x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 47

Tópico: Biodiesel

  • #13



    É... mas como o Jorge e o Antônio falaram, é possível (e no caso deles é fato) que tenhamos problemas com nossas viaturas que não temos hoje.

    Acredito (digo isso porque não entendo de montadoras e componentes de carros pequenos) que as montadoras já devem ter alterado alguns componentes para os veículos responderem melhor (em questão de durabilidade de motor) à presença de álcool na gasolina.

    E os motores à diesel? Vão responder à adição do óleo vegetal transesterificado? Vamos ter que responder, nós, à esta mudança?

    Trabalho com questões ambientais e sei que o uso do biodiesel é, em relação ao diesel, mais adequada em termos de sustentabilidade de produção futura e sustentatibilidade ambiental. Por outro lado, sei que a ampliação do plantio de lavouras de plantas para o fornecimento de óleo também será muito lucrativo para uma minoria.

    Assim, creio que o biodiesel não é necessariamente uma alternativa ao diesel no sentido de redução de poluição como parece que o Cavalcante acredita. Entende Cavalcante?

    Me parece mais uma garantia de fornecimento futuro, mas já abrindo as portas para novos investidores e desenvolvimento econômico... enquanto eu (nós) fico (amos) com prejuízo nos componentes da minha viatura.

    Abr. a todos.

    Carcará

  • #14
    Pessoal

    Em outros tópicos aqui do próprio fórum relacionados à este mesmo tema (Biodiesel) há inúmeros relatos de muitos usuários que alegam que vem utilizando este combustível há algum tempo e não sentem diferença alguma nos motores nem tampouco no consumo, contudo também há relatos dos que afirmam ter tido problemas após a utilização deste Biodiesel

    Creio que ante à ampla diversidade de experiências e resultados sejam eles positivos ou negativos, a única certeza que nos resta é que tão logo torne-se obrigatória a mistura inicialmente com 2% com metas de chegar em alguns anos a 20% o futuro nos guarda um "mar" de surpresas, dúvidas e incertezas

  • #15
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por t4_carcara Ver Post
    Assim, creio que o biodiesel não é necessariamente uma alternativa ao diesel no sentido de redução de poluição como parece que o Cavalcante acredita. Entende Cavalcante?
    Carcará
    Carcará, eu vejo assim: qualquer fonte de energia térmica que durante alguma etapa de sua produção consuma carbono da atmosfera, por menor que seja, é melhor que o petróleo e seus derivados, gás natural incluso, que só produzem carbono. Sei que tem o problemas dos insumos da agricultura, em geral poluentes, do consumo de água, e que tais, mas tudo isso ainda é menos pior do que a simples queima de petróleo, lembrando que do poço ao tanque muita energia ainda é gasta pra transportar, refinar e armazenar o petróleo, talvez empatando com o custo ecológico da produção de combustíveis biológicos.
    Realmente, alternativa ao diesel quanto ao impacto ambiental é hidrogênio, eletricidade, energia solar... Mas o que se vai fazer com o gigantesco parque diesel instalado? E cadê os carros, caminhões e ônibus a hidrogênio e eletricidade comercialmente viáveis? Levando em conta a vida útil de um veículo, se tratarmos só dos proprietários comerciais, se entrar no mercado um veículo movido a um combustível ecologicamente correto hoje, a frota inteira comercial só seria renovada daqui uns 10 anos. E quanto aos outros, nós mortais? Seriam mais uns 30 anos pra tirar os otto e diesel da face da terra, ainda sim com muita briga... Aí tem-se que ter uma alternativa pra isso. E uma delas é sim o biodiesel...

    Tem um problema aí nessa questão que é o de muita propaganda e pouca informação. Mas isso tem a ver mais é com o modo como o governo de plantão aproveita o tema, e não com o tema em si. A falta de informação, misturada com a justa e compreensível antipatia pelo governo (há governo, sou contra!, como dizem os espanhóis) e a também justa e compreensível inércia individual (meu carro andava bem até hoje, pra que vão mudar isso? só porque em Sampa tá 24 °C às 1:30 de 25/4, quando o "normal" pra época seria 14 °C? Que se dane!!) é que são os principais formadores de mitos nessa história.

    Como disse o Dieselboy, tem um monte de relatos de pessoas que não têm tido problemas com o B2. Será que nossos amigos não foram vítimas de combustível adulterado, o que é muito mais comum, ou qualquer outro problema? Aí, pela pré-disposição que falei aí em cima, culpa-se o B2, o que também é compreensível.

    Agora, sejamos sinceros: 2% de mistura de qualquer coisa, uma vez só, não é suficiente para alterar perceptivelmente o funcionamento de qualquer motor... Ainda que 20% de biodiesel virasse uma gosma de outro mundo "inqueimável", em 100 litros de B2 isso seria 20% dos 2% de biodiesel, ou seja, 400 ml da tal gosma. Acho pouco provável que alguém perceba uma alteração tão brutal em qualquer dispositivo com tamanha rapidez e precisão, ainda mais num motor... Estamos falando de 0,4% de impurezas, chutando o balde numa hipótese pra lá de surreal...

