Ou eu bebi ou tem algo errado nestas fórmulas. Vejamos
EXEMPLO DA REVISTA
V=100 Km/h
Diâmetro do Pneu=33"
Redução do diferencial=4,89
Relação de marcha usada= 1:1
Releção da caixa de transferência= 1:1
RPM DO MOTOR = 4979
Fazendo as contas de uma maneira inversa:
1) se estou a 100 km / h, obviamente em 60 minutos ando 100km, portanto, em 1 minuto ando 1.666 metros, certo??????
2) se o pneu tem 33" de diâmetro, posso dizer também que ele tem 0,8382m, certo?????? Portanto, como o cumprimento da roda é dado pela fórmula C=PI*D posso, seguramente afirmar, que em cada volta do pneu ele anda 2,6333 metros. Certo?????
3) portanto em um minuto, como já disse, ando 1666 metros. Ou seja, o pneu dá 632,73 (1666/2,6333) voltas por minuto, certo???????????
4) ora, se a única redução que existe é a do diferencial (visto que as outras são 1:1), logo o motor esta a 632,73 x 4,89 rpm. Ou seja, o motor está a 3.100 RPM
Fiz o cálculo como vc falou e confere. Na revista, porém eles consideram as medidas em polegadas e adotam um índice "336". Fazendo as contas como eles, seu jeep à 3.100 RPM estaria à 62 Km/h. Vc saberia me dizer o que é que muda com aquele índice, ou de onde ele saiu? O autor da matéria, pelo que sei é engenheiro mecânico e é funcionário da Mecedez Benz, aqui no Brasil. Será que ele errou?
Valeu Théo, é bom questionarmos o que se publica por aí, nem tudo é verídico. Me questionaram também à respeito do Molykote, outra matéria da 4x4 & Cia que postei aqui. Essa também vou pequisar mais à fundo.
O coeficiente 336 a que se refere a fórmula é o resultado de uma série de transformações de medidas. Acho que aí está o erro na fórmula da revista...
De uma maneira bem simples, podemos escrever:
Velocidade = RPM x GEAR_RATIO x ( pi x Diâmetro do pneu).
ou seja, o número de voltas do motor vezes a redução total (caixa/T_case/Diferencial). Esta primeir multiplicação me dá o número de voltas que deu o pneu em 1 MINUTO!!!!!! Preciso, então, descobrir quanto cada pneu anda em 1 volta: C= PI * Diâmetro do Pneu.
Como RPM é como o nome já diz, por MINUTO e GEAR_RATIO é adimensional, a velocidade neste caso seria expressa em Metros por minuto se entrasse na fórmula com Diâmetro também em Metros. Se entrasse em polegadas, obviamente, a velocidade seria dada em polegadas/minuto.
Vamos a um exemplo prático:
Um carro, equipado com pneu de 33" de diâmetro, está a 3100 giros, usando a 4a. marcha (1:1), caixa de transferência em High (geralmente 1:1 - o exemplo do bill, high em 1,63:1 é um exagero mesmo... ) e este carro possui relação de diferencial de 1:4,89. Qual a velocidade??????
GEAR_RATIO neste nosso caso é a soma (multiplicação) de todas as reduções, seria então:
GR=1 x 1 x 1 = 1/4,89 = 0,2045
- - -
1 1 4,89
RPM=3100
Comprimento do pneu = pi x 33" = pi x 0,8382m = 2,6319 metros
Ou seja, em uma volta completa do pneu, ele anda 2,6319metro.
Velo = 3100 x 0,2045 x 2,6319
Ou seja Velocidade = 1669 metros por minuto
como 1 metro é 0,001 km tenho V= 1,669 km por minuto
como 1 hora tem 60 mintuos tenho V= 1,669 x 60 = 100 KM /H
Fácil, não???????
Se o mesmo carro tivesse em 1a. marcha (3,7:1) e em reduzida (2,7:1)
teria
GR = 1 x 1 x 1 = 0,0205 e a velocidade=3100 x 0,0205 x 2,6319
- - -
3,7 2,7 4,89
logo V= 167 metros por minuto ou 10 km/hora!!!!!!!
Portanto a fórmula é bem simples V= RPM x GR x PI x D
só tomem cuidado com as unidades, ok???
O coeficiente 336 a que se refere a fórmula é o resultado de uma série de transformações de medidas. Acho que aí está o erro na fórmula da revista...
O erro na revista de deve ao fato que ele usou km/h ao inve´s do correto milhas por hora (MPH).
Postado originalmente por Théo Augusto
.........usando a 4a. marcha (1:1), caixa de transferência em High (geralmente 1:1 - o exemplo do bill, high em 1,63:1 é um exagero mesmo... ) e este carro possui relação de diferencial de 1:4,89. Qual a velocidade??????
So falei da relação em "high" para não assustar vocês com os números da reduzida..... :P
RPM = (336/Tire Diameter) x MPH x Gear ratio
3500 = (336/34.8 ) x MPH x (3.652 x 4.87 x 4.88 )
MPH = 4.2 = 7.0 km / hr
Sim, é isso mesmo. Em reduzida e na primeira marcha, o meu jipe anda 7 km por hora @ 3500 RPM.........
Alias, poucos se preocupem com isso, mas esse cálculo (o tal chamado "crawl ratio") de máxima reduzida é também muito importante, particularmente para os que gostam de fazer trilhas em pedra ou erosões ou em lugares que exige bastante freio motor.
A mais reduzida que tenha, o mais controle que você terá.....