Pergunto, pois imagino que estes cabos não sejam muito diferentes dos cabos nauticos. Cabos de Kevlar, technora, Spectra e etc...
Versão Imprimível
Pergunto, pois imagino que estes cabos não sejam muito diferentes dos cabos nauticos. Cabos de Kevlar, technora, Spectra e etc...
Diferentes??? Sabe qtos tipos de cabo sintético existem?? Sabe da quantidade de materiais e tipos de entrelaçamento podem ser feitos? Sabe qtos tipos de material podem ser usados para aumentar a resistência à abrasão? Sabe a resistência de um cabo desse?
São muitas variáveis. Estamos desenvolvendo esse cabo há mais de 6 meses. Os primeiros testes já foram feitos, com resultados excelentes. Só falta definir o tipo de material para aumentarmos a resistência à abrasão.
[]´s
Falando em Kevlar que o pessoal tanto fala e acha que é bom; na realidade é um dos mais ultrapasados.
Eu não estou falando em kevlar.
[]´s
Não falei que voce estava né.Citação:
Postado originalmente por equipeminas4x4
Mas muitos tem que o kevlar é um material de ponta quando não é mais faz tempo.
Conheço uma infinidade deles, só no catálogo da New England que tenho aqui no escritório existem uns 50 modelos !Citação:
Postado originalmente por equipeminas4x4
No entanto não se engane, em embarcações existem as mais inusitadas situações : abrasivas, atrito, tração, torção, temperaturas extremas, ruptura, compressão, amolgamento, cortante e etc... Assim como as de alpinismo. Cabos 100 %, com capa, PBA e etc...
No entanto pelo visto vc está montando uma fábrica Nacional, portanto parabéns pela iniciativa !!
Boa sorte,
Laserman,
Pode acreditar, pesquisei pra K7 os tipos de cabo existentes. Ainda não existia no Brasil até então, a tecnologia usada pelas americanos na fabricação de cabos sintéticos. Vc acha no Brasil cabos que suportam 5 MIL kg, só que tem 50mm de diâmetro.
[]´s
Marcel, fala mais desse cabo, vc já as especificações do diâmetro final, resistência, alongamento, fator de segurança ...
Curti esse negócio do cabo-não-de-aço tupiniquim...
qdo tiver novidades poste aí Marcel...
abraços
José e Otávio,
Estes são os dados do 1º teste:
Descrição do cabo: Cabo Ø9mm
Resultados dos Testes
Cabo COM resina:
Força Média = 6076 kgf
Força Mínima= 5761 kgf
Essa é a carga real de ruptura, obtida em provas na 1ª amostra. A resina, é o que chamamos de "coating" do cabo. Ela influencia muito nos resultados, por isso ainda não divulgarei as especificações finais do cabo. Esse é o único desenvolvimento que ainda falta terminar. O objetivo é utilizar esse cabo de 9mm para os guinchos até 9000lb e desenvolver outro cabo para o guincho de 12.000 lb.
Em anexo segue tabela do cabo da amsteel, que é o cabo americano. Reparem que o cabo 5/16" (8mm) que é o cabo mais próximo e que o Bill usava no Spider, tem valor médio de 6214kg e mínimo de 5593kg.
[]´s
ok.. interesante... tudo bem que tenho um cabo no meu guincho que ainda nem usei... zerado! hehe
agora uma pergunta.. .como fica no caso de água, barro e etc.. ele precisa de um cuidado maior que o de aço certo? se ele ficar molhado por muito tempo(no carretel) pode apodrecer ou sei lá o q?
essa resina que vc mencionou... é algo que com o tempo se perde????
logo logo estaremos exportando tecnologias off-road se continuarmos assim.
Parabéns a todos que de um jeito ou de outro contribuem pra isso!!!
To curtindo!!
Otávio,
O maior cuidado que vc precisa ter é no uso, com superfícies conrtantes ou abrasivas, o resto é igual o cabo de aço, com a vantagem de peso, facilidade de manuseio e o mais importante, A SEGURANÇA. A maioria das pessoas só pensa nisso qd o cabo arrancou um pedaço de alguém.
[]´s