x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Circuito CC x CA

Hybrid View

Circuito CC x CA

Olá, pessoal.

Apesar da aula do Cavalcante no tópico sobre baterias (ou talvez por causa dela), estou com a seguinte dúvida:

Num circuito de CA, uma queda de tensão acarreta uma elevação da corrente. Vale o mesmo para os circuitos de CC? Se positivo:

1) Um alternador com problemas no regulador de voltagem ou nas escovas pode gerar uma tensão abaixo da nominal?

2) Esta "queda de tensão" pode elevar a corrente dos circuitos e queimar fusíveis, por exemplo?

[]'s de quem sequer fez o curso do IUB

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Márcio, vamos lá:

Na verdade o que acontece é o contrário, mantida a resistência (ou impedância, para circuitos CA) da carga, quanto menor a tensão, menor a corrente. Isso tanto para circuitos em CA quanto em CC e cargas não motores. Com motores a coisa complica um pouco mais. Se for em CA complica bem mais.

Agora ao numerário, hehe:
    1) Sim, e também com a correia ruim (ou apenas mal ajustada), com a polia empenada, com rolamento de mancal ruim, etc.
    2) Não. Pegue uma lâmpada 220 V e ligue a uma tomada 220 V. Ela vai se acender com seu brilho normal. Agora, ligue-a a uma tomada 127 V. Ela vai se acender com brilho menor, ou seja, menor potência luminosa saindo, logo menor potência elétrica entrando. A resistência do filamento é o mesmo, então, como U (tensão) = R (resistência) x I (corrente), se a tensão caiu, a corrente tem de cair junto, senão a conta não bate.
    4X4 Brasil

Olá, Cavalcante.

Obrigado pela resposta e desculpe se faltou clareza, mas estava falando exatamente de motores. A dúvida é se, por exemplo, o fusível da bomba de gasolina pode estar queimando devido a uma "queda de tensão" - como ocorre em motores CA.

[]'s de quem tem uma pequena lembrança que quem V Ri

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Márcio, se o problema é a bomba de combustível, vamos partir dela pro resto:
    A bomba é tocada por um motor elétrico. aciondado pela ECU do carro. Qualquer obstrução na linha de combustível, antes ou depois da bomba, representa necessidade maior de trabalho para a bomba, e a ECU nem aí, mandando ela empurrar mais combustível, mais combustível, cadê o meu combustível? schlap! Aí a bomba continua atuando, sob carga maior (ela tem de fazer maior pressão para vencer a obstrução na linha e/ou a própria bomba está com componentes internos desgastados, por fadiga)
    , a corrente consumida aumenta e... o fusível queima. Aliás, é essa a função dele. Queimar para proteger a bomba. O duro é quando a lei de Murphy impera: um circuito qualquer protegerá o fusível queimando antes dele

Cavalcante, mais uma vez obrigado pela atenção.

Acho que eu teria poupado muito do seu tempo se fosse direto aos fatos...

É o seguinte: Um colega de outro fórum relatou um problema de queimar o fúsível da bomba de gasolina diversas vezes (http://www.comunidaderanger.com.br/p...3b3c5d50e7677). Fui p'ro básico: Fusível mal dimensionado, cabos "dando" p'rá massa, filtro de combustível com restrição de fluxo. Enquanto escrevia, me ocorreu esta hipótese de "queda de tensão" - talvez influenciado por um recente problema que tive no alternador. Como eu fiquei na dúvida, resolvi perguntar p'rá quem sabe muito mais (adivinha quem? = Um cabra cearense que não é o Raimundo Nonato).

Então, é mais por curiosidade e "exercício mental".

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Márcio, a sua resposta lá no outro fórum, tirante o alternador, é (acho eu) isso mesmo. Vamos eliminar a hipótese do alternador: se fosse alternador com problema a bateria não carregaria direito e logo o sujeito ficaria sem arranque, e identificaria o problema no alternador. Isso antes de qualquer outro problema surgir.

Da mais provável para a mais remota: obstrução na linha de combustível (aí pode ser filtro, tubulação...); falha de isolação nos cabos; problemas eletromecânicos na bomba (normalmente as bombas não podem ser recondicionadas, então, troca-se a bomba); fusível mal dimensionado se, e somente se, a bomba foi substituída por outra diferente da de fábrica.

Isso é um palpite, mas daqui a pouco aparece alguém mais manjado nisso de bombas por aqui e explode com tudo, matando o problema

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem