x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 47

Tópico: Biodiesel

  • #25
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0



    José,

    não há nada que comprove que o Biodiesel seja nocivo ao motor.

    Estou mto longe de ser expert em combustíveis/biocombustíveis mas segue minha colaboração:

    A composição do Biodiesel comercializada no Brasil em pouco difere do diesel comum, o percentual de biodiesel misturado ao diesel comum é de 2% a 3%, classificado como B2(= adição de 2% de combustivel vegetal), B3 e assim sucessivamente.

    A lei de 13/01/05 regulamenta que a presença de Biodiesel deve ser entre 2% e 3% nos primeiros 3 anos após a publicação da mesma, e após 8 anos a presença obrigatória de Biodiesel na mistura com o diesel passará a 5% ou B5.

    Paises de 1o. mundo como a Alemanha já comercializam o Biodiesel B100, que é 100% vegetal. No Brasil se fosse utilizado Biodiesel B10(10%), já seríamos auto-suficientes e não precisariamos mais importar diesel.

    Levando em consideração a tecnologia dos motores diesel europeus, que já em grande parte são eletrônicos, nos leva a crer que o Biodiesel não é problema e sim solução.

    Dada a pequena proporção de Biodiesel(B2 e B3) presentes em nosso diesel, creio q o problema real seja a má qualidade do combustível e a picaretagem dos postos que adulteram combustíveis e não o Biodiesel.

    Por isso somente abasteça em postos de confiança e utilize regularmente aditivos para diesel ex: Bardhal Max Diesel, STP, entre outros. Esta é a minha prevenção, uso biodiesel sem problemas e rodo em média 1000km por semana e coloco 1 aditivo a cada 2 abastecimentos mesmo se o combustivel vendido levar o nome "aditivado", afinal nunca se sabe, se é verdade ou não...

    A unica diferença real percebida é entre o diesel da estrada(interior) e o diesel da cidade(são paulo) que contém percentuais diferentes de enxofre que fazem diferença no nivel de emissão de poluentes e desempenho...poucos sabem disso(vide site petrobras).

    Para saber mais acesse: www.biodiesel.gov.br

    Para saber mais sobre os diferentes tipos de diesel comercializados pela petrobras, acesse(mto interessante!!): http://www2.petrobras.com.br/portugues/ads/ads_Produtos.html (clique em óleo diesel)


    Abr
    4X4 Brasil
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #26
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    José

    Você não tem como fugir do BioDiesel. Todo o diesel no Brasil é o BioDiesel distribuído pela Petrobrás.

    -"não há nada que comprove que o Biodiesel seja nocivo ao motor."

    Guiga, você leu esse estudo?

    http://www.tecpar.br/cerbio/Palestra...Programa...pdf

    Abraço;
    Chico

  • #27

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    José

    Você não tem como fugir do BioDiesel. Todo o diesel no Brasil é o BioDiesel distribuído pela Petrobrás.

    -"não há nada que comprove que o Biodiesel seja nocivo ao motor."

    Guiga, você leu esse estudo?

    http://www.tecpar.br/cerbio/Palestra...Programa...pdf

    Abraço;
    Chico
    Chico,

    Me permita colocar a colher...

    Essa apresentação que vc citou está datada de 2003 e não tem nem a identificação de quem a realizou. Além disso, utiliza "estudos" realizados em 81 e 82 e novamente não apresenta identificação nem a metodologia de quem o realizou.

    Tenho alguns amigos que são engenheiros químicos (eu fugi ) e alguns trabalham na Petrobras ou fazem pesquisa sobre Petroleo. Eles afirmam que se o Biodiesel adicionado ao Diesel for de boa qualidade e em pequenas proporções, não existe efeito negativo relevante para o motor. Hoje, a quantidade de Biodiesel adicionado ao Diesel é de 3% (B3). E o efeito positivo é a diminuição dos poluentes emitidos, além de diminuir a dependencia de importação de Diesel ou de óleo leve para sua produção.

