x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 18

Hybrid View

  • #1

    Controlador de temperatura para guincho elétrico




    Pessoal como estou colocando um guincho elétrico no meu Jeep, e depois de pesquisar muito imaginei se seria possivel adaptar algum tipo de termostato no motor elétrico do guincho onde assim como um cebolão de temperatura de água ele cortasse a corrente que vai para o controle do guincho. Não para a alimentação dele, devido a alta amperagem, mas sim o cabo que liga o controle.

    penso em algo que ficasse preso do lado de fora do motor por onde passaria um fio que alimenta o controle e a partir daí quando atingisse certa temperatura ele bloquearia o contato?

    Viajei na maionese?
    Será que existe algo assim!?
    Alguém tá tentou fazer algo parecido?

    Abraços
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Alguns motores de guinchos ja adotam algum tipo de protecao (acho que guinchos com motor bosch).
    O tipo de protecao frequentemente adotado consiste na montagem de termistores ou mini-termostatos junto as cabecas de bobina do estator (enrolamento da carcaca) ou ainda proxima as ranhuras.
    A temperatura na carcaca do motor nao eh a mesma a qual o enrolamento esta submetido. A carcaca dissipa calor e esta sujeita a inercia/condutibilidade termica (meio de propagacao do calor). Sendo assim, o melhor eh ter sensores la dentro e isso implica em abrir o motor.
    Dica: estes sensores podem ser obtidos junto a lojas de equipamentos eletronicos e boas rebobinadoras de motores.

    Sds.
    4X4 Brasil
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Entendi Alessandro, mas então qual o motivo para termos tanto cuidado ao operar o guincho para que ele não esquente demasiadamente?
    Não entendo muito de motores elétricos mas acho que os Work, assim como os Warn que utilizam motores Bosch sempre possuem essa preocupação.

    abraços
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    O objetivo principal eh evitar danos ao motor eletrico em virtude do calor.
    A sua preocupacao esta correta.
    A protecao contra sobre-aquecimento eh opcional para alguns motores eletricos (nao estou falando de guinchos), sendo que alguns fabricantes disponibilizam e outros nao.
    Especificamente para guinchos, existem modelos com protecao e outros sem. O negocio eh questionar o vendedor ou buscar informacoes junto ao fabricante.

    Sds.
    4X4 Brasil
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #5
    Os guincho que costumam ter a proteção de calor por sensor são os que não usam mais solenoides.
    Com solenoides pode-se ter solenoides que não fecham mais o contato em alta temperatura ou mesmo queimam. É uma forma idireta de proteção termica do motor.
    Quanto tiraram os solenoides precisaram incluir um sensor para fazer tal proteção. E tem varios guinchos e motores eletricos assim não sendo somente a Bosch (se é que ela tem isso).
    Por isso que o HDW 9000 G se destaca no mercado, como consomen menos energia esquenta menos, assim menor posibilidade de problemas de superaquecimento do motor eletrico.
    A receita normalmente é simple, coloque sua mão sem luva no motor eletrico, se não conseguir ficar com ela lá espere um bom tempo para o guincho esfriar, já que esta ainda mais quente internamente.

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Com solenoides pode-se ter solenoides que não fecham mais o contato em alta temperatura ou mesmo queimam. É uma forma idireta de proteção termica do motor.
    Detalha melhor como funciona este controle indireto.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade