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Hybrid View

  • #1



    Flavio 4,89:1 é a 9/44 original dos CJ-5 4 cil ohc
    5,37:1 é a 8/43 dos cj-5 6cil BF-161
    são dana 44 relação curta ...assim como as 11/45 de troller , itamaraty
    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Flavio Miranda Ver Post
    ...60 = !??!
    0,254 = !?!?
    Flávio,
    O 60 no numerador, é prá passar de minuto para hora, já que a escala do contagiros trabalha em rpm e a velocidade é em Km/h.

    O certo é 0,0254. Eu é que errei ao digitar. Sorry. É pra passar as polegadas do diâmetro do pneu (33 pol) para metro. O 1.000 é prá passar de metro prá Km.

    O Gustavo Supercharger e o Beto Lacerda, com muita clareza, diga-se, já resolveram as outras dúvidas. Agora é questão de decidir. É com você.
    1)Comece não usando a 5a. marcha, e vá medindo o consumo.
    2) Veja se o carburador está com todos os gargulantes de acordo com a especificação de fábrica.
    3) a ignição tem que estar marailhosamente boa.
    4) parta para uma das relações que o Beto indicou. Lembre-se que em 1a. e 2a. marchas sua Camper vai ficar mais curta que um Scania Vabis.

    Abraço
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por Luca Ver Post
    Flávio,
    Estou considerando que a 5a. marcha do seu câmbio (Toyota 3,0) tem relação 0,85:1 e o diferencial do Troller tem 4,09:1. Nesta condição:

    1) A 120km/h seu motor tá a 2.640 rpm. Se você estiver com pé em baixo, o carburador tá trabalando em regime afogado. Tem mais é que gastar, mesmo.
    2) Sim, sobra motor pois você está próximo da faixa de torque máximo, mas bem abaixo da faixa de potência máxima.
    3) Experimente manter em 3a. ou 4a. marcha, e verifique consumo e vel máxima
    4) Não existe sobra, se o motor nunca consegue chegar aos 4.000rpm.
    5) Não. O carburador pode estar ruim, é verdade. Mas é fácil de arrumar. O problema maior é que tá sobrando câmbio.

    Você está com uma relação muito longa, e não curta, como disse um colega, aqui no tópico. Além disso, ela tá usando câmbio configurado prá motor diesel (relação curta nas marchas baixas e longas em marchas altas), acoplado a um motor Otto. A arrancada da tua Camper deve ser muito boa. A solução passará por troca da relação do diferencial, por uma mais curta. Talvez 5:1. Chegaria nuns 145 km/h. Mas nas arrancadas, ficará extremamente curto, devido ao câmbio.

    Do jeito que está, sua Camper deveria andar:
    4.000 X 60 X 33 X 0,254 X pi / (0,85 X 4,09 X 1.000) = 182 km/h
    Você acha possível? Não, né!

    Abraço
    Luca
    Nem fiz regua de calculo , apenas li que o flávio estava andando a 120 km/h a 3500-4000rpm. Se fosse verídica esta informação que ele mesmo passou, o carro dele estaria curto de relação. Mas, acho que são resultados de tacômetros descalibrados.
    Mas, pelo carro que ele tem em mãos, eu daria um tempo e colocaria um motor Hilux 3.0. GNV? Eu não colocaria pois onde moro não tem.

  • #4
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Betão... tava achando estranho vc ficar fora deste tópico ..
    Mas vc sabe que prá quem não entende, tem que desenhar né....
    Conseguiria eu, trocar a relação do Troller por estas de CJ que vc comentou, e continuar utilizando o LSD ou teria que partir para um BL 100%, etc, etc.... !?!?
    E qto custaria essa bagaça ?!

    Luca,

    Então na prática, com uma nova relação destas, meu cambio de 5 marchas cai para 3 pois esquece a 1a e 2a !! E isso para eu melhorar a velocidade final para uns 140 km/h ... A primeira marcha, só quando fosse guardar a Camper EM PÉ na garagem, certo !!
    Sobre a ignição ... ACHO que está tudo ok...
    Aproveito para por um resumo da ficha :
    -Eixos Dana 44 de Troller 2004(disco nas 4 rodas, bloqueados, traseiro flutuante);
    -Cambio de Toyota SRV 5m (4x4 e reduzido);
    -Servofreio/cilindro mestre de Bandeirante 2001;

    -Embreagem hidráulica;
    -Filtro de ar de S-10 2.8;
    -Bobina CraneCams;
    -Cabos Accel 8.8.


    João, o projeto é NO FUTURO.... colocar um MWM Sprint 2.8 pois já está no jeito com a flange e o cambio da Hilux...

    Amigos.... mas pior que a velocidade final dos 120 km/h, é o papo do consumo absurdo...!
    Com as informações reunidas, fiquei pensando se eu trocasse os gicleurs do 2 estágio para um mais "apertado".....
    Ou seja, se está indo um excesso de mistura quando piso fundo, ao abrir o 2o estagio, vai passar menos mistura que a atual e como o 1o estagio já despejou uma barbaridade, TALVEZ, mantenha o mesmo desempenho, gastando menos...
    Viajei na maionese !??!

    Valeu aí hein povo... Mas acho que quinta feira no Paca vcs vão ter que explicar tudo de novo com umas brejas...






  • #5
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por Flavio Miranda Ver Post
    All,

    Minha Camper com o motor GM 250 (cabeçote cinza) 4.1, 6 cc, Gasolina, com o carbura Solex/Brosol 3E está fazendo algo em torno de 3 km/litro !

    Quem tem este motor em Camper, Engesa, CJ, etc pode informar a média que estão fazendo cidade/estrada andando em torno de 90/100 km ?
    Tenho relatos de amigos que fazem até 7 km/l com a Camper.

    Tudo bem que estou usando BF 33", cambio de Hilux 3.0, eixos blocados de Troller e o peso do guincho + acessorios. Mas acho que não justifica essa diferença toda, pois se gastaria para tirar o jipe da inercia, depois que embala e na descida, as 2 toneladas ajudariam...

    Tambem, não consigo passar de 120 km com ela em estrada reta e boa; e pé embaixo...

    Desde já agradeço.
    Flávio , será que sua camper não está com relação muito curta?O troller usa 45:11 (4,09:1)
    Como agora vc tem um baita motorzão, tem que alongar.

  • #6
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Bom Joao,

    Comfesso que neste papo eu sou meio ignorante... nunca parei para entender bem como funciona esse papo de relação final.
    Mas se isso diminuisse a velocidade final, beleza. Mas tb seria a responsavel pelo alto consumo !? De 6-7 km de media para 3-3,5km !?

    [ ] s

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