Amigo ... a idéia é mais ou menos essa ... vc esta no caminho certo.
Em tempo:
EU no seu lugar primeiro faria essa pesquisa pelo número do chassi para tentar achar o dono anterior da F, isso lhe trará grande economia porque não vai ter necessidade da compra de outro chassi com documento, lembrado que geralmente esses documentos estão atrasados a varios anos e vais ter uma pá de débitos em aberto para quitar, e quem sabe o dono dos mesmos tbm esteja "sumido", ai vc voltará para estaca zero.
Quanto a tal Vistoria, que eu saiba ela só é tão rigorosa nos casos de encaminhamento via Detran para perícia. Pelo menos aqui em SC é vistoria para transferencia ou segunda via do recibo é básica (chassi/motor/parte elétrica/pneus/extintor/cintos/estado geral do carro). Somente se teu carro apresentar indicios de adulteração é que o Detran manda ele pra uma perícia e aí sim vem os procedimentos que vc citou.
Favor verificar esse detalhe com um despachante, eu falo do trâmite aqui no meu Estado (SC), mas penso que em Sampa o procedimento seja o mesmo.
Foi por isso que falei pra vc ver outrar gravações de chassi em outros Jeeps e Fs, para ter um parâmetro. Mas pode ter certeza que é tudo meio torto mesmo.
Importante é não parecer coisa recente.
Os números das Fs estão sempre na longarina da roda dianteira direita, bem atráz do pneu, se vc marcar em outro lugar vai dar chance dos vistoriadores desconfiarem, ai eles podem mandar a F pra perícia e ai sim vem o procedimento que vc citou e eles vão rerificar que teve "cabrito".
Espero ter ajudado.
Vou acompanhar esse tópico, qualquer coisa eu tendo ajudar.
Abraço...ENIO