    Segundo eles, existem estudos realizados pela Unicamp, USP, UFBA, etc que comprovam essa teria. Vou ver se consigo acesso a esses estudos e posto aqui na lista.

  • #28
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Oi Robson

    Tem identificação sim, foi o Roberto Dabague da Universidade Estadual de Londrina no Paraná e a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.

    Logo de cara desconfio da galera que trabalha para a Petrobrás, mas, de qualquer forma, "Eles afirmam que se o Biodiesel adicionado ao Diesel for de boa qualidade e em pequenas proporções, não existe efeito negativo relevante para o motor" como a gente sabe que o diesel Brasileiro é um dos piores do mundo, isso por si só já depõe contra.

    De qualquer maneira, esse é um assunto que não me interessa mais, porque, como todo o diesel vendido no Brasil é o BioDiesel da Petrobras, e não ha como fugir dele, como diz o ditado, "O que não tem remédio, remediado está".

    Mas, fico aguardando a postagem dos estudos realizados pela Unicamp, USP, UFBA, etc

    Chico
    4X4 Brasil

  • #29
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Fala Chico, tudo bem?

    Pensei antes de meter neste tópico pois o assunto é polêmico e poucos podem falar com propriedade....mas

    Como disse, estou longe, mto longe de ser um expert em biodiesel e fiz algumas pesquisas para ajudar o amigo José...

    Eu havia lido o estudo q vc postou há algum tempo atrás e o ponto principal é a qualidade do petro diesel q tem q ser boa para o biodiesel ser bom

    ...mas por outro lado temos o Biodiesel 100% na Alemanha, como uma realidade! E sem problemas...lembrando q as máquinas q usam este combustivel lá são: BMW, Mercedes, Volvo e outros luxuosos de alta tecnologia movidos a diesel.

    Muitas e muitas duvidas e possibilidades a parte...

    ... VC resumiu mto bem o que devemos fazer na conclusão(abaixo), com a qual concordo plenamente!

    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    De qualquer maneira, esse é um assunto que não me interessa mais, porque, como todo o diesel vendido no Brasil é o BioDiesel da Petrobras, e não ha como fugir dele, como diz o ditado, "O que não tem remédio, remediado está".
    Chico
    X2

    Abrs
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #30
    Usuário Avatar de Quati
    Entrada
    05/06/2007
    Local
    Recife/PE
    Posts
    102
    Agradecimentos: 0
    O biodiesel veio segundo o governo para diminuir as emissões poluentes, como o álcool adicionado a gasolina, entre outras coisas.

    A tendência é subir essa taxa de adição que começou com 2% e em seguida para 3% e por aí vai, com isso veio o aumento do combustível na bomba e do óleo na prateleira do supermercado, alem de sujar o sistema de injeção.

    Todo óleo é igual como foi falado aí, as diferenças estão nas ativações feitas pelas bandeiras.

    Das que eu usei e verifiquei o desempenho, SHELL e TEXACO foram as que me deram o resultado melhor.

    Chico

  • #31
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    É isso aí, Guiga

    Nesse momento eu estou partindo para o Diesel Podium da Petrobrás, para ver que bicho dá.

    Penso também em fazer uma pesquisa com produtos Bardahl para saber se há algum tipo de aditivo que seja interessante usar, como por exemplo:

    POWER DIESEL: http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21834
    MAX DIESEL: http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21813
    CG-4 MAX: http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21847

    Talvez a gente possa discutir alguns desses produtos, já que o BioDiesel é fato consumado, e não adianta ficar queimando a mufa e perdendo o sono, porque não vai mudar nada.

    Mas, por falar em BioDiesel, dá uma olhada no trabalho desse povo: http://goldenfuelsystems.com/

    Grande abraço e bom fim de semana;
    CHico

  • #32
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Chico,

    eu tenho usado o max diesel ou o similar da marca STP...não consigo perceber grandes diferenças porém acredito em benefício a longo prazo. Atualmente é a forma como enriqueço o biodiesel q vai para o tanque da viatura.

