Como calcular a velocidade real de qualquer carro....
Citação:
Postado originalmente por
fontana
teste.....não sei se consegui anexar.......
Galera, MHO isso só serve como curiosidade. Não para medir a velocidade de um veículo.
Se você não tem um velocímetro (obrigatório) pra que vai ter um conta-giros (útil)?
Os velocímetros (todos eles) que equipam os nossos carros apresentam erros grosseiros, não só pelas variantes (pressão, desgaste, arrasto) como pelo sistema intrínseco (aí, alguém vai comentar sobre precisão dos velocímetros/odômetros digitais... mesma eca).
Na verdade não há instrumento que não dê erro (aí se incluem os conta-giros). Até os radares da polícia são falhos por não levarem em conta certas variantes como: temperatura, umidade e refração do ar; "shape" da superfície refletora; etc.
Os cálculos matemáticos são precisos em si apenas. Na prática, para essa finalidade, não. Esqueçam as tabelas, giros e diâmetros de pneus.
É chato dizer isto, mas o que se faz na aula da faculdade com fórmulas e calculadoras, tem pouca aplicação na prática... pelo menos nestes casos.
Qualquer pequeno erro no tacômetro ou no diâmetro resultará em grandes erros na determinação da velocidade.
Porquê?!... Porque estaremos partindo de grandezas menores para apreciação de grandezas bem maiores.
Levem o carro para a estrada e, num trecho reto, procurem manter uma velocidade constante (aí velocímetro/conta-giros funciona) e quando passarem por um marco de quilometragem acionem o cronômetro. Passem vários marcos e travem o cronômetro. Pronto, é só calcular e aplicar a correção ao instrumento. Façam várias verificações em velocidades diferentes. Mesmo que a distância entre um ou outro marco não esteja tão correta, este erro é bem menor que aquele dos instrumentos ou, pior ainda, dos cáculos.
Ah!... Aquela roda de bicicleta, posicionada atrás do veículo (usada nos testes da 4 rodas) funciona sim. O princípio é o mesmo dos marcos da estrada.