Bom, no meu trabalho com silvicultura, eu transporto milhares de mudas; elas não são pesadas, mas são volumosas. A S10 diesel vai muito bem e ainda puxa uma carreta com outras milhares. Com este tipo de caçamba "flat bed", estimo que ganharia 50% a 60% em termos de caixas transportadas - um ganho significante. Além disso, já que alumínio normalmente pesa cerca de 30% do peso do aço, creio que fica clara a vantagem comparativa do material leve numa picape pequena.
Agora, se "compensa" eu ainda não sei. Nos EUA, a caçamba na primeira foto custa exatamente USD 2000. Se ainda morasse por lá, não hesitaria em comprá-la. Para mim, um investimento nesse patamar faz mais sentido do que aplicar os recursos necessários para obter uma F250 4x4, especialmente considerando que não tenho absoluta necessidade de um motor maior do que o excelente 2.8L MWM. A única coisa que realmente pesa a favor da F250 é aquele eixo rígido na dianteira...
Bem o fato do aluminio pesar menos pode não significar que a tenha um produto final mais leve, pois normalmente neste tipo de aplicação tem que usr chapa mais grosa e muitas vezes mais material.
Acho que mais leve que a original de chapa não vai achar.
Mas a de aluminio certamente seria mais resistente.
Quanto ao custo não sei lhe dizer qual seria exatamente.
Já vi alguns caminhões da IVECO com uma carroceria parecida com essa, só não me atentei para o fabricante.
Os caminhõeszinhos da KIA usa uma carroceria parecida tb, porém é de aço. Nos revendedores vc consegue comprar apenas a caçamba.
agradeço aos amigos que gentilmente opinaram... vou fazer uma pesquisa comparativa entre aço, madeira e alumínio (em termos de peso) e compartilhar-la-ei em breve. De fato Wallace, pode ser que a diferença de peso não seja significante, assim o preço será o fator determinante. até acho as caçambas de ipê envernizado esteticamente muito bonitas...
Só para voce ter ideia, uma defender pesa mais que uma Band equivalente, é a corroceria de aluminio é culpada em parte por isso.
Isso porque as chapas de aluminio tem que ser mais grossa e muitas vezes ainda precisam de reforço.
E olha que a band tem uma chapa bem grossa para aço.
Só para voce ter ideia, uma defender pesa mais que uma Band equivalente, é a corroceria de aluminio é culpada em parte por isso.
Isso porque as chapas de aluminio tem que ser mais grossa e muitas vezes ainda precisam de reforço.
E olha que a band tem uma chapa bem grossa para aço.
Wallace,
Uma Defender 90 pesa 1650 kgf, uma Bandeirante curta com motor OM 314 1710 kg e com motor 14-B 1800 kg.
Segundo a propria Land Rover uma 90 pesa 1.885 kg, ou seja, 85 kg a mais que a Band pelo peso que passou. https://www.landrover.com.br/bws_vei_def_fic.asp
A 90 tem peso maximo de 2.550.
A 110 tem 2.055 vazia e peso maximo de 2.950.
Acho um absurdo é a Discovery 3, que pelo que sei pesa 2.536 kg vazia.
A Ranger Rover também é pesada, 2.728 kg vazia e 3.100 kg com carga maxima.
Minha RAM ganha rs rs, pesa mais de 3 toneladas vazia e mais de 4 com carga maxima.
[QUOTE=Wallace;323274]Segundo a própria Land Rover uma 90 pesa 1.885 kg, ou seja, 85 kg a mais que a Band pelo peso que passou. https://www.landrover.com.br/bws_vei_def_fic.asp
A 90 tem peso maximo de 2.550.
Wallace,
A 90 CS Tdi pesa em ordem de marcha segundo consta no manual 1795 kgf (peso próprio 1650 kgf com ~ 70 kgf de fluídos e condutor de 75 kgf), a CSW Tdi 1810 kgf e a CSW Td5 1885 kgf todas sem opcionais, comparando modelos equivalentes e se o valor mencionado das Bandeirantes 1710 a 1800 kgf também for em ordem de marcha e sem opcionáis podemos concluir que o peso de ambas é o mesmo.