Jah achei muita Land 90(99 a 03) nessa base de preco, e de acordo com o mercado, os preços vao abaixar consideravelmente. Uma D90 com 3, 4 anos de uso, dependendo do uso, ta praticamente zero.... Nao comprei uma ainda pq prefiro investir no meu projeto, se nao, era D90 na certa, usaria pru mesmo uso que o seu Cesar. Trilhinhas leves e viagens carregando a carretinha com o Buggy. Outra opcao que vejo no mercado sao os Pajeros Sport, acho o proposito bem dioferente da D90 mas eh uma base de preco tb, uma 3.0 V6 nao e barata, mas eh uma carrao!!!!
[]'s e espero nao ter ti confundido ou falado MER˚ƒˆ˙ß....
Vou tentar colaborar com vc e não deixar voce mais confuso... espero..rsrs
Nessa base de preço realmente as opções no mercado são algumas e diria que muito boas, então partindo do que voce precisa que será viagens e trilhas leves adicionando a isso tem o gosto pessoal.
Por experiencia que temos em nossas expedições eu listaria os seguintes carros que considero otimos, considero so veiculos a diesel que na minha visão são os mais apropriados a longas viagens.
Toyota Hilux Cabine dupla com motor 3.0
- procure a mais nova que conseguir, manutenção boa não dá problema, é pau pra toda obra mas dois aspectos que não gosto, posição de dirigir e espaço no banco de trás muito ruim. A caçamba é pequena mas dá pra fazer soluções ótimas.
Toyota SW4 3.0
- um carrão, confortável, motor bom, manutenção bem razoável como a pick-up, mais dificil de achar em bom estado e ano 2001/2002 são poucas nessa faixa de preço. Espaço no banco de trás muito bom, seguro caro. Assim como a pick-up não gosto da posição de dirigir, principalmente em trilhas.
L-200 Savana 2004/2005
- bem resistente, anda bem na estrada, manutenção simples e descomplicada como as Hilux mas vale a mesma coisa que a pick-up toyota, posição de dirigir ruim e espaço no banco de tras sofrível. Ja vem com bastante equipamentos e muito bem montada para segurar o tranco, pneus adequados, amortecedores e um reforço de chassi excelente. A gente tem uma 2004 e se sai muito bem nas expedições, na Amazonia sofreu um pouco.
L-200 GLS HPE
- uma caminhonete e tanto, confortável, anda bem e segue a mesma linha da Savana embora seja mais sensível a trancos mais pesados. Nessa linha a eletronica é reduzida o que corre menos risco de dar problemas, eu não compraria a Sport HPE por conta disso.
Toyota Bandeirante (ultimos modelos, 1999 a 2001)
- tanto o jipe longo ou as cabine dupla são difíceis de achar mas é o veiculo mais resistente nessa linha, manutenção barata e pouca e com algumas melhorias fica um excelente veiculo. O jipe curto acho pequeno para viagens longas. O conforto fica um pouco a desejar, mas a posição de dirigir eu acho excelente. Esse carro precisa gostar e ser mais despojado no quesito conforto, com ar-condicionado melhora bem, em compensação voce vai pra Amazonia, pra Patagonia ou para um trilha pesada e o que carro permanece inteiro.
Troller T4
- um jipe e tanto, muito guerreiro, forte, resistente e que anda pra caramba na estrada. Para meu uso é pequeno mas sempre tem Troller viajando com a gente e vai super bem, a manutenção com motor 2.8 é boa e fácil de achar peças no mercado paralelo. Esse carro é questão de gosto e ver espaço interno pois no banco traseiro esquece. Não me agrada a posição de dirigir assim como as toyota hilux e L-200.
Defender 110 1999/2000
- nessa faixa de preço a Land Rover seria uma boa opção, dai é questão de gosto como usar a Bandeirante, ambos são mais pra jipe que pra carro, mas é resistente, aguenta mesmo o tranco, a manutenção é pouca mais algumas coisas são caras. Qto mais nova vc achar nessa faixa de ano melhor, menos rodada e etc. Opnião muito pessoal pra mim seria essa a melhor opção, embora seja dificil de achar e precisa ter alguem de confiança que conheça o carro pra mexer. Vale a mesma coisa pra D90 mas eu acho pequena pra longas viagens.
Bom, devo ter esquecido de algum mas fica ai minha contribuição.
Abraço e qq coisa é só falar.
Marcelo Fuzinato
GAIA Expedições www.gaiaexpedicoes.com
11a. Expedição GAIA - Puna de Atacama - Janeiro 2007