    Os demais produtos bardahl eu nunca usei mas seria interessante se alguém q conhece ou um técnico postasse algo por aqui.

    O trabalho dos gringos é sensacional, bem estruturado, bem fundamentado, profissional e parece bem avançado.

    Já temos brazucas no mesmo caminho, segue alguns links da discussão aqui no forum:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=oleo+vegetal

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=oleo+vegetal

    Mas, por enquanto prefiro continuar tratando o meu diesel(BIO) e mantendo a viatura regulada para preservar o planeta...

    O assunto é bom!

    Ps.: O diesel podium é mto bom, mas o preço...quase proibitivo.
    Abrs
    4X4 Brasil
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #33
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Vou olhar com calma esses links, Guiga. Não sei se você reparou mas o sistema desse Golden Fuel System funciona com dois tanques, duas bombas e três filtros. O primeiro tanque recebe o óleo de fritura direto de um restaurante, por exemplo, e a mangueira que bombeia tem apenas uma telinha para retirar os detritos maiores, como pedaços de batata frita torrados... do primeiro tanque o óleo é bombeado para o segundo tanque, passando por três filtros que deixam ele nos trinques. Em seguida o óleo é aquecido, e mandado para a bomba injetora. Claro que o sistema funciona melhor se você tem uma picape, ou espaço pra essa tralha toda, mas o conceito é interessante; basicamente você tem uma refinaria de óleo vegetal no seu carro, e pode colher qualquer lixo de óleo em qualquer diner vagabundo de beira de estrada e rodar com ele de grátis. Por falar em aquecer o óleo, foi esse o problema com o biodiesel de mamona e babaçu que acabou não dando certo. Rodando a temperatura ambiente, ele cria uma goma no motor, e esse sistema que aquece o óleo elimina o problema.

    Abraço e bom fim de semana;
    Chico

  • #34
    Caro José, utilizo a dois anos na minha Band (motor MB 364 do 709) e nunca tive problemas. Verifiquei os bicos injetores a pouco tempo e estão em perfeito estado.
    O consumo é ligeiramente maior, quase insignificante.
    [ ]s

  • #35
    Usuário Avatar de Herbet23
    Entrada
    19/11/2015
    Local
    Angra dos Reis/RJ
    Idade
    39
    Posts
    99
    Agradecimentos: 0

    Querem agora 15% de biodiesel... Bom ou ruim?

    Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel

    Economia - Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel


    Acabei de ver essa matéria e estou com muito receio do que pode ou não acontecer. Querem 15% agora...

    Alguém tem algo a compartilhar conosco sobre o assunto?? Mais biodiesel é benéfico ou vão empurrar isso para outros lucrarem e a gente sifu...??

    Lembrando que estamos com 7% no momento.
    Ford Ranger Limited 4x4 2009/2010 3.0T
    "Quem vê religião não vê caráter"

  • #36
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Já vi isso quando a super tecnologia dos flex surgiu, depois diesel s10 e até o momento tenho certeza que não foi em beneficio do meio ambiente ou do propriotário dono do carro, o povo já anda com um pé de mandioca atochado, uma raiz a mais ou a menos alguns não vão nem perceber.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. BIODIESEL - B5 e B20
      Por Anthoniusnikos no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 17
      Última resposta: 14/09/2011, 13:01
    2. Sem mamona, biodiesel vai de soja
      Por Dieselboy no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 6
      Última resposta: 29/07/2008, 12:27
    3. Biodiesel !!! bom ou ruim ??
      Por Luiz André no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 10
      Última resposta: 22/04/2008, 19:37
    4. Ninguem escapa mais : Biodiesel
      Por FlavioLouveira no fórum Picapes
      Respostas: 18
      Última resposta: 07/01/2008, 16:57

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade