Powered by vBulletin

Upgrade de cabo de aço para fibra

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/08/2006, 21:53
    laserman
    Pergunto, pois imagino que estes cabos não sejam muito diferentes dos cabos nauticos. Cabos de Kevlar, technora, Spectra e etc...
  • 08/08/2006, 09:23
    equipeminas4x4
    Diferentes??? Sabe qtos tipos de cabo sintético existem?? Sabe da quantidade de materiais e tipos de entrelaçamento podem ser feitos? Sabe qtos tipos de material podem ser usados para aumentar a resistência à abrasão? Sabe a resistência de um cabo desse?

São muitas variáveis. Estamos desenvolvendo esse cabo há mais de 6 meses. Os primeiros testes já foram feitos, com resultados excelentes. Só falta definir o tipo de material para aumentarmos a resistência à abrasão.

[]´s
  • 08/08/2006, 10:42
    Wallace
    Falando em Kevlar que o pessoal tanto fala e acha que é bom; na realidade é um dos mais ultrapasados.
  • 08/08/2006, 11:09
    equipeminas4x4
    Eu não estou falando em kevlar.

[]´s
  • 08/08/2006, 11:25
    Wallace
    Citação:

Postado originalmente por equipeminas4x4
    Eu não estou falando em kevlar.

[]´s

Não falei que voce estava né.
    Mas muitos tem que o kevlar é um material de ponta quando não é mais faz tempo.
  • 08/08/2006, 23:37
    laserman
    Citação:

Postado originalmente por equipeminas4x4
    Diferentes??? Sabe qtos tipos de cabo sintético existem?? Sabe da quantidade de materiais e tipos de entrelaçamento podem ser feitos? Sabe qtos tipos de material podem ser usados para aumentar a resistência à abrasão? Sabe a resistência de um cabo desse?

São muitas variáveis. Estamos desenvolvendo esse cabo há mais de 6 meses. Os primeiros testes já foram feitos, com resultados excelentes. Só falta definir o tipo de material para aumentarmos a resistência à abrasão.

[]´s

Conheço uma infinidade deles, só no catálogo da New England que tenho aqui no escritório existem uns 50 modelos !
    No entanto não se engane, em embarcações existem as mais inusitadas situações : abrasivas, atrito, tração, torção, temperaturas extremas, ruptura, compressão, amolgamento, cortante e etc... Assim como as de alpinismo. Cabos 100 %, com capa, PBA e etc...
    No entanto pelo visto vc está montando uma fábrica Nacional, portanto parabéns pela iniciativa !!

Boa sorte,
  • 09/08/2006, 09:05
    equipeminas4x4
    Laserman,

Pode acreditar, pesquisei pra K7 os tipos de cabo existentes. Ainda não existia no Brasil até então, a tecnologia usada pelas americanos na fabricação de cabos sintéticos. Vc acha no Brasil cabos que suportam 5 MIL kg, só que tem 50mm de diâmetro.

[]´s
  • 09/08/2006, 15:40
    José Augusto
    Marcel, fala mais desse cabo, vc já as especificações do diâmetro final, resistência, alongamento, fator de segurança ...
  • 09/08/2006, 17:17
    tavio_g
    Curti esse negócio do cabo-não-de-aço tupiniquim...
    qdo tiver novidades poste aí Marcel...

abraços
  • 11/08/2006, 12:48
    equipeminas4x4
    2 Anexo(s)
    José e Otávio,

Estes são os dados do 1º teste:

Descrição do cabo: Cabo Ø9mm

Resultados dos Testes

Cabo COM resina:

Força Média = 6076 kgf
    Força Mínima= 5761 kgf

Essa é a carga real de ruptura, obtida em provas na 1ª amostra. A resina, é o que chamamos de "coating" do cabo. Ela influencia muito nos resultados, por isso ainda não divulgarei as especificações finais do cabo. Esse é o único desenvolvimento que ainda falta terminar. O objetivo é utilizar esse cabo de 9mm para os guinchos até 9000lb e desenvolver outro cabo para o guincho de 12.000 lb.

Em anexo segue tabela do cabo da amsteel, que é o cabo americano. Reparem que o cabo 5/16" (8mm) que é o cabo mais próximo e que o Bill usava no Spider, tem valor médio de 6214kg e mínimo de 5593kg.

[]´s
  • 11/08/2006, 14:01
    tavio_g
    ok.. interesante... tudo bem que tenho um cabo no meu guincho que ainda nem usei... zerado! hehe
    agora uma pergunta.. .como fica no caso de água, barro e etc.. ele precisa de um cuidado maior que o de aço certo? se ele ficar molhado por muito tempo(no carretel) pode apodrecer ou sei lá o q?
    essa resina que vc mencionou... é algo que com o tempo se perde????

logo logo estaremos exportando tecnologias off-road se continuarmos assim.
    Parabéns a todos que de um jeito ou de outro contribuem pra isso!!!

To curtindo!!
  • 11/08/2006, 14:25
    equipeminas4x4
    Otávio,

O maior cuidado que vc precisa ter é no uso, com superfícies conrtantes ou abrasivas, o resto é igual o cabo de aço, com a vantagem de peso, facilidade de manuseio e o mais importante, A SEGURANÇA. A maioria das pessoas só pensa nisso qd o cabo arrancou um pedaço de alguém.

[]´s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:46.