Sds, pessoal...

Já há algum tempo venho me fazendo de mero espectador do forum... Eis que finalmente fiz minha inscriçao e, aproveitando a viagem, trago-vos um primeiro abacaxi... conto com vossa ajuda para descascá-lo.
Há muito minha esposa e eu namoramos o mundo off-road.. e decidimos que está mais do que na hora de comprar nosso primeiro brinquedo. A dúvida é: qual? Sinto por trazê-los novamente esta pergunta, a qual imagino muito decorrente, pentelha... perdoem-me... iniciante, sabem como é...
Gostamos muito da Defender, apesar de não descartarmos outras opções caso apresentem-se mais adequadas... Daí, tenho algumas questões (peço desde já perdão pela tamanha ignorância):
1) Manutenção: qual o custo médio mensal/bimestral/quilometragem em manutenção? Dentre os off-road, a relação custo/benefício do defender neste item é boa?
2) Seguro: como em grande parte do tempo o carro será usado na cidade, o seguro será feito inevitavelmente. É caro o seguro para a defender? É muito visada para roubo?
3) Uso: além da cidade e trilhas leves (para iniciar... quem sabe pesadas no futuro) somos escaladores amadores e tb andamos de mountain bike. Queremos usar o carro tb como acesso aos picos mais acidentados. Também viajamos muito e equipamento/malas/bikes demandam certo espaço.
4) Conforto: privilegiamos, numa escala de 0 a 10: 8.
5) Preço: temos em mente um carro 1998/99, na faixa dos $55000 e 90000km rodados. Nesta faixa existiria alguma opção estritamente melhor?
6) Confiabilidade: nao entendemos muito (para nao dizer nada) de mecanica. Além do mais, quem fará uso diário deste carro é a minha esposa... apesar de nossa "casa-sede" ser no Rio-Capital, ela mora/trabalha em uma outra cidade do litoral norte fluminense (eu fico no Rio-Capital nos dias da semana).. Pega muita estrada, rodará grande parte do tempo sozinha, enfim... Qual o estado, em geral, de uma defender com 90000km rodados? Qual seu nível de confiabilidade (logicamente, com a manutençao em dia), no sentido de: "putz, nao sei o que houve, quebrou alguma coisa, o carro me deixou na mão..."
Só mais um exemplo: um honda civic, manutençao em dia, com 90000km tá zerado.... em um fiat uno com a mesma quilometragem e manutençao, já nao sentiria tamanha segurança.... Como estaria o defender nessa escala? Existe algum problema cronico com algum sistema/peça na Defender?
7) Compra: Quais os cuidados recomendados para a compra de um off-road usado? Para a defender, alguma recomendaçao em particular?
8) Combustível: preferencia forte e estrita por diesel.

Bem, desculpe-me novamente se falei alguma grande heresia. Sinta-se à vontade, qualquer ajuda/comentário/crítica é bem vindo. Conto com sua ajuda.

Com forte e grato abraço.