Lendo diversos relatos sobre problemas relacionados à eletrônica, a exemplo do Troller 3.2 TGV que entra inesperadamente em modo de segurança e nova Ranger em que tudo é interligado (se der problema no air-bag o motor não funciona...) chego à conclusão de que está na hora das empresas especializadas em injeção (Pandoo, Fueltech...) lançarem um módulo alternativo de injeção diesel, a exemplo do que fazem para motores à gasolina.
Um módulo programável possibilitaria fazer qualquer motor eletrônico funcionar satisfatoriamente somente utilizando os bicos originais e alguns sensores essenciais (rotação, pms e posição do acelerador), possibilitando jogar um monte de parafernália inútil no lixo e, ainda, desvincular o funcionamento de air-bags, catalizadores e outras coisas inúteis para o off-road.
Hoje quem constroi um protótipo, gaiola, ou adapta um motor, tem que manter o chicote elétrico e às vezes até o painel original para fazer o motor funcionar.
Sendo programável dá a possibilidade de aumentar a potência, melhorar curva de torque e, eventualmente configurar para passar em inspeção veicular.
Esses sistemas complexos das fábricas são muito bons para veículos novos, mas um dia esses jipes e pickups vão ficar velhos, problemáticos e depreciados o suficiente para serem utilizados em off-road pesado e provavelmente a melhor solução será a substituição da eletrônica original por algo mais simples, confiável e até mais barato do que recuperar o original.
Quando criarem solução semelhante para gerenciar câmbio automático, as muitas pickups e SUVs semi-novos capotadas que estão nos ferro-velhos terão seu powertraim útil para adaptação e repotenciamente de jipes antigos, a exemplo do que acontecia há alguns anos atrás.
Alô mercado, olha a oportunidade aí... Quem se habilita????