    Os donos de carros diesel devem lembrar também que fora das capitais e algumas grandes cidades o diesel que abastece seus carros tem um teor muito maior de enxofre, que por um lado gera mais material particulado (essa regra estava pra cair, acho que até já caiu, pra venda em todo o país somente do diesel com menos enxofre, mas até bem pouco tempo atrás - ano passado - ainda existia, corrijam-me se estiver errado, por favor).

    Outra coisa que se deve notar é que as montadoras já teriam gritado por aí que o troço não presta se vissem que isso é verdade, porque teriam de atender a um monte de gente em garantia, o que não seria nada lucrativo...
    4X4 Brasil

  • #16
    Sou mais um do time que achou estranho o carro com Biodiesel......
    Possuo uma Ranger 2006, percebi que com o bio ela demora mais a chegar à velocidades mais altas, também quando vou arrancar em lugares bem inclinados (rampa de garagem) percebi que ficou com menos força antes ela subia legal, agora a mesma rampa ela sobe com motor quase apagando, as vezes dá vontade de subir na reduzida . Já ouvi elogios do diesel aditivado shell, dá próxima vez que encher o tanque vou usá-lo para ver se vai existir uma sensível diferença

  • #17
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
    Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    759
    Agradecimentos: 2

    diesel aditivado

    DENNIS,

    Olha, que o Shell aditivado é bom, isso é. Ainda mais se comparado com o Biodiesel ...

    Mas acho que a Ipiranga, Texaco e seus diesel aditivados tb são...

    Como o shell é perto de casa......so uso ele!!!

    BIODEISEL NUNCA MAIS!!!

    JORGE

  • #18

    B2, B20, Betc...

    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Outra coisa que se deve notar é que as montadoras já teriam gritado por aí que o troço não presta se vissem que isso é verdade, porque teriam de atender a um monte de gente em garantia, o que não seria nada lucrativo...
    Cavalcante: concordo com muito do que escreveu. Mas sou do tipo que só põe o Windows Vista no pc quando já tiver um bom número de amostras dizendo que não houveram paus no sistema. Ou seja, as observações aqui registradas são bilaterais: apontam sucesso e insucesso do b2.

    Seria possível, que do mesmo jeito que ocorrem opiniões contra o b2, também existam opiniões à favor por motivos também pré-conceituosos (no sentido exato da palavra)? Não sei...

    Será que seria uma boa fazer uma enquete em nível de 4x4 Brasil (inteiro) coletando informações de quem já usou? Poderíamos ter uma amostragem mais representativa (do Brasil, inclusive) e independente, que pudesse embasar melhor a minha opinião e a de outros interessados.

    O que acha?

    Abr.

    Carcará

  • #19
    Pessoal, por favor, estamos discutindo o uso do biodiesel e acho que ninguém melhor dos que já usaram para darem opiniões. Em anexo 'a este tópico de discussões há uma enquete para tentarmos ter uma impressão mais real sobre o uso do biodiesel (ou b2).

    Abr.

    Carcará

  • #20
    Usuário Avatar de José Antonio Cruz
    Entrada
    27/08/2008
    Idade
    59
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0

    Biodiesel é ruim?

    Olá amigos,
    acabei de fazer bico e bomba da SW4 e os mecânicos me informaram que além desta história de colocar querosene no tanque para lubrificar ser lenda pois resseca tudo, eles tem tido muitos problemas com carros importados que usam Biodiesel direto e acabam estourando a bomba ejetora de combustível. Alguém sabe de história de carros que começaram a esfumaçar muito e perderam potência por causa do uso do Biodiesel?
    Uma boa semana para todos.

  • #21
    Usuário Avatar de Torezan
    Entrada
    30/04/2008
    Local
    Penha/SC
    Posts
    422
    Agradecimentos: 0
    Tente acompanhar alguns tópicos relacionados como: Qual óleo de motor misturar no tanque ? ou outros que falem sobre aditivos.

  • #22
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde José, seja bem vindo ao forum!

    Segue abaixo alguns tópicos cheios de informações relacionadas a sua dúvida:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ight=biodiesel

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ight=biodiesel

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ight=biodiesel

    Boa leitura!

    Abr
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #23
    Usuário Avatar de José Antonio Cruz
    Entrada
    27/08/2008
    Idade
    59
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Valeu Guiga e Terezan, mas minha dúvida continua: Devo abastecer com Biodiesel normalmente ou é melhor evitar o Diesel da Petrobras e usar o Diesel comum de outras bandeiras?
    Abraços para todos.

  • #24
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    A experiencia que tive com minha viatura com motor Maxion 2.5 TD foi que com o diesel aditivado da texaco ela fumaça menos, e tem uma leve melhora no consumo em relação ao biodiesel.

    []´s
    Rafael

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. BIODIESEL - B5 e B20
      Por Anthoniusnikos no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 17
      Última resposta: 14/09/2011, 13:01
    2. Sem mamona, biodiesel vai de soja
      Por Dieselboy no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 6
      Última resposta: 29/07/2008, 12:27
    3. Biodiesel !!! bom ou ruim ??
      Por Luiz André no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 10
      Última resposta: 22/04/2008, 19:37
    4. Ninguem escapa mais : Biodiesel
      Por FlavioLouveira no fórum Picapes
      Respostas: 18
      Última resposta: 07/01/2008, 16:57

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade