar fotos da danada aqui no 4x4Brasil. Parece que powertrain agora que fez 80k de quilometragem. Amanha posto fotos da machine.

    Abraço
    Mário

    Mario..

    Aqui no forum.. tinha um topico de uma Hilux dessa, nao sei se era anuncio de venda ou da construção do carro. Nao sera a mesma? São essas das fotos que tenho guardado aqui.. Vou ver se acho o link


    4x4 para iniciantes... qual comprar?-imagem-006.jpg 4x4 para iniciantes... qual comprar?-imagem-007.jpg 4x4 para iniciantes... qual comprar?-imagem-011.jpg 4x4 para iniciantes... qual comprar?-imagem-019.jpg

    abraços e boa sorte na procura.

  • #1533
    Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    42
    Posts
    358
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Amigo

    Vc esta no raciocínio correto a CHEROKEE é uma boa opção e com gas ficará economica , MAS : não da para entrar em água da cidade pq neste caso só os carros a díesel é que suportam entrar em água , os carros a gasolina tem parte elétrica que qdo molha não funcionam , logo ; mais uma vez pega uma SW4 que caiba no seu bolso e seja feliz .
    Carro a Gasolina ou carro a Diesel na agua ambos vão dar problema a menos que seja o Diesel antigo sem elétrica...
    Se carro a gasolina não aguentasse alagado não tinha o tanto de video e foto de jimny nadando... são 2 coisas que vc precisa estar atento. no Jimny a Garantia é até a caixa de roda ( no 4Sport isso dá perto de 1m de altura ). não parar de acelerar para não entrar agua no escape e ter certeza que a tomada de ar está protegida ( no 4Sport está acima do capô então tá sussa ). O importante é ter as peças isoladas corretamente.
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

    Suzuki Samurai 93 - Tijolo

  • #1534
    Usuário
    Entrada
    25/02/2014
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    44
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde!
    Estou iniciando no mundo 4x4 e creio que como a maioria dos iniciantes estou cheio de dúvidas. Acabei de comprar uma TR4 06/06 que era da esposa de um amigo, fiz revisão de suspensão, troquei velas, bateria, correias, já li o manual e me informei sobre a tração do veículo... A viatura está com pneus 235/70/16 Enduro HT2 Runway. Tenho intenção em andar na praia e estrada com lama, e tenho várias dúvidas que seguem abaixo:

    Este pneu serve para rodar na areia de praia e em dunas? Caso positivo, qual a calibragem ideal?
    Pelo que li, acho que este pneu não serve para andar na lama, estou correto? Mas se for possível, qual a calibragem correta?
    Para rodar em asfalto com a viatura vazia, qual deve ser a calibragem para este pneus? E se tiver mais passageiros no veículo? ( No manual informa sobre calibração dos pneus originais...)
    Alguma indicação de pneus para rodar durante a semana em asfalto e nos finais de semana rodar na praia, dunas e estrada com barro?
    O compressor de ar portátil com melhor custo benefício é o Black e Decker mesmo?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 4x4 para iniciantes... qual comprar?-img_3058.jpg   4x4 para iniciantes... qual comprar?-ssfoto.jpg  

  • #1535
    Usuário
    Entrada
    10/03/2014
    Local
    recife/PE
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    guilhermeabreu
    Vc esta no raciocínio correto a CHEROKEE é uma boa opção e com gas ficará economica , MAS : não da para entrar em água da cidade pq neste caso só os carros a díesel é que suportam entrar em água , os carros a gasolina tem parte elétrica que qdo molha não funcionam , logo ; mais uma vez pega uma SW4 que caiba no seu bolso e seja feliz.

    valeu pela dica realmente minhas duvidas estao acabando estou totalmente convencido que o jeep é a melhor opçao e custo beneficio.
    ja que o airtrek apesar de ser mais novo e ter a melhor avaliaçao de seus donos acompanha uma das maiores taxas de desvalorizaçao. (ainda penso nele mais nao com tanto vigor apesar de encontrar uns semi-novos com no maximo 40km rodado)

    sobre a agua da cidade nao sei que tipo de diluviu vc imagina que eu vou entrar mas chega no maximo proximo ou na grade do veiculo e ja vir muito entrando em agua e lama ate mais que isso. mas enfim valeu a grande ajudar de todos aqui!!
    estou tentando em contrar um jeep cherokee sport menos rodado aqui em recife caso nao encontre só em sampa mesmo !!!

    os forum aqui no site contem muitas informaçoes sobre varios veiculos a galera aqui é show de informaçoes (logicos os que realmente entendem de veiculos 4x4 que fazem trilhas)

  • #1536
    agcps
    Visitante
    Olá Renato, concordo plenamente com vc, lá vão mais detalhes, pretendo gastar até 60k, a idéia é usar 1 ou 2 vezes na semana transito de rodovia 150 km (1 pessoa) e uma vez no mês para ir ao meu rancho 130 km de rodovia + 30km de estrada de terra razoavel, (5 pessoas + bagagem na ida e + + bagagem na volta rsrs) a idéia é não fazer trilha, espaço de sobra na garagem, não transporto carga, mas preciso de um porta-malas grande como o da minha Blazer rsrrs.
    Estou pensando em um 4x4 pq quando chove muito tenho q pegar outro caminho (50 km a mais) para ir ao rancho pois a estrada de terra tem trecho de areia e a Blazer não anda por lá rsrsrss.
    Exigente quando o assunto é segurança, conforto e desempenho, tenho uma Blazer Executive V6 2000 completa e estou querendo trocar. Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade