Bom, no meu trabalho com silvicultura, eu transporto milhares de mudas; elas não são pesadas, mas são volumosas. A S10 diesel vai muito bem e ainda puxa uma carreta com outras milhares. Com este tipo de caçamba "flat bed", estimo que ganharia 50% a 60% em termos de caixas transportadas - um ganho significante. Além disso, já que alumínio normalmente pesa cerca de 30% do peso do aço, creio que fica clara a vantagem comparativa do material leve numa picape pequena.
Agora, se "compensa" eu ainda não sei. Nos EUA, a caçamba na primeira foto custa exatamente USD 2000. Se ainda morasse por lá, não hesitaria em comprá-la. Para mim, um investimento nesse patamar faz mais sentido do que aplicar os recursos necessários para obter uma F250 4x4, especialmente considerando que não tenho absoluta necessidade de um motor maior do que o excelente 2.8L MWM. A única coisa que realmente pesa a favor da F250 é aquele eixo rígido na dianteira...
Bem o fato do aluminio pesar menos pode não significar que a tenha um produto final mais leve, pois normalmente neste tipo de aplicação tem que usr chapa mais grosa e muitas vezes mais material.
Acho que mais leve que a original de chapa não vai achar.
Mas a de aluminio certamente seria mais resistente.
Quanto ao custo não sei lhe dizer qual seria exatamente.
Já vi alguns caminhões da IVECO com uma carroceria parecida com essa, só não me atentei para o fabricante.
Os caminhõeszinhos da KIA usa uma carroceria parecida tb, porém é de aço. Nos revendedores vc consegue comprar apenas a caçamba.
agradeço aos amigos que gentilmente opinaram... vou fazer uma pesquisa comparativa entre aço, madeira e alumínio (em termos de peso) e compartilhar-la-ei em breve. De fato Wallace, pode ser que a diferença de peso não seja significante, assim o preço será o fator determinante. até acho as caçambas de ipê envernizado esteticamente muito bonitas...
Só para voce ter ideia, uma defender pesa mais que uma Band equivalente, é a corroceria de aluminio é culpada em parte por isso.
Isso porque as chapas de aluminio tem que ser mais grossa e muitas vezes ainda precisam de reforço.
E olha que a band tem uma chapa bem grossa para aço.