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  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Gancho G bola Ensimec




    Pessoal

    Essa semana instalei o gancho G bola que comprei do Leovalle há quase um ano e pintou 2 problemas.
    1) como tenho o suporte de estepe da Keko que fica bem acima do gancho, o fecho deste não pode ser aberto totalmente .
    2) Tentei encaixar 2 "munhecas" na bola do gancho e não entrou, a bola parece maior que as comuns ...a única "munheca" que serviu foi de um Towbar da Keko .
    Dei uma olhada no site da Ensimec e acho que não tem como trocar a bola por uma menor.....
    Nunca imaginei que tivesse 2 tipos de tamanho....
    No mais o troço é muito forte e bem acabado

    Criei esse tópico mais para informação de todos, para não terem surpresas

    []s
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira
    Pessoal

    Essa semana instalei o gancho G bola que comprei do Leovalle há quase um ano e pintou 2 problemas.
    1) como tenho o suporte de estepe da Keko que fica bem acima do gancho, o fecho deste não pode ser aberto totalmente .
    2) Tentei encaixar 2 "munhecas" na bola do gancho e não entrou, a bola parece maior que as comuns ...a única "munheca" que serviu foi de um Towbar da Keko
    Cara eu tenho no CJ esse GBola da Ensimec, já testei em vários modelos de munheca e encaixou em todas...

    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira
    Dei uma olhada no site da Ensimec e acho que não tem como trocar a bola por uma menor.....
    Nunca imaginei que tivesse 2 tipos de tamanho....
    Parece que o G é unificado com a bola...não tem como remover.
    Se não me engano essas bolas de engate seguem 3 medidas diferentes.

    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira
    No mais o troço é muito forte e bem acabado
    Pode crer, já puxei muito jeep, carroça e outros bagulhos pesados e a parada ta lá firme e forte.

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    Cara eu tenho no CJ esse GBola da Ensimec, já testei em vários modelos de munheca e encaixou em todas...


    Se não me engano essas bolas de engate seguem 3 medidas diferentes.
    Será que a minha bola é maior

    Mas sério, não entrou em 2 munhecas das comuns aqui nem com vaselina, uma está na carreta do meu barco e outra do towbar do meu meca. Só serviu aquela que vem no towbar da Keko.

    3 medidas diferentes é ????....já achei 2 demais...

    um abração
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  • #4
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    pois é cara, a diferença é de milímetros, mas realmente algumas não encaixam...

  • #5

    Talking

    Realmente pessoal

    Existe uma m... de variações de medidas que infelizmente tinham que provocar mas cedo ou mais tarde alguma complicação para um cliente. Peço descuplas pelo inconviente.

    O fato da bola ser de 50 mm reside no seguinte. Internationalmente falando, a medida 50mm é a adotada universalmente. Pesquisando alguns fabricantes de carretas e reboques, todos são unanimes ao afirmarem que a medida da bola 50 mm é a predominante e por sinal a mais robusta.

    Bom, a conclusão foi a segunte: como estava desenvolvendo um produto generoso em resistência e dimensão, obtamos obviamente pelo mais forte de mais frequente utilizado, unindo ao fato de que é adequando, caso seja exportado.

    Quanto a esfera ser fixa, o seguinte: analisamos o porque a bola é parafusada e o que isso tas consigo. A conclusão foi que ela é parafusada por gastar e para poder ser substituida. Mas porque gasta???? Porque o cromo depositado nas bolas que verificamos apenas é decorativo e desta maneira descasca com facilidade ao sofrer atrito com a munheca. Ai tem mais um detalhe. Se voce não tiver como apertar a porca gigante que tem na bola, ela acaba trabalhando no suporte, provocando desgaste tambem no pino e o tem risco de entortar, talves até de quebrar.
    Por isso optamos por engastar uma bola a quente, pina-lo e revestir a esfera com uma camada de cromo duro com polimento posterior. Cromo duro é uma camada mais espessa, processo muito utilizado para revestir hastes de pistões hidraulicos que trabalham em ambientes agressívos como carregadeiras, por exemplo.

    Acredito que quem tem um Gancho G-Bola da Ensimec tem um exelente ponto de reboque, que é muito durável e robusto. Quanto aos inconvinientes, malditos fabricantes que não seguem normas técnicas, só pra fazer um produto $1,00 mais barato

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Franco

    Entendi bem então a causa da diferença no diâmetro da bola , então agora pensei o seguinte:
    Se a camada de cromo duro é grossa, será que se eu der uma lixada no diametro horizontal da bola com uma lixa, como quem usa um pano pra engraxar sapato, essa camada sairá toda . Acredito que isso resolva, pois no olhometro um leve desgaste resolve o problema , e de repente nem retire toda camada de cromo. Caso a camada de cromo saia toda ou fique muito fina o único risco é oxidação

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  • #7

    Wink

    Camada grossa é modo de dizer, as camadas em questão não passam de 0,2mm. Cromo decorativo muitas vezes não chega a ter 0,05 mm de espessura e ainda usa uma camada de cobre para deixar o fundo lizo para que dé polimento mais facil. E é bem por isso que cromo decorativo descasca com facilidade. O cromo duro é depositado diretamente sobre o aço e em camadas de 0,2 - 0,3mm, acima disso é antieconômico e desnecessário, poruqe o Cromo é extremamente caro e 0,1 mm de espessura ja é suficinete para ser impermeável e provocar uma capa dura a base.

    Agora lixar a bola???? Pode tentar,mas acho que vai gastar bastante lixa antes de tirar 0,01mm, o Cromo tem dureza elevadissima e por isso é muito dificil gastá-lo. Bom afinal, por isso é que se aplica o cromo.

    Solução talvez seria dar uma alargada de leve das munhecas, ja que é tão pouco. Com certeza será mais facil e menos prejudicial ja que o interior da munheca não é visível e não precisa brilhar.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Franco
    Solução talvez seria dar uma alargada de leve das munhecas, ja que é tão pouco. Com certeza será mais facil e menos prejudicial ja que o interior da munheca não é visível e não precisa brilhar.
    Franco

    Já tinha pensado nisso, acho que tu tens razão, afinal, mais vale alargar o buraco do que estragar a bola

    um abração
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  • #9
    Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira
    Franco

    Já tinha pensado nisso, acho que tu tens razão, afinal, mais vale alargar o buraco do que estragar a bola

    um abração
    Tinha que ser um comentário de gaúcho.

    sem abraços
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #10
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    Citação Postado originalmente por leovalle
    Tinha que ser um comentário de gaúcho.

    sem abraços

    Como foi de ti que comprei já sei qual buraco arrombar , pra tu aprende a não vender estes troço fora das especificações .


    []s gaudérios por tras
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