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  • #1
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    MWM 2.8 sprint temperatura de operação




    Desde que coloquei o MWM 2.8 sprint turbinado e interculado no meu ENGESA , vinha funcionando sem marcador de temperatura ,e sem conta giro .

    Ao colocar estes instrumentos FUNDAMENTAIS E NESCESSÁRIOS , verifiquei que a temperatura de funcionamento a 3.000 rpm em estradas com subidas constantes vai de 90ºC a 100ºC . Esta temperatura é da água .

    Comparando com os dados da MWM , a temperatura da água é de 80ºC a 87ºC .

    CONCLUSÃO : MINHA DÚVIDA É : estou usando o motor fora das especificações do fabricante . Logo o RADIADOR que estou usando é o original do ENGESA , que deve estar subdimensionado para este motor .

    PERGUNTO : li aqui no forum , não sei mais aonde , que usaram um RADIADOR de MB 1313 OU 1113 , gostaria de saber se é verdade e como foi feito para caber este RADIADOR no ENGESA , ou se alguem tem outra sugestão para me dar?

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Desde que coloquei o MWM 2.8 sprint turbinado e interculado no meu ENGESA , vinha funcionando sem marcador de temperatura ,e sem conta giro .

    Ao colocar estes instrumentos FUNDAMENTAIS E NESCESSÁRIOS , verifiquei que a temperatura de funcionamento a 3.000 rpm em estradas com subidas constantes vai de 90ºC a 100ºC . Esta temperatura é da água .

    Comparando com os dados da MWM , a temperatura da água é de 80ºC a 87ºC .

    CONCLUSÃO : MINHA DÚVIDA É : estou usando o motor fora das especificações do fabricante . Logo o RADIADOR que estou usando é o original do ENGESA , que deve estar subdimensionado para este motor .

    PERGUNTO : li aqui no forum , não sei mais aonde , que usaram um RADIADOR de MB 1313 OU 1113 , gostaria de saber se é verdade e como foi feito para caber este RADIADOR no ENGESA , ou se alguem tem outra sugestão para me dar?
    Fala Guilherme

    Você utiliza aditivo na água?? Caso não verifique as válvulas termostáticas? E o estado do radiador, talvez varetando o mesmo já resolva.

    São 02 válvulas em um único flange, pode ser que uma delas esteja com problemas.

    No meu carro estou utilizando o radiador da S-10 e o aditivo da MWM e o bicho não esquenta nunca, está sempre dentro dos parâmetros.

    Se precisar de ajuda é so falar.

    rgds
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  • #3
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    MARCELO

    Não colquei ainda o aditivo ,pq tinha um pequeno vazamento de água que custei a descobrir , mas já descobri e reparei , era uma moeda daquela que tem no bloco do motor , vazava pouco só qdo tinha pressão no circuito , e não pingava qdo frio e/ou parado .

    Já varetei o radiador , falta verificar então as válvulas e colocar o aditivo, OBRIGADO PELAS DICAS .

    Mais uma pergunta : o radiador da S-10 deu no ENGESA?Na largura? Fez adaptação? Usou reservatório de espansão?

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Guilherme

    Deveria ter te informado antes, o meu esta num JPX.

    O seu está com o ventilador do motor original? veja se o acoplamento viscoso está acionando 100%, no meu caso estou com as 02 ventuinhas elétricas do JPX funcinando em seu lugar, mas quando o carro está em movimento elas nem precisam armar, pois só o radiador já da conta do recado.

    Outra coisa vá a uma loja que trabalhe com radiadores e confira se o marcador está funcionando 100% (geralmente eles tem um equipamento aferido para essa finalidade).

    Por ultimo retire a flange das válvulas que fica próximo ao filtro de óleo lubrificante e teste a abertura das mesmas, (pode ser colocando em uma panela com agua no fogo e verificando a temperatura x abertura)veja as informações abaixo;

    Temperatura de abertura inicial das válvulas de 77 – 81°C

    Temperatura de abertura total de 92 – 96°C

    Curso mínimo de 8mm

    Espero ter ajudado.

    rgds
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  • #5
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    Marcelo

    Ele está com o ventilador original , sem ventuinha elétrica .

    As dicas ajudaram e muito , grato , valeu .


    Abração , um dia ainda a gente se encontra ainda , estamos bem perto um do outro .
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Sempre a sua disposição!!!

    []'s Marcelo
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  • #7
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    Adaptador Cebolão abertura 90º

    -t_no_lugar.jpg segue imagem do adaptador Cebolão com abertura de 90º, este cebolão é para sistema simples, se for instalar com ar condicionado que é o meu caso vou usar um cebolão de 3 fios.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por ademir76@gmail.com Ver Post
    -t_no_lugar.jpg segue imagem do adaptador Cebolão com abertura de 90º, este cebolão é para sistema simples, se for instalar com ar condicionado que é o meu caso vou usar um cebolão de 3 fios.
    ADEMIR


    Tenho um motor MWM 2.8 adaptado num jipe ENGESA e tive problemas de superaquecimento deste motor qdo o giro passava dos 3000rpm , só consegui resolver o problema o dia em que adaptei um radiador do ômega 4.1 com ar , e a ventoinha fiz uma adaptação elétrica na qual ela funciona com o cebolão e se por um acaso ela não funcionar e esquentar o motor , ligo a ventoinha num botão no painel do jipe manualmente , fácil de fazer , qualquer eletricista sabe fazer este esquema elétrico .

  • #9
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    Isso bem simples

  • #10
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    Tenho um 2.8 em minha cherokee sport, trabalha na faixa de 90º graus, em subida ou quando vc da pé sobe mesmo, melhorou quando troquei o radiador, coloquei um novo da propria cherokee, por problema de espaço, uso duas ventoinhas eletricas, e mais uma auxiliar ( no caso de pane com acionamento manual), mais a temperatura de trabalho do motor continua em 90º
    Alcides Arantes Poderoso tropeço cj5 63 4cc 3.0l e-locker MTR KEVLAR /
    CHEROKEE XJ 98 MWM SPRINT 2.8 TURBO LIFT MXV 3" OFF SHOX ZHME 15000

  • #11
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    Também é uma opção colocar um radiador com mais vasos internos ou colmeias como preferir, melhora bem o arrefecimento, no meu motor 2.8 observo que em transito intenso ele fica discretamente quente, sobe pouca coisa o giro, acredito que ficasse proximo dos 800rpm, ai resolvi abaixar um pouquinho a lenta ficou muito bom acredito que esteja em 720 rpm ficou mais economico, e muito mais silencioso, mas tive problemas com a polia viscuosa, apresentou defeito, 1000 conto a troca, ainda bem que não ferveu...

  • #12
    Usuário Avatar de Guima-MS
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    Amigos , vou colocar um MWM 2.8 na minha dakota , queria tirar o ventoinha viscosa (que rouba uns pocotos) e instalar a ventoinha eletrica do PEUGEOUT 206\207 + Kit verao do tempra (assim como o amigo postou acima) .

    Posso fazer isso (no V6 pode fazer tranquilo que nao da problemas , tenho varios amigos rodando somente com a eletrica) .

    Obrigado !
